Autor Tópico: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive  (Lida 13944 vezes)

Offline juniorbenyi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #15 Online: 24 de Abril de 2011, 13:28 »
Olá, também comprei um HD Seagate Portable Expansion de 500Gb, fiz todos os passos que você disse que funcionaria, mas ele sempre empaca no problemna do GRUB, quando não ele simplesmente não carrega o sistema, ele fica só numa tela roxa lá, paradão, sem amor, sem vida e sem luz. Eu amo o Ubuntu, mas meu pai eh quadrado e não quer que eu instale o SO no HD do pc daki de casa,pensei em instalar o ubuntu no HD externo, mas tô quase desistindo. Alguém me dá uma luz, estamos as vésperas do lançamento do Natty Narhall e eu quero muito usar ele. Olha a configuração do PC:

Processador AMD Phenom(tm) II X4 820 Processor
Memória (RAM) 4,00 GB
Elementos gráficos NVIDIA GeForce 6150SE nForce 430
Adaptador de Rede NVIDIA nForce Networking Controller

Offline trama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #16 Online: 24 de Abril de 2011, 15:33 »
Amigo, tenta o seguinte:

1o. Tente apagar todas as partições do hd externo pelo gerenciamento do computador - gerenciamento de disco e pelo linux, particione o hd e instale.
2o. Se nao der, tente apagar tds as partições só que desta vez pelo linux.

Ainda sim, se nao der, eu tiro uma screen de como particionei meu hd externo e te mando.

Abraços.

Offline juniorbenyi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2011, 07:33 »
Amigo, tenta o seguinte:

1o. Tente apagar todas as partições do hd externo pelo gerenciamento do computador - gerenciamento de disco e pelo linux, particione o hd e instale.
2o. Se nao der, tente apagar tds as partições só que desta vez pelo linux.

Ainda sim, se nao der, eu tiro uma screen de como particionei meu hd externo e te mando.

Abraços.

Eu fiz isso umas 5 vezes, tentei instalar o ubuntu 10.10 e ele continua com "error: no such partition GRUB rescue>" >:( quando eu tento bootar pelo HD externo.
Tentei instalar o beta 11.04 e ele deu sinal de que iria funcionar, mera ilusão :-[, o GRUB ficou numa resolução imensa, muito grande, meu monitor não conseguiu nem mostrar tudo, as letras ficarem minusculas, mas mesmo assim tentei bootar, já que era só apertar enter, só que aí ele ficou preso na tela de carregamento, o HD não respondia, nem o processador, nada, só a tela roxa (que tô apelidando de "Tela Roxa da Incompreensão e Análise Auto-reflexiva - TRIAR", a correspondente da Tela Azul da Morte do Ruindows :'(). Vou continuar tentando, hoje vou tentar instalar o beta 11.04 64bits (já que meu processador suporta) pra ver se algo "vareia". Quanto ao particionamento eu fiz certin, por isso num tô intendeno a dificulidade do HD em ficar ligado ???.

Offline juniorbenyi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2011, 07:47 »
Achei esse link, tá em inglês, mas se der erro, mesmo assim vou tentar: https://help.ubuntu.com/community/RecoveringUbuntuAfterInstallingWindows

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2011, 12:18 »
Vou arriscar uma opinião nessa thread, não tenho certeza se funciona, porém já fiz algo semelhante e funcionou.

Por primeiro, vamos conceituar a questão.

Se a opção é que absolutamente nada do Ubuntu, inclusive o Grub, deve ser gravado no HD interno, que corresponde ao disco C do Rwindows, então necessariamente a opção de por onde fazer o boot deverá ficar na BIOS e é aí que deve ser estipulada a ordem de boot.

As BIOS atuais estabelecem a ordem de boot, muitas vezes admitindo que se ordene até 4 unidades de possíves boot, permitindo para boot o uso de HD identificado como tipo USB, que possivelmente é o caso dessa Hd externa mencionada.

Assim sendo, o que fiz foi o seguinte:

No BIOS coloquei a seguinte ordem de boot:

1) First Boot Device: CDROM
2) Second Boot Device - USB-HDD
3) Third Boot Device - HDD-1 (o hd um, é o disco externo que se quer o Ubuntu)
4) Fourth Boot Device - HDD-0 (hd zero, este é o disco interno, o disco C do Rwindos)

A questão da ordem aí acima vai depender, concretamente, de como o BIOS particular do sistema enxerga a HD externa plugada.
Se enxerga como como HDD-1, então essa opção deverá ser colocada no item 3.
De toda forma, o disco interno, seja lá qual for a sua identificação pelo BIOS, deverá ser colocado sempre por último na lista.

A idéia acima é que se possa bootar por um Cd-Rom; se ausente esse, por um simples pendrive, quando conectado no sistema; se ausente esse, pelo HD externo, quando conectado no sistema, ausentes os três primeiros, então o boot se dará pelo disco interno.

Feita essa 'arrumação' no BIOS, é preparar para instalar o o Ubuntu no HD externo.

A primeira coisa a fazer, **antes da instalação**, é "matar" o HD interno (HDD-0) no momento da instalação, isto é, como se fisicamente o desligassemos do sistema, entretanto, isso não precisa ser feito de forma física, bastando ir na opção 'Main' do BIOS (cada sistema terá isso com um nome próprio), localizar o canal IDE Primary Master (ou equivalente) e setar como NONE, isto é, como se fosse inexistente. Note que, inobstante isso, a ordem de boot do BIOS permanece aquela acima mencionada.

