Autor Tópico: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?  (Lida 18782 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #30 Online: 27 de Julho de 2006, 22:49 »
Quando utilizei o Parsix, adotei ali o mesmo kernel otimizado para a arquitetura k7, que instalo também no Ubuntu. Evidente que não se trata exatamente do mesmo kernel, mas sim do mesmo nível de otimização, o que é bem diferente.

Se os aplicativos eram os mesmos em ambos os sistemas, assim como era equivalente o nível de otimização do kernel, e, mesmo assim, a performance do Parsix (um Debian otimizado) era claramente superior, o que poderia concluir?

- Ou que o Ubuntu de fato carrega muito mais bibliotecas apesar de idêntica seleção de aplicativos e que tais bibliotecas produzem efeito nocivo sobre a performance do sistema;

ou

- O kernel do Ubuntu é realmente o responsável pela lentidão do sistema.

Não imagino outra hipótese de trabalho e não acredito que testando o sistema sem a interface gráfica eu poderia colher resultado diferente àquele obtido com idêntica seleção de aplicativos. Aliás, como hipótese de trabalho, acho esta última opção mais confiável para teste que a primeira.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #31 Online: 28 de Julho de 2006, 02:12 »
Não quero entrar na discução sobre se é o kernel ou não o responsável pela Ubuntu ser mais lento, só gostaria de citar duas coisas.

A primeira, é sobre o fraco desempenho do Kubuntu no teste, pode ser por se estar utilizando muitas aplicações GTK para medir a velocidade, se o teste mudasse um pouco, fossemos tentar abrir o K3B, Kate e o Kword, por exemplo, com certeza o Kubuntu seria mais rápido que um Debian com GNOME.

A outra coisa, é que até onde sei, o Ubuntu possui uma política de dependências de bibliotecas diferentes do Debian e a compilação dos programas e serviços pode ter sido feita por versões diferentes do GCC, bem como utilizando opções diferentes de arquitetura ou otimizações.



Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #32 Online: 28 de Julho de 2006, 11:35 »
Não quero entrar na discução sobre se é o kernel ou não o responsável pela Ubuntu ser mais lento, só gostaria de citar duas coisas.

A primeira, é sobre o fraco desempenho do Kubuntu no teste, pode ser por se estar utilizando muitas aplicações GTK para medir a velocidade, se o teste mudasse um pouco, fossemos tentar abrir o K3B, Kate e o Kword, por exemplo, com certeza o Kubuntu seria mais rápido que um Debian com GNOME.

A outra coisa, é que até onde sei, o Ubuntu possui uma política de dependências de bibliotecas diferentes do Debian e a compilação dos programas e serviços pode ter sido feita por versões diferentes do GCC, bem como utilizando opções diferentes de arquitetura ou otimizações.





Concordo que, sem dúvida, se tivesse utilizado aplicações qt o desempenho do KDE teria sido melhor. no caso do GCC o Debian Etch e o Debian Sid já estão utilizando GCC 4.1, salvo engano. E também concordo em relação a política de dependências de bibliotecas, isso tem ficado aparente para mim nos testes que tenho realizado com os dois sistemas.

O tópico está muito bom, ao que tudo indica o Kernel realmente não é o único culpado pela lentidão do Ubuntu frente ao Debian.   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline marcelopdealmeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2006, 23:51 »
Resolvi responder a este tópico para dar minha opinião de usuário de computador e não desenvolvedor de sistemas operacionais, ou progamador. Para mim um computador serve para ler e-mails, escrever textos, fazer pequenos cálculos, organizar bibliotecas de músicas e claro, navegar na internet. Uso o Ubuntu por pelo menos 6 meses. Nos primeiros meses, deixei um "dual boot" com o Windows Xp, pois estava com receio de não me adaptar. Encontrei este e outros fóruns, os guides. Descobri que o Ubuntu possui uma poderosa ferramenta, chamada apt-get install, que até agoa, resolveu tudo que eu precisava. Bom, a um mes deixei meus dois HD um de 80GB e outro de 20GB que herdei da máquina antiga somente para o Ubuntu.

