Autor Tópico: Servidor SAMBA para pen-drives em uma rede Windows  (Lida 5376 vezes)

Offline allancarlosvr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Servidor SAMBA para pen-drives em uma rede Windows
« Online: 30 de Abril de 2009, 09:01 »
Olá a todos,

Estou usando o DSL 4.4.10 em uma estação de minha rede e preciso que ela seja um "servidor de pen-drives", ou seja, os pen-drives que chegarem na minha rede serão espetados nesta estação e acessados por mapeamento de rede nas outras estações que usam Windows, vale ressaltar também que a minha Rede tem um Domínio, controlada pelo Windows Server 2003.

Já bem sei que tenho que usar o samba para realizar o compartilhamento com o Windows, mas estou com dificuldades para configurar o "smb.conf". Resumindo:

1 - Preciso que ao espetar o pendrive na estação, o DSL reconheça e faça o "mount" automaticamente, bastando apenas eu abrir a pasta para acessar os arquivos.

2 - Necessito compartilhar os pendrives que estarão espetados nessa estação com outras estações de ambiente Windows no domínio que é controlado por um Windows Server.

3 - Seria necessário eu compartilhar as pastas: sda1, sdb1, sdc1... para o caso de mais de um pendrive simultaneo, ou eu poderia apenas compartilhar uma pasta raiz com essas pastas dentro dessa raiz, para que não fosse necessário mais de um compartilhamento.

Conto com a grata ajuda d vcs.

Allan.

Offline Homembom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Tudo se liga
    • Ver perfil
Re: Servidor SAMBA para pen-drives em uma rede Windows
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2011, 19:18 »
Estou com um problema semelhante ao do meu xará (meu nome é Alan) acima, sendo que, em vez de querer compartilhar pendrives, quero compartilhar um HD externo.

Para tentar obter sucesso, executei as seguintes etapas:

1 - alteração do arquivo /etc/samba/smb.conf:

Citar
[Alan-BD]
   comment = Programas do Alan (Banco de Dados)
   path = /media/AH/H1/D/Prog
   browseable = yes
   read only = yes
   guest ok = no

2 - alteração do arquivo /etc/fstab (acréscimo da seguinte linha):

Citar
/dev/sdb1       /media/AH       auto   rw,user,noauto  0       0

3 - criação de um usuário do sistema e configuração de sua senha no Samba:

Código: [Selecionar]
$ sudo su
# adduser teste
# smbpasswd -a teste

4 - reinicialização do Samba:

Código: [Selecionar]
# restart smbd
E, após tentar acessar o compartilhamento, aparece a seguinte mensagem:

Citar
Não foi possível montar a localização

Falha ao montar o compartilhamento Windows

Antes de alterar o arquivo fstab, tentei alterar as permissões do diretório pretendido para compartilhar, via chmod. Porém, apesar de nenhuma mensagem de erro ser exibida após a execução dos devidos comandos, não consigo realizar tal alteração.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor SAMBA para pen-drives em uma rede Windows
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2011, 00:16 »
Olá Homembom/Alex.

Algumas dúvidas sobre sua mensagem.

1. Cadê o resto da configuração do Samba?

2. Qual o formato em que esse HD está formatado?

3. Onde você está tentando usar esse compartilhamento, e como?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor SAMBA para pen-drives em uma rede Windows
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2011, 00:17 »
4. Qual versão do Ubuntu vc usa? Pq se for o DSL, que nem seu xará, o tópico está na sala errada...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D