Agora, com o HDD-0 tirado do ar, é instalar o Ubuntu no disco externo, como habitualmente se faz, pelo CD-Live (ou pendrivre equivalente), particionando como se queira, tanto faz que a partição NTFS venha antes ou depois no disco externo.

A fazer a instalação, sendo o HD externo, naquele momento, o único disponível no sistema, a gravação do Grub se dará exclusivamente na área de MBR desse disco externo, mas na prática quem fará a seleção de ordem de boot será a BIOS do computador.

Existe forma de deixar isso um pouco mais sofisticado, mais elegante, após a instalação, que é acrescentando no Grub, manualmente, uma ordem adequada, conforme se queira e ainda acrescentando uma entrada para o boot pelo Windows, porém, fiz isso apenas quando se estava no Grub-1, anterior, vez que agora, com o Grub-2, a forma de manipulação foi modificada (não existe mais o arquivo de texto onde se fazia isso em /boot/grub) e ainda não testei completamente as possibilidades, creio, porém, que ainda seja possível.

Nessa hipótese, acrescentando-se manualmente essas entradas no Grub após a instalação, mantida aquela ordem mencionada no BIOS, quando o HD externo estiver conectado, e somente quando estiver conectado, ainda aparecerá o menu do Grub com todas as entradas, possibilitando escolher por onde iniciar o boot. :-)

Creio que o primeiro passo é tentar essa possibilidade de 'arrumação' prévia do BIOS conforme mencionado e caso isso de fato seja possível e funcione no seu notebook, aí então podemos mais detalhadamente explorar a 'sofisticação' do registro do Grub, vez que são coisas independentes.

[]'s








www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline juniorbenyi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2011, 08:37 »
Amigo, tenta o seguinte:

1o. Tente apagar todas as partições do hd externo pelo gerenciamento do computador - gerenciamento de disco e pelo linux, particione o hd e instale.
2o. Se nao der, tente apagar tds as partições só que desta vez pelo linux.

Ainda sim, se nao der, eu tiro uma screen de como particionei meu hd externo e te mando.

Abraços.

Eu fiz isso umas 5 vezes, tentei instalar o ubuntu 10.10 e ele continua com "error: no such partition GRUB rescue>" >:( quando eu tento bootar pelo HD externo.
Tentei instalar o beta 11.04 e ele deu sinal de que iria funcionar, mera ilusão :-[, o GRUB ficou numa resolução imensa, muito grande, meu monitor não conseguiu nem mostrar tudo, as letras ficarem minusculas, mas mesmo assim tentei bootar, já que era só apertar enter, só que aí ele ficou preso na tela de carregamento, o HD não respondia, nem o processador, nada, só a tela roxa (que tô apelidando de "Tela Roxa da Incompreensão e Análise Auto-reflexiva - TRIAR", a correspondente da Tela Azul da Morte do Ruindows :'(). Vou continuar tentando, hoje vou tentar instalar o beta 11.04 64bits (já que meu processador suporta) pra ver se algo "vareia". Quanto ao particionamento eu fiz certin, por isso num tô intendeno a dificulidade do HD em ficar ligado ???.

Caros Amigues, consegui instalar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal (adoro esses nomes) beta 2 no HD externo, formatei o HD e coloquei o GRUB pra ser instalado dentro da partição com o ponto de montagem "/" (Sd'l''x', onde 'l' é a letra correspondente e 'x' é o numero), formatei essa partição como primária e desconsiderei a MBR do HD externo (apaguei ela, ainda não sei como, usei o Windows pra fazer isso, quando me lembrar posto aqui). Mas ainda tô com o problema da resolução enorme - só que desta vez o Ubuntu carrega pelo menos, queria saber como forço a resolução do GRUB e do carregador do Ubuntu (aquela imagemsinha feliz escrita ubuntu com as bolinhas em baixo), Alguém sabe como faz? Alguém sabe o link pra algum post relacionado no forum? Abs Galerinha.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #21 Online: 06 de Junho de 2011, 18:57 »
O Hd externo nada mais é do que um enorme pendrive.
Já fiz instalação do ubuntu em um pendrive de 8GB em modo persistente como se fosse um Hd, sem maiores malabarismos.

Deixei a primeira partição para arquivos, pois o windows só lê a primeira partição.
Nas seguintes fiz a instalação do sistema.

Particionei tudo antes de instalar com  o gparted.

Não tenho mais o pen que agora ficou para o meu filho escutar musicas no carro.

Abraços e boa sorte
.
Mas ainda tô com o problema da resolução enorme - só que desta vez o Ubuntu carrega pelo menos, queria saber como forço a resolução do GRUB e do carregador do Ubuntu (aquela imagemsinha feliz escrita ubuntu com as bolinhas em baixo), Alguém sabe como faz? Alguém sabe o link pra algum post relacionado no forum? Abs Galerinha.

procure no forum e no google algo como "resoluçao correta do  plymouth"
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive
« Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2011, 19:23 »
Experimente editar o arquivo /etc/default/grub, descomentando a seguinte linha:

GRUB_GFXMODE=640x480

Pode usar aí qualquer resolução compatível com o seu monitor, por exemplo, 1440x900, 1920x1080, etc.

depois de salvar, para que haja a atualização, precisa rodar no terminal:

sudo update-grub


....COTEI....
 Mas ainda tô com o problema da resolução enorme - só que desta vez o Ubuntu carrega pelo menos, queria saber como forço a resolução do GRUB e do carregador do Ubuntu (aquela imagemsinha feliz escrita ubuntu com as bolinhas em baixo), Alguém sabe como faz? Alguém sabe o link pra algum post relacionado no forum? Abs Galerinha.

« Última modificação: 06 de Junho de 2011, 19:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.