Autor Tópico: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel  (Lida 15800 vezes)

Offline theoldpunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Online: 25 de Fevereiro de 2009, 01:11 »
Após muita pesquisa e muuuuuitos testes feitos, finalmente consegui um resultado muito bom e quero compartilhar com vocês.

A maioria dos jogadores de wow que usam placa de video da Intel, tem problemas para rodar o jogo ao migrar para o linux.
Eu levei muitos dias até obter um resultado satisfatório (porém ainda não suficiente, na minha opinião, provávelmente por causa da minha placa em específico {Intel 945 Express}).

O "lag" causado pelas placas VGA da Intel são muito grandes, mas consegui um bom resultado com esse método e espero que ajude muitas pessoas.

Intale a última versão do Wine, eu usei neste caso a 1.1.15
Abra o Terminal e digite winecfg (ou procure o configurador em Aplicativo > Wine)
Deixe o sistema operacional em Windows XP
Clique na aba de áudio e selecione OSS
Clique em aplicar e feche o winecfg.

Vá na pasta onde está instalado o wow e entre na pasta WTF
Abra o arquivo Config.wtf e adicione essas linhas:

SET SoundOutputSystem "1"
SET SoundBufferSize "150"
SET gxApi "d3d"
SET ffxGlow "0"

Agora vá na pasta do Windows (home/USUÁRIO/.wine/drive_c/windows) e abra o regedit.exe

Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine
Clique com o botão direito do mouse na pasta Wine e clique em Novo > Chave
 Coloque o nome de Direct3D

Agora clique com o botão direito na pasta Direct3D e vá em Novo > Valor Texto
coloque o nome OffscreenRenderingMode
clique 2 vezes em OffscreenRenderingMode e digite o valor backbuffer

Repita isso e faça assim:

Nome         Valor


PixelShaderMode    disabled

UseGLSL       enabled

VertexShaderMode    hardware



Agora clique com o botão direito do mouse no Desktop e vá em Criar lançador
Procure o caminho do arquivo Wow.exe na pasta do jogo e no final coloque -d3d

deverá fiar com o final assim (/Wow.exe -d3d)

Oculte as barras do linux e de preferência à opções de vídeo baixas no wow, ou deixe quanto estiver bom no seu caso.


Espero ajudar muitas pessoas.
http://img141.imageshack.us/img141/6601/infobomblogo.png http://info-bomb.blogspot.com/ [off] | Ubuntu 9.10 Karmic Koala - Kernel 2.6.31-14-generic

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 02:38 »
Boa a dica pra quem tem intel.

No meu caso esbarro no tal do game guard que não deixa conectar, sabe algo sobre isso? Jogo em questão "MU"

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:46 »
Olá theoldpunk, bom dia!
Sou jogador de WoW e o mesmo rodava muito bem aqui em casa, sem nenhuma modificação/configuração no Wine em versões anteriores à 2.4.
Após a referida versão voltei ao dual-boot por causa do WoW (minhas outras necessidades são resolvidas através do Virtualbox).
Apliquei o seu tutorial e embora o jogo iniciei (algo que antes não ocorria), o X trava assim que o cenário é carregado.
Estou utilizando o Ubuntu 8.10 em um notebook (VGA Intel GMA X3100) com o Compiz desabilitado (seria tão bom se o compiz fizesse igual ao gerenciador de janelas do Windows que desabilita automaticamente a composição em games e depois habilita quando o mesmo é fechado).
Ótimo tutorial,
Att.

Offline theoldpunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 14:41 »
Boa a dica pra quem tem intel.

No meu caso esbarro no tal do game guard que não deixa conectar, sabe algo sobre isso? Jogo em questão "MU"

Abraço.

Infelizmente não jogo MU, então não sei nada sobre esse assunto.

Citar
Olá theoldpunk, bom dia!
Sou jogador de WoW e o mesmo rodava muito bem aqui em casa, sem nenhuma modificação/configuração no Wine em versões anteriores à 2.4.
Após a referida versão voltei ao dual-boot por causa do WoW (minhas outras necessidades são resolvidas através do Virtualbox).
Apliquei o seu tutorial e embora o jogo iniciei (algo que antes não ocorria), o X trava assim que o cenário é carregado.
Estou utilizando o Ubuntu 8.10 em um notebook (VGA Intel GMA X3100) com o Compiz desabilitado (seria tão bom se o compiz fizesse igual ao gerenciador de janelas do Windows que desabilita automaticamente a composição em games e depois habilita quando o mesmo é fechado).
Ótimo tutorial,
Att.

