Autor Tópico: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux  (Lida 70046 vezes)

Offline kelsonpi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #60 Online: 26 de MAR?O de 2011, 15:39 »
No meu caso, baixei o receitanet, dei a permissão e executei, mas aparece o erro:
Citar
Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
..............................The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)

Eu instalei os pacotes java que encontrei pelo synaptic, mas o problema continua

Edit: Achei uma solução:

Para resolver o problema da instalação do Receita Net, removam todos os pacotes openjdk e em seguida instalem o sun-java6-jre e o sun-java6-bin:

sudo apt-get remove openjdk-6-jre openjdk-6-jre-headless openjdk-6-jre-lib

sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin

conforme a orientação http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47110.msg277609.html#msg277609


O meu é 64 bitis. Já removi todos os pacotes openjdk-... Mas não consigo instalar os pacotes sun-java... Diz pacotes não encontrados. O que fazer?

$ sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-bin
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote sun-java6-jre não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

E: O pacote 'sun-java6-jre' não tem candidato para instalação
E: Impossível encontrar o pacote sun-java6-bin


Consegui resolver o problema!

A versão sun-java6 foi removido do Multiverso Ubuntu. Siga as recomendações de instalação:

$ sudo add-apt-repository ppa:sun-java-community-team/sun-java6

$ sudo apt-get update

$ apt-get install sun-java6-jdk sun-java6-jre

Mais informações acesse o link http://bit.ly/hQDucc

libonati

  • Visitante
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #61 Online: 26 de MAR?O de 2011, 17:20 »
Ative no synaptic
Sistema>Administração>Gerenciador de pacotes synaptic>Configuração>Repositórios>Apçicativos do ubuntu>Marque todos os campos "Disponíveis para baixar da internet" e no campo Baixar de coloque Servidor principal
Recarregue e instale os javas recomendados.

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #62 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:35 »
Olha: o programa em si da declaração foi instalado comsucesso e funcionou perfeitamente. Já o receitanet... Optei ppor baixar versão windows e rodar via wine
Minha declaração já foi! ;D
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Não consigo instalar o Receitanet.bin
« Resposta #63 Online: 29 de MAR?O de 2011, 20:55 »
Estava com dificuldade para instalar o programa para declaração de imposto de renda .bin consegui instalar com .deb, mas o Receitanet não consigo instalar .bin e não acho ele .deb.

Tem solução?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Receitanet.bin
« Resposta #64 Online: 29 de MAR?O de 2011, 21:01 »
Estava com dificuldade para instalar o programa para declaração de imposto de renda .bin consegui instalar com .deb, mas o Receitanet não consigo instalar .bin e não acho ele .deb.

Tem solução?

Unido ao topico sobre o tema

Offline uochinton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Receitanet 2011
« Resposta #65 Online: 05 de Abril de 2011, 21:02 »
Estranho, lá em casa eu consegui puxar os pacotes...

Faz assim então, tenta instalar o sun java baseado nesse tutorial aqui:
http://www.tiagohillebrandt.eti.br/blog/2010/03/instalando-o-sun-java-6-no-ubuntu-lucid-lynx/

Tá bem explicado e tal, depois posta se deu certo!

Boa sorte e abraço!

Valeu muito pela ajuda. Consegui seguindo suas dicas e o tuto do link citado para instalar o java. Pessoas assim ajudarão muito na evolução do linux.

Offline Jota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #66 Online: 10 de Abril de 2011, 19:57 »
Olha pessoal no site da Receita tem instruções que permitem instalar o receitanet sem problemas http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/ReceitaNet/PGDJAVA/RecnetLinux.htm

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.2 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. Recomendamos a utilização da JVM 1.5 para acesso a todas opções de assinatura digital de declarações.

2) Faça o download do Programa e Instale-o.

3) Para instalar o Receitanet Java é preciso utilizar a linha de comando. Abra o aplicativo "Terminal". Na janela do terminal, escreva "chmod +x " (sem as aspas e com um espaço em branco após o x). A seguir, com o mouse, arraste o arquivo do instalador do Receitanet Java para a janela do terminal. Selecione a janela do terminal e pressione a tecla "enter". Depois disso arraste o mesmo arquivo novamente para a janela do terminal, a selecione e pressione a tecla "enter" novamente. O instalador será iniciado.

Para mim funcionou perfeitamente

Offline Jota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
IRPF 2011 - Receitanet fácil
« Resposta #67 Online: 10 de Abril de 2011, 20:02 »
Pessoal tenho visto que muitos tem dificuldades em instalar o Receitanet, apesar de instalarem sem problemas o programa de declaração, pois a dica que deixo aqui é da própria receita federal http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/ReceitaNet/PGDJAVA/RecnetLinux.htm eu instalei sem problemas o programa e já enviei minha declaração.

