Autor Tópico: VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?  (Lida 3662 vezes)

Offline fsouza32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?
« Online: 24 de Fevereiro de 2011, 20:40 »
Olá a todos do Forum, meu nome é Fábio e ajudo uma entidade sem fins lucrativos com os computadores e a rede do local.

Hoje temos um computador com o Ubuntu (9.1) onde serve de "servidor" de dados, ou seja, ele guarda os arquivos dos hosts windows, o aplicativo de controle de pessoal e de atendimentos jurídicos para área trabalhista.

Os PCs windows XP compartilham a rede com ele via Samba e o aplicativo usa o Postgress para seu banco de dados, nossa rede possui um roteador que tem configurado o ddns com no-ip e as portas do virtual server configuradas para que a empresa que vendeu o soft de controle acessar.

Bom vamos a minha duvida:

Em breve precisarei que os computadores das salas que ficam em outras cidades possam acessar o aplicativo de cadastro de atendimento que fica nesse "servidor" de dados e efetuem o trabalho como se estivesse em nossa rede local.

Isso é feito com VPN, certo?
Mas como faço isso com os host usando XP e acessando minha maquina com linux?

Minha internet banda larga terá ip fixo também se for preciso.

Desde já obrigado.
Ps. Fiz uma busca, mas o que encontrei sobre vpn não esclareceu minhas duvidas.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:05 »
Informe-se sobre o OpenVPN. Uma vez instalado no servidor, vc pode instalar o mesmo software nas máquinas XP e se conectar ao servidor Linux como se estivesse na rede local.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fsouza32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 10:08 »
Caro amigo zekkerj, obrigado pela atenção.
Vou fazer isso que me falou, porém existe algum manual ou tutorial em pt-br desse aplicativo, pois não sou muito Expert no linux ainda!?

Assim que tentar com esse openvpn retorno aqui para colocar o que consegui.

Obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 10:41 »
http://www.hardware.com.br/tutoriais/openvpn/

Esse tutorial ensina a fazer a conexão direta entre dois servidores; pra fazer a conexão pra clientes windows, o processo é ligeiramente diferente, mas não muito mais complicado. Só não tenho material em português pra isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline fsouza32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: VPN Servidor (simples) em Ubuntu e Hosts XP, como proceder?
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 10:43 »
Ok, vou me virando aqui e assim que tiver um progresso volto a postar aqui.

Obrigado