Autor Tópico: Flash MX no Ubuntu 10.04  (Lida 5984 vezes)

Offline diegovianasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Flash MX no Ubuntu 10.04
« Online: 11 de Fevereiro de 2011, 14:17 »
Olá Amigos,

Estou tentando instalar o Flash MX pelo gerenciador de pacotes do Ubuntu 10.04 o (Synaptic), mas quando digito o nome do programa, (no caso Flash mx) não aparece nenhum resultado para instalação.
Gostaria de saber como procedo nessa situação.  ;D
Agradeço desde já Amigos!

Grato!!

Diego Viana Silva
Técnico em Informática - IFCE
Iguatu - CE

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 15:29 »
Ele não roda nativamente no linux, terias que instalar o wine, depois instalar ele (procura no google, como rodar flash mx no wine).


Tipo, eu sei que você não veio aqui ser criticado sobre o modo que tu quer programar, mas pra que usar essa &$5#? rs
Eu acho flash horrivel sem noção.
se tu tiver fazendo um player de video, OK, eu entendo não dá de usar HTML5 ainda porque muita gente não tem, mas se for pra qualquer outro efeito, qualquer outra coisa, existe jquery, css, png (ou gif) pra poder fazer efeitos legais...
É só uma dica também... Não to criticando o método que você quer trabalhar.

Offline diegovianasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 15:37 »
Valeu amigo,

Então tenho que instalar o Wine e depois rodar o flash mx nele, seria assim?
Tenho que utilizar o Flash, sou professor e tenho que dar essa disciplina do curso. rs
Mas obg pela dica!

Muito grato

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 16:02 »
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install wine1.3 winetricks
winetricks msxml6 gdiplus gecko vcrun2005 ie6 fontsmooth-rgb

Roda esses comandos no terminal, você instala a ultima versão do wine no sistema + os pacotes necessários pra não ocorrer erros no flash
Depois abre o instalador do flash com o wine (clica com botao direito no setup.exe) e seleciona "abrir com wine..."


Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 23:43 »
Bom dia senhores.


Sei la o nome do cidadão que falou mal do flash, mas....

Até a pouco tempo (2 meses no máximo) era da mesma opnião. Morte ao flash!!!!! Viva o Jquery!!!

Porem, ultimamente tenho trabalhado muito com designer (ultimo meio ano eu+designerssss praticamente) para quem aparamentemente o mundo se resumo a flash. E fiquei me perguntando;.... pq tanta raiva do flash?? Tudo bem que boa parte das coisas poderia fazer com jquery, mais simples, mais leve, mais cross plataform....  Mas a verdade é que nem tudo pode se fazer com jquery.....

ou tu faria algo assim com jquery + gif's???????

Claro, tudo depende tbm no modelo de web que esta desenvolvendo.... Nao vai fazer algo do genero num site coorporativo (apesar de existir DIVERSOS sites que demonstram bom uso de tipo de animação ainda que de forma formal e bem ponderada).

Mesmo que tecnologias como SVG, Canvas do html5 e afins nos permita fazer coisas do genero, na verdade isso nao esta totalmente difundindo a ponto de poder ser determinado como padrao nos clientes.

E mesmo se estivesse. o desenvolvimento se torna um tanto complexo a lidar com 10000 tecnologias diferentes (css, geração de gif's/png's anmados, js,jquery, html em si para desenho) ao inves de apenas uma(flash). Existe diversos frameworks que tentam demonstrar a "facilidade" do uso web standards, mas nenhum realmente maduro.

Outra, apesar do flash ser pesado para baixar, o seu custo vale muito em conta na hora do render. Quando se tem um numero razoavel de elementos animados os navegadores começam a se tornar pessados, travados e varriar muito de navegador para navegador e de SO para SO. Lembra-se que o motor do JS por traz ainda depende da versao do navegador... olha o IE ai bugando os teus jquery's.....
No flash vc fixa um padrao pra isso. Não interessa o q o mané esta usando, ele vai chamar o plugin do flash.(Tipo java com a maquina virtual. Tu ama java mas odeia flash???)

Por favor, nao me venha com aquela de que "aaa, mas tem q fazer o cliente instalar o plugin".... TODO MUNDO assiste youtube, logo TODO MUNDO tem o plugin do flash.

E o principal motivo que foi o que me obrigou a trabalhar com flash... programador nao se deve preocupar com desenhar. Designer deve se preocupar com desenhar. E quem já tocou projetos com flash sabe q ele separa muito bem isso.