No meu caso, antes de usar esse modo, acontecia de travar quando algo piscava na tela por tras do jogo, coisas como o relógio, etc.
Isso eu resolvi ocultando os painéis do linux, se não funcionar com o "Ocultar automáticamente" tente "Mostrar botões de ocultação".

Não sei se é ese o seu caso mas foi assim que resolvi aqui.

Mas só pra ter certeza, você usou o comando -d3d no atalho do Wow?
http://img141.imageshack.us/img141/6601/infobomblogo.png http://info-bomb.blogspot.com/ [off] | Ubuntu 9.10 Karmic Koala - Kernel 2.6.31-14-generic

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 07:13 »
uma coisa meio obvia que eu sempre fiz para jogar e ganhar um desenpenho muitas vezes superior ao windows é jogar assim

num tem a opção terminal de segurança ?? nas opções do login entre por ali e jogue vais notar a diferença
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline theoldpunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2009, 14:33 »
uma coisa meio obvia que eu sempre fiz para jogar e ganhar um desenpenho muitas vezes superior ao windows é jogar assim

num tem a opção terminal de segurança ?? nas opções do login entre por ali e jogue vais notar a diferença

No meu caso o problema é mesmo o video... abrindo pelo terminal vc ganha desempenho de memória e processamento mas não de video.
http://img141.imageshack.us/img141/6601/infobomblogo.png http://info-bomb.blogspot.com/ [off] | Ubuntu 9.10 Karmic Koala - Kernel 2.6.31-14-generic

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2009, 23:29 »
Excelente tutorial!!

Joguei em uma máquina com o Xorg em tempo real e o desempenho foi muito bom!! É uma pena que como foi a primeira vez joguei mal...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Willian Leite

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2009, 09:12 »
Valeu theoldpunk !

Tudo certo aqui apos a configuração, incluse todas as atualizações rodaram do ultimo patch 3.10!

To com uma Intel X3100 aqui no Ubuntu 9

O video ainda nao ficou 100%, e como rodo na resolução 1280 x 800 ele deu um resize aqui.

Vou testar com mais calma e posto qualquer coisa doida!

Offline Celso Annes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2009, 17:10 »
Nossa nunca consegui rodar o jogo, nem com cedega nem com wine, com esse tuto ele rodou aqui entrei com meu personagem tudo legal até ai, porem, mesmo colocando os efeitos tudo no minimo e deixando a resolução mais fraca possivel eu fico com um frame rate péssimo de "1" o que é torna impossivel jogar.
Tenho um Latitude D520 placa de video GM950 no windows normalmente jogo com uma media de 20fps.

Instalei o Ubuntu 9.04 desabilitei os efeitos visuais e não instalei mais nada alem do Wine, caso alguem tenho conseguido fazer funcionar ou tiver uma dica para mim estou aceitando.
OBS: patch 3.2.0 o ultimo.
OBS2: Não instalei o jogo no Wine copiei a pasta inteira do WoW que tinha no Windows.
OBS3: no link ficou da seguinte maneira "/home/celso/Pública/World of Warcraft/Wow.exe" -d3d
não consegui fazer funcionar desta maneira "/home/celso/Pública/World of Warcraft/Wow.exe -d3d" ele da uma mensagem de erro.

Offline Laguna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2009, 22:22 »
Muito bom esse tutorial! Funcionou certinho sem problema nenhum. ;D

Obrigado por compartilhar!

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como rodar WoW no Ubuntu com placas de video Intel
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 23:08 »
Vou desenterrar o tópico...
Segui parte esse tuto aqui parte do http://www.ladolinuxdaforca.com.br/linux/jogos/instalando-world-of-warcraft-linux-intel/
mas eu tinha um problema que ninguem relatava, em volta dos chars,mobs e npcs, ficava um buraco negro, como se não tivesse nenhuma textura pra carragar ali. Resolvi trocando a opção PixelShaderMode    disabled, para PixelShaderMode    enabled.

Espero ajudar mais alguem a se livrar o windows para rodar o wow.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04