Autor Tópico: Para todos os que têm sites na Internet: Como comprimir os ficheiros CSS  (Lida 2692 vezes)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Ola a todos,
Hoje foi um publicado um artigo interessante no Ubuntued que faço questão de partilhar aqui no fórum, que é sobre o programa CSSTIDY. Devo salientar que este tópico até podia estar na área de sugestões, pois vou demonstrar aqui os resultados destas optimizações em CSS's verdadeiros, os CSS's do ForumUbuntuBR!!

Sobre o artigo, transcrevo de seguida a síntese de mesmo:
Citar
Actualmente a Internet tem uma enorme vertente visual que é produzida maioritariamente pelos ficheiros denominados style sheets, que têm a extensão .CSS. Estes ficheiros basicamente definem as propriedades visuais de cada pormenor de uma página web. São por isso um aspecto que os web designers dão muita importância na realização de páginas web. Ora, o tipo de ficheiros CSS permite adicionar comentários, para ajudar os web designers a enquadrar-se no seu trabalho e ainda tem uma filosofia bastante importante que é a indentação, ou seja, a estruturação do ficheiro através de espaços.

Todos estes pormenores do CSS, tanto os espaços como os comentários são desnecessários para os browsers, mas importantíssimos para a produtividade dos web designers. Como actualmente as páginas da Internet são cada vez mais pesadas, os programadores devem ter o máximo de cuidado na sua realização, reduzindo o máximo de tamanho que puderem em todos os aspectos da página. É neste sentido que este artigo se enquadra: este artigo tem como único objectivo comprimir e optimizar o CSS das suas páginas para que ocupe bem menos espaço aumentando assim o SEO da página.
in Optimize e comprima os seus ficheiros .CSS

Relativamente aos resultados, eles são bastante importantes por exemplo aqui no fórum, pois, depois de optimizar os 3 ficheiros CSS principais, reduzi o tamanho deles de 10.2KB para 6.6KB. Isto não só diminui a carga do servidor como também diminui os tempos de espera dos leitores, bem como o processamento, apesar de diminuto, dos browsers ao fazerem o parsing das propriedades todas.
Aqui fica o resumo das três optimizações, com as percentagens dos resultados:
Código: [Selecionar]
Input size: 1.363KiB  Output size: 1.063KiB  Compression ratio: 22.06%
Input size: 8.805KiB  Output size: 5.485KiB  Compression ratio: 37.7%
Input size: 0.06KiB  Output size: 0.047KiB  Compression ratio: 21.31%

Por isso, a todos os utilizadores que têm sites, inclusive os nossos administradores aqui do fórum, recomendo que optimizem os vossos ficheiros .CSS!

Abraço
Claudio Novais.