Autor Tópico: servidor linux + windows 2003 server  (Lida 2987 vezes)

Offline cfmjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
servidor linux + windows 2003 server
« Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:04 »
fala galera. blz

sou iniciante no linux, porem estou com uma duvida grandissima.

tenho um servidor rodando server 2003 WIn. porem ele tem todos os recursos tipo AD(active directory... no caso..dhcp...dns..usuarios e grupos. dominio..). tals..

no linux, como eu faço para utilizar estas mesmas ferramentas, para vamos dizer.."abolir" meu win srvr 2003?  no linux como utiliza o dominio, para autenticação dos usuarios ..?

po  grato por essa ajuda.

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: servidor linux + windows 2003 server
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:34 »
fala galera. blz

sou iniciante no linux, porem estou com uma duvida grandissima.

tenho um servidor rodando server 2003 WIn. porem ele tem todos os recursos tipo AD(active directory... no caso..dhcp...dns..usuarios e grupos. dominio..). tals..

no linux, como eu faço para utilizar estas mesmas ferramentas, para vamos dizer.."abolir" meu win srvr 2003?  no linux como utiliza o dominio, para autenticação dos usuarios ..?

po  grato por essa ajuda.

Olá,
Isso é plenamente possível sim. Como você é iniciante sugiro que você pesquise algumas soluções aqui mesmo no forum até pra você se decidir qual solução se encaixar melhor.

Se for usar ubuntu, sugiro que use ubuntu server pois ele já facilita um série de coisas que você pode precisar já no momento da instalação, mas se não manja nada da telinha preta é bom estudar, não tem mistério. Só que algumas pessoas sentem dificuldade quando estão vindo do mundo windows.

Outra coisa importante é que no server é que a estrutura de pastas no server ubuntu é a mesma do  desktop, porém alguns arquivos são colocados em lugares diferentes. o que pode te confundir se você estiver usando o desktop como server( antes era assim, talvez hoje não seja mais ).

Esses softwares são os mais usados para situações num server que pretender usar caracteristicas windows server.

-samba server
-ldap
-winbind.

blz!!
   
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline cfmjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: servidor linux + windows 2003 server
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:46 »
blz. tipo. minhas necessidades são do tipo .. criar um dominio, no caso tmbm criar o login e senha do user.. nao vou usar o DHCP.. compartilhamento de impressora e pastas.. servidor web e banco de dados mysql.. firewall

tem alguma distro que eu n possa usar a "pretinha"?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux + windows 2003 server
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:55 »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: servidor linux + windows 2003 server
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:59 »
blz. tipo. minhas necessidades são do tipo .. criar um dominio, no caso tmbm criar o login e senha do user.. nao vou usar o DHCP.. compartilhamento de impressora e pastas.. servidor web e banco de dados mysql.. firewall

tem alguma distro que eu n possa usar a "pretinha"?

Olá,
não é bom usar todos esses serviços numa só maquina o ideal é distribui as obrigações.
acrescenta na quela lista software:
apache+mysql
Dhcp é bom elimina uma série de transtornos, basta você cadastrar os macs ao invés de distribui-los aleatoriamente.

Bem, quanto a "pretinha". Mesmo que você use ambiente gráfico, uma hora você vai precisar dela. Não tema. ela é nossa amiga. em muitas situações do administrador de rede o ambiente gráfico não supre todas as necessidades e é nessas horas que ela mais ajuda.

ok.
 
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor linux + windows 2003 server
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 12:04 »
não é bom usar todos esses serviços numa só maquina o ideal é distribui as obrigações.
Sábias palavras.

Citar
Bem, quanto a "pretinha". Mesmo que você use ambiente gráfico, uma hora você vai precisar dela. Não tema. ela é nossa amiga. em muitas situações do administrador de rede o ambiente gráfico não supre todas as necessidades e é nessas horas que ela mais ajuda.
valdineysr pra presidente. ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D