Ok, relendo o texto, parece que estou defendendo o flash com unhas e dentes, mas não é isso pessoas. Na verdade acho o flash muito miguezado e cheio de defeitos que prefiro nem comentar para nao me estressar. Odeio o editor de codigo, odeio seus bugs sem explicação, odeio o vazamento de memoria inexplicavel, odeio a maneira que ele redimencia o seu palco no navegador sem lhe perguntar ou informar nada.

Mas pensando como um todo, é uma OTIMA ferramenta para fazer sites-show's.... se não a unica ferramenta descente.

Exponha ai as suas ideias, eu imploro, ultimamente ve vejo num dilema etico/pessoal em relação ao flash... Até aonde ele pode ser bom ou não.

Abraço!
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 08:54 »
[matinal troll mode on]

plugin do Flash tem menos de 2 MB, menos q uma MP3 comum.

Trabalho com os 2 e apesar de todos discordarem, nunca vi nada de mais leve no jQuery. E nada que diga que ele é + cross plataform que o Flash.

Todos que estudam a fundo a tecnologia logo percebem que esse mito de pesado nada mais é doque preconceito de pessoa mau informada.

100% dos Flash que pesam que eu vi eram por pura culpa do criador do mesmo. (relachem logo teremos o mesmo com o Canvas da HTML5)

A IDE do Flash é muito superior a qualquer outra na hora de criar gráficos para web (todo fã de Dan Paladin vai acabar aceitando isso) e a AS3 é muito mais rápida e elegante q Javascript.

O Flash já tem um pé no Open Source, 95% dos meus projetos em AS3 são dentro do Linux via Flex SDK. Todas as bibliotecas de recursos extras boas que conheco para flash são Open.

A Adobe corre atraz do prejuiso, e a futura versão do Flash conta com o projeto Molehill, capaz de mandar informaçoes e programas para a GPU. Mantendo compatibilidade com máquinas lixão (como é o caso das 90% das maquinas de brasileiros) usando uma engine de terceiros de alta performance.
Coisas como 3D real, multi-processamento real, serão mais fáceis de usar.

Este ultimo pode assustar a maioria dos desinformados, mas na verdade Flash esteve sempre na vanguarda da tecnologia, e as veses as tecnologias incorporadas não são totalmente compreendidas e mal usadas.

Flash tem portabilidade de código C e C++ para AS3 (ver Alchemy), tanto que portaram coisas como Box2D e SDL para Flash.

Conexão via socket de baixo nivel, ou conexão usando padrão RTMP com servidor Red5, pra voce fazer seu chat, cliente MSN ou seu joguinho MMO.

Gera aplicações ou gadgets para Desktop, usando AIR que é Free.

A AS3 é uma linguagem com Orientação a Objeto real, sem precisar recorer aquelas emulações bizarras da javascript.

A IDE também exporta animações para HTML5.

Na verdade Flash incorporou conceitos e tecnologias tão boas que a HTML5 "tenta" copiar todas.

Tem 150% mais de recursos para trabalho artistico doque qualquer outra ferramenta. (troquei facilmetne Adobe Indesign e o echa do Corel pelo Inkscape, mas a ferramenta de desenho do Flash para net é porradao demais).


Opinião pessoal e profissional:
Troco tranquilamente HTML4/5 por Flash se for para entregar um projeto rapido como um hotsite por exemplo (sem perder indexação).
Jogos e 3D > Flash.
[matinal troll mode off]
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, 09:09 por bitetti »
 

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:36 »
Falou o homi!!!

Betetti, tu programa flash under ubuntu??? Ou tu soh faz os codigos para o flex?  Diga ai o que tu faz no linux q tbm quero trazer o AS para ca....

Abraço.
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 19:52 »
O principal motivo de eu não gostar do flash é que esse site da coca-cola que o carinha me mandou, demorou 5 minutos pra carregar numa net de 1mb :T
Odeeeio perder tempo

É possível fazer aquele site em jquery eu saberia fazer, a única coisa que eu não saberia fazer era aquela máquina que sai de cima e enche o litro da coca.
Mas os efeitos, o fundo (usaria PNG), as setas tudo se faz fácil e rápido com flash.

Quando o site acabar de carregar eu edito aqui e vejo o resto do site ;p

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 20:07 »
Sim demora para carregar  porque é um jogo... que acho impossivel(para nao dizer que sei) de fazer SOMENTE com o jquery( sem canvas ou no minimo svg)

Mas preste atenção no objetivo do site. Não ser um site institucional ou pessoal que terá acesso frequente por milhares de usuarios que querem/precisam de informações rapidas.