Concluindo, como usuário de funções básicas de um PC, o Ubuntu atendeu a todas as minhas necessidades. Se é lento, nunca notei, para dizer a verdade. Só tive um problema com o Opera, que se resolveu quando removi a instalação com o .deb e atualizei meu source.list para baixar direto, e agora no Dapper, quando instale o kde e le não reconhece arquivos jpg. Postei um tópico sobre isso e com certeza irei obter alguma resposta.  Quanto ao Windows, sem preconceito, mas é muito caro para o que ele faz, enquanto estou escrevendo em um OS que me custou R$ 19,90 na banca da esquina, isto porque não quis esperar ele baixar para meu HD, esperar pelo ship it, além de  ter achado a capa do CD que comprei bacaninha.   


 
« Última modificação: 03 de Agosto de 2006, 23:55 por marcelopdealmeida »

Offline maeda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2006, 06:05 »
Concordo plenamente com o que o marcelopdealmeida falou!
Pessoal...a coisa não é saber qual é a melhor ou pior distribuição Gnu/Linux que existe, e sim, trazer mais usuários para o mundo do software livre...a debian na verdade é uma ótima distro mas infelizmente, para um usuário final e leigo não serve!Um exemplo:Alguém aqui aprendeu dirigir com uma ferrari?Não,né?então...o ubuntu têm uma enorme facilidade para ser instalado, configurado e USADO por um usuário final...qual o problema?Tivemos que sacrificar um pouco o desempenho , comparado com a Debian,mas esse foi o custo, estamos conciêntes disso,o foco é outro.
esse tipo de discussão não ajuda em nada, uma pessoa que não é um "developer" ou um "kernel hacker"...só assusta!O usuário final quer:Ler email´s,ouvir músicas,fazer downloads,bater um papo no messenger e usar sua webcam,fazer umas cartinhas e ver uns filmes.Não quer usar o terminal para dar um apt-get, compilar um kernel ou ficar fazendo benchmarks...fazer o quê?O Ubuntu mostra que o mundo linux não está, só nas linhas de comando de um terminal...(veja bem...não só o Ubuntu, mas também o Kurumin e o Debian-br CCD),o usurário final não é burro, se ele achar que a coisa está muito fácil ou achar que está lento demais, beleza, têm várias distros que poderiam interessá-lo (digo:Debian,Gentoo e slackware) e estudar..estudar e estudar.Tudo depende do interesse de cada um. O importante é despertar o interesse...e isso, já esta sendo trabalhado,pelo Ubuntu-br,um ótimo trabalho,de pessoas que não recebem nada em troca por ajudar,só a satisfação...
Não podemos satisfazer gregos e troyanos...mas estamos trabalhando para tentar...
Um abraço e desculpem o enorme post...
PS:Unir forças...nunca se esqueçam...
!LINUX USER!
#335825

Offline ivancampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Por que o Debian é mais rápido que o Ubuntu?
« Resposta #35 Online: 07 de Outubro de 2006, 09:22 »
Eu acredito que o grande vilão fa velocidade no Linux é o openoffice,

Longe de mim falar mal do o o ele simplesmente é um dos carros chefes em viabilizar o uso do linux principalmente em ambiente comercial, mas quando o caso é velocidade ai compolica tudo,
não que de outro seja mais rápido ou não.

A comunidade está fazendo muitos progressos com isso, veja por exemplo o BRoffice, "arrebenta" eu o acho muito mais bem resolvido e adequado que o o e se não me engano tem maior velocidade.

Parece que as mães são o principal motivo de mantermos os windows, porem consegui resultados bons com a minha.
- Mãe isso é pirata, é atrazo de vida, Deus tá vendo, um dia isso vai ser cobrado de você ( e mais uns argumentos de terrorismo psicologico)
- Mãe esse aqui é muito melhor, além de ser de graça não pega virus, é mais seguro e estável,...
e o argumento final:
_Vai dar pra ver e-mail abrir os anexos que vem (powerpoints da vioda...), navegar na internet e principalmente jogar paciência!
Pronto convenciada, depois ainda instalei o Fronze (aquele joguinho tipo tetris) e pronto ela está feliz e contente nunca mais nem menciuonou windows.
A maquina é um velho p3 800 que coloq