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.2 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. Recomendamos a utilização da JVM 1.5 para acesso a todas opções de assinatura digital de declarações.

2) Faça o download do Programa e Instale-o.

3) Para instalar o Receitanet Java é preciso utilizar a linha de comando. Abra o aplicativo "Terminal". Na janela do terminal, escreva "chmod +x " (sem as aspas e com um espaço em branco após o x). A seguir, com o mouse, arraste o arquivo do instalador do Receitanet Java para a janela do terminal. Selecione a janela do terminal e pressione a tecla "enter". Depois disso arraste o mesmo arquivo novamente para a janela do terminal, a selecione e pressione a tecla "enter" novamente. O instalador será iniciado.

Boa sorte a todos e espero ter ajudado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: IRPF 2011 - Receitanet fácil
« Resposta #68 Online: 10 de Abril de 2011, 20:23 »
Unido ao topico sobre o tema

Offline novubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #69 Online: 11 de Abril de 2011, 10:11 »
Para mim não foi fácil, mas consegui.
Abri o terminal, digitei sudo e arrastei o arquivo .bin para dentro. Depois foi só botar a senha e ele instalou.
Para o receitanet tive que fazer a mesma coisa, mas o programa do irpf não abriu ele automaticamente. Tive que abrir o receitanet pelo terminal e selecionar as declarações para enviar.

Offline adilson4t

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Instalação da Declaração de IRRF 2011 e do Receitanet
« Resposta #70 Online: 14 de Abril de 2011, 14:50 »
Para instalação do IRRF 2011 acesse o site da receita e faça o download do programa da declaração (deb):

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/programas/IRPF/2011/PGDIRPF2011/Java/Linux/IRPF2011v1.0_all.deb

e do receitanet http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/programas/receitanet/Java/ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin

Feito faça a instalação do programa da declaração utilizando a Central de Programas Ubuntu (clique com o botão direito sobre o arquivo "IRPF2011v1.0_all.deb" e selecione " Central de Programas Ubuntu". Instale então o programa.

Para instalar o Receitanet clique sobre ele com o botão direito e selecione "Propriedades / Permissões", marque a opção "Permitir a execução do arquivo como um programa". ou então acesse o terminal "Aplicativos / Acessórios / Terminal" e execute o seguinte comando:

chmod +x /Downloads/ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin


após isso, para realizar a instalação sem erros execute os seguintes comandos:

digite: sudo su (dê um enter)
digite a senha
digite:
./ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.24/jre (dê um enter)
(verifique se a versão do seu Java é esta mesmo 24, caso seja diferente informe o número correto da pasta)


caso ocorra o erro "The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)"

execute o seguinte procedimento:

sudo apt-get remove --purge openjdk-
sudo apt-get update
sudo apt-get install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin sun-java6-jdk -y


Para verificar se a JVM foi instalada corretamente acesse: http://www.java.com/en/download/testjava.jsp

./ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.24/jre

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #71 Online: 14 de Abril de 2011, 18:40 »
Unido ao topico sobre o tema
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline brunojcm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [IRPF2011]: Dica para usuário GNU/Linux
« Resposta #72 Online: 19 de Abril de 2011, 00:51 »
Intalando receitanet

Problema

"The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)"

Causa

As criaturas da Receita Federal não conseguem fazer um instalador que funcione na OpenJDK e não dependa da JRE da Sun, nos obrigando a instalá-la.

Solução

Instalar o Java da Sun:
Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:sun-java-community-team/sun-java6
sudo apt-get install sun-java6-bin sun-java6-jre

Trocar para o Java da Sun
Digite o comando abaixo e escolha a única opção que não tem openjdk no caminho (deve ser a 2)
Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config java
Testar:
Código: [Selecionar]
java -versionNo resultado NÃO pode conter OpenJDK em nenhuma linha, repita o passo 2 caso contrário. Enquanto aparecer OpenJDK o receitanet não vai funcionar

Instalar o ReceitaNet:

Código: [Selecionar]
chmod +x ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin
./ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin

Obs.: Antes deve usar o comando cd para entrar na pasta onde se encontra o arquivo ReceitanetJava2010.02d_setup_linux.bin




Offline Capslock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
ReceitaNet
« Resposta #73 Online: 19 de Abril de 2011, 22:26 »
Olá Pessoal,
Já dei uma pesquisada no fórum sobre este assunto mas não entendi nada do que achei. Linguagem complicada. Tenho um 10.04 e baixei os dois programas, IRPF e ReceitaNet, mas na hora de transmitir a declaração aparece uma mensagem dizendo que eu tenho que baixar o ReceitaNet. Ora bolas, mas se eu já baixei? O q faço?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: ReceitaNet
« Resposta #74 Online: 19 de Abril de 2011, 22:33 »
Unido ao topico sobre o assunto.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997