É um jogo promocional. É um evento promocional. Deve ser um show pirotecnico, nao um site convencional. Nesse ponto se justifica, apesar de abusarem demais disso, o peso para carregar o site.

Tanto que o site oficial da coca não é feito totalmente em flash. Somente algum banner eventualmente.

O mesmo pode ser valido para outras modalidades. Um portifolio pessoal, por exemplo.
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 20:11 »
Por exemplo.

O site de uma boate local. Absinto Hall

Recebi um email deles e resolvi voltar aqui.

-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 20:21 »
Esse jogo da coca-cola é complicado.
Daria mais trabalho pra fazer em jquery, em flash seria mais rápido.

Mas esse da absinto, sem problemas com jquery.

http://www.mattpelham.com/racing/
http://lppjunior.com/projects/sokobox/
http://www.spritely.net/
http://gamequery.onaluf.org/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 21:21 »
Ok, relendo o texto, parece que estou defendendo o flash com unhas e dentes, mas não é isso pessoas. Na verdade acho o flash muito miguezado e cheio de defeitos que prefiro nem comentar para nao me estressar. Odeio o editor de codigo, odeio seus bugs sem explicação, odeio o vazamento de memoria inexplicavel, odeio a maneira que ele redimencia o seu palco no navegador sem lhe perguntar ou informar nada.

Guilherme, com sua permissão, só o usei para pegar o gancho, ok?

Sem contar os 14 milhões de iPads e outros tantos milhões de iPhones vendidos ( é público para dedéu ) que não pode se servir dos prazeres do flash quando navegam.

O site da operadora Claro, não pode ser acessado por iPhones/iPads vendidos pela própria Claro.

Restaurantes nem vou falar. Voce precisa procurar um restaurante, liga o celular na net e pimba! Invariavelmente o site é inteiro em flash. Perdeu o cliente ( que iria levar uns 5 acompanhantes) no minimo uns R$ 300,00 deixou de faturar pela simples impossibilidade de ao menos ver o endereço.

Sites de farmácia em flash! Prá quê? Eu quero remédio, não um filminho de loção capilar.

Sem falar em alguns sites do governo....

Tou contigo, amigo, sábias palavras.

[]'s

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 14:30 »
Não sei pq todo mundo critica o Flash por causa de animações ou musiquinhas, até parece que desenvolver em flash quer dizer q vc tem q usar musica ou fazer um filme de meia hora.
Quanto a iPads e afins, hj de manha estava em reunião e conversei com um usuario de iPhone que acabou de comprar um Galax por uma série de fatores e chagamos a conclusão: ninguem tem culpa d q a Apple é porca.

Quanto ao equipamento, instalo a SDK no Linux. E uso o gEditor. Por rede dá pra usar o Flash Develop, mas ha esforços pra fazer o Flash Develop rodar via Wine.
O Flex SDK transforma SVG em grafico nativo, mas estou esperando sair um plugin pro Inkscape para o FXG.
 

Offline ro_curitiba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Acompanhantes Curitiba
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2011, 22:05 »
mals se tou ressucitando o tópico, mas quero colocar aqui o seguinte, flash é bom sim para criar desde apresentações até sistemas e jogos, e por ai vai, mas não ofereçe acessibilidade, não é possivel ler textos dentro de seu conteúdo, o que inviabiliza para pessoas que são cegas, e até mesmo para crawlers de busca que sem eles a internet não seria a mesma, de resto eu curto flash sim, ele é multiplataforma, da para trabalhar legal com ele e tem bastante suporte em varias comunidade.
Ro_Curitiba
Linux Forever - I Love Acompanhantes
Acompanhantes Curitiba

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Flash MX no Ubuntu 10.04
« Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2011, 09:53 »
Citar
mas não ofereçe acessibilidade, não é possivel ler textos dentro de seu conteúdo, o que inviabiliza para pessoas que são cegas

Essa afirmação esta totalmente infundada e errada.
Já ajudei um amigo num trabalho sobre acessibilidade e ele mesmo se espantou pois o suporte é completo.
http://www.adobe.com/accessibility/products/flash/best_practices.html

Citar
e até mesmo para crawlers de busca que sem eles a internet não seria a mesma

infundada também, pois alem do google estar começando a ler tags em arquivos swf, temos bibliotecas de apoio
http://as3devs.com.br/2011/sandrosilva/seo-on-flash-swfobject-e-swfadrees/