Autor Tópico: ubuntu 10.04 logando no samba?[Resolvido]  (Lida 11707 vezes)

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 08:07 »
A tela é a mesma.

Diga uma coisa, vc configurou sua rede pelo arquivo interfaces ou pelo NetworkManager? Se tiver configurado pelo NetworkManager, o login não vai funcionar, pois o NM normalmente só ativa a rede depois do login.

Na verdade ele esta funcionando via dhcp do meu servidor como eu disse acima. Não creio que seja configuração de rede, pois ele já respondeu e está no domínio, creio que seja algo errado com as configurações de autenticação no cliente, mas ainda não sei o que pode ser.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 09:39 »
Você não respondeu minha pergunta: a rede do cliente foi configurada pelo arquivo "interfaces", ou pelo NetworkManager?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 10:14 »
Você não respondeu minha pergunta: a rede do cliente foi configurada pelo arquivo "interfaces", ou pelo NetworkManager?

Cara! respondi sim, mas por padrão tanto um quanto o outro já vem por default configurado pra dhcp, portanto não precisei mexer nada, pois ele esta apontando para o meu servidor de dhcp desde o princípio.

Agora se for o caso que eu precise fixar o ip antes pra poder autentica-lo pela primeira vez, não vejo muita lógica nisso. Seria um erro de projeto. Mas se é isso mesmo vou tentar.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline renato-barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
    • Suporte Linux
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 10:22 »
Ola amigo.
Como havia dito a voce após colocar a maquina no dominio é necessário configurar o arquivo nsswitch.conf que fica no /etc.
Sem a configuração correta dele não irá funcionar o login e o micro estará no dominio.
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 10:29 »
Você não respondeu minha pergunta: a rede do cliente foi configurada pelo arquivo "interfaces", ou pelo NetworkManager?

Cara! respondi sim, mas por padrão tanto um quanto o outro já vem por default configurado pra dhcp, portanto não precisei mexer nada, pois ele esta apontando para o meu servidor de dhcp desde o princípio.

Agora se for o caso que eu precise fixar o ip antes pra poder autentica-lo pela primeira vez, não vejo muita lógica nisso. Seria um erro de projeto. Mas se é isso mesmo vou tentar.
Não é questão se é dhcp ou não, isso é indiferente!!! O que faz diferença é se está no arquivo interfaces, ou no NM...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 12:33 »
Ola amigo.
Como havia dito a voce após colocar a maquina no dominio é necessário configurar o arquivo nsswitch.conf que fica no /etc.
Sem a configuração correta dele não irá funcionar o login e o micro estará no dominio.

Perfeito Renato, fiz sim . Descobri o problema. São os sequintes.
- Coloquei "\" ao invés de "+" no winbind separator do smb.conf, retornei para "+" e ele logou, foi malll hehe.
- Acho que faltaram alguns detalhes no /etc/pam.d/login que não havia adicionado, mais ainda vou testar se realmente eles são necessário, pois acho que era devido ao problema acima mesmo.

Bem, Agora surgiu outro problema hehe! Logo após login, ele me retorna alguns erros seguintes:
1- "could not update ICEauthority file /home/EMPRESA/fulano/.ICEauthority"
2-"/usr/lib/libgconf2-4/gconf-sanity-check-2 saiu com status 256"(talvez seja o /etc/pam.d/login)
3-Por último:"O Nautilus não pôde criar as seguintes pastas necessárias:/home/Empresa/fulano/Desktop, /home/Empresa/fulano/.nautilus".

o que poderiam ser de fato esses erros?
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:36 »
/home/EMPRESA existe?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #22 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 09:49 »
/home/EMPRESA existe?

Ola zekkerj, mancada minha!
Criei a pasta, mas faltou dar as permissões de necessárias!
Agora esta tudo ok esta logando tudo nos conforme, no windows e finalmente no linux.

Só que eu queria mudar a forma de logar no ubuntu, pra não mostrar mais a lista de usuários.

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesta experiência. Estou documentando todos os meus passos e gostaria de postar um tutorial que vai desde o servidor ao cliente no VOL e gostaria de saber se todos aqui concordam em ser referidos no artigo no que diz respeito a configuração do cliente linux.
 
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 09:56 »
Só mais uma coisa em algumas configurações do arquivo  nsswitch.conf encontrei a o termo "file" e outros "compat". Qual a diferença entre os dois? no meu caso deixei compat winbind.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 10:04 »
Citar
Só que eu queria mudar a forma de logar no ubuntu, pra não mostrar mais a lista de usuários.
Vc controla isso no tema de login. Lá vc pode ativar ou desativar que a lista de usuários apareça.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #25 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 12:07 »
Estava fazendo uns teste aqui e desativei os roaming profile, pois quero que as configurações que o usuário fizer fique na maquina dele. No ubuntu ok mas no windows tive que ativar no gpedit.msc pra ele só aceitar perfils locais, mas mesmo assim ele não grava localmente as configurações.

o que poderia ser?
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 14:26 »
Olá valdineisr,

Desculpe a demora na resposta. Eu nunca fiz instalação com perfil local, todas as que fiz foram com perfil móvel. Mas... (ia dizer outra coisa aqui, mas acabei de achar sua resposta, está no manual online do smb.conf)

Citar
logon path (G)
(...)
Disable the use of roaming profiles by setting the value of this parameter to the empty string. For example, logon path = "". Take note that even if the default setting in the smb.conf file is the empty string, any value specified in the user account settings in the passdb backend will override the effect of setting this parameter to null. Disabling of all roaming profile use requires that the user account settings must also be blank.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #27 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 10:45 »
Olá valdineisr,

Desculpe a demora na resposta. Eu nunca fiz instalação com perfil local, todas as que fiz foram com perfil móvel. Mas... (ia dizer outra coisa aqui, mas acabei de achar sua resposta, está no manual online do smb.conf)

Citar
logon path (G)
(...)
Disable the use of roaming profiles by setting the value of this parameter to the empty string. For example, logon path = "". Take note that even if the default setting in the smb.conf file is the empty string, any value specified in the user account settings in the passdb backend will override the effect of setting this parameter to null. Disabling of all roaming profile use requires that the user account settings must also be blank.

blz vou tentar!
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #28 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 11:49 »
Deixei o logon path e home path = "", mas não tolou, tentei deixar em branco sem as aspas, mas não rolou também.

Sobre o backend. Significa que s eu já tiver logado com as configurações anteriores, não adianta mudar isso que não rola?

existe alternativa?
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu 10.04 logando no samba?
« Resposta #29 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 12:11 »
Deixei o logon path e home path = "", mas não tolou, tentei deixar em branco sem as aspas, mas não rolou também.

Sobre o backend. Significa que s eu já tiver logado com as configurações anteriores, não adianta mudar isso que não rola?

existe alternativa?
Sim, o manual explica que os usuários que já foram criados vão manter a configuração atual; a alteração só vai valer pros novos usuários (vale um teste).

Pra alterar essa opção nos usuários antigos, se não me engano o comando é "pdbedit", mas não tenho as opções de cabeça.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D