Autor Tópico: Enlightenment, vale à pena?  (Lida 18494 vezes)

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Enlightenment, vale à pena?
« Online: 04 de Fevereiro de 2011, 22:42 »
Boa noite a todos. Costumo experimentar alguns softwares(para os mais instruídos em softwares, são até comuns),  vou testando, tentando entender o funcionamento e acrescentando ou descartando conforme a necessidade. Sou curioso, entretanto quero dividir minha dúvida com vocês? O Enlightenment vale à pena? Eu o acho lindo, dizem que é leve, mas estou com muita dificuldade em colocá-lo no Ubuntu 10.10. Muda muita coisa? A forma de instalar os programas é igual ao Gnome? Não consegui testar nem em máquina virtual. Procuro orientações no Google e aqui no fórum, mais não deu certo. Estou quase desistindo... Ele é parecido com o Lubuntu? Vejo vídeos, fica a curiosidade, mas e esse projeto, é consistente? Vejo poucas pessoas comentando sobre ele. Alguém poderia opinar sobre o projeto ou fornecer um passo a passo para instalá-lo, num desktop ou máquina virtual?

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 08:44 »
Olá,

Tem um tópico sobre o Enlightenment no Ubuntu 10.04 em que eu postei um script no 4shared para baixar e instalar.

É muito bonito. A Instalação de programas é feita pelo Synaptic da mesma forma que o Ubuntu. É leve, realmente.

Não conseguiu instalar? Você pode utilizar distros específicas já com o enlightenmet a exemplo: http://www.bodhilinux.com/

No site http://distrowatch.com/ você pode fazer uma pesquisa utilizando só o sistema gráfico enlightenment e aparecerão todas as distros possíveis que já vem com o mesmo para download.

Procure sempre aquelas derivadas do debian que a instalação de arquivos será similar ao ubuntu.

Abraços

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 08:55 »
Obrigado pelas dicas. Vou tentar de novo!

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:27 »
E ai Marcelo?

Deu certo?

Abraços

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 09:37 »
Demorei a responder pela falta de tempo até em tentar seguir seu tutorial. Sozinho realmente não estava conseguindo. Um amigo(usa o lubuntu) me orientou seguindo o passo a passo que você ensinou e deu certo. Estou testando e como é diferente!!  Vale à pena conhecer! Obrigado!

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 22:10 »
Olah gente.... Estou usando o E17 desde o final do ano passado....

Instalei no Pc e no Note utilizando o script... instalando as libs que faltavam e tal...

 Mas como estou aprendendo um pouquinho mais do linux resolvi formatar meu note e reinstalar tudo de novo (aprendi isso no windows.... formatar de tempo em tempo , rs....)

Aih, quando fui instalar denovo no note... nao consegui instalar rs... Deu um erro e nao achei a lib que faltava... Apelei para o pacote que esta no repositorio do sid... mas instalei com o apt-build, compilando para meu note... Funcionou perfeitamente...

Claro que nao instala as firulas do flame, pinguin, etc... Mas quando fiz a compilacao pelo script nao vi muita vantagem... Acho que agora, pelo apt-build com as CFLAGS para meu equipamento o E17 est'a fluindo melhor...

5% de processador (P4 2.8) e 70K de memoria ao ser inicializado...

Vale a dica... ja que eh mais facil tambem....

Offline MauroMN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 22:13 »
Olah gente.... Estou usando o E17 desde o final do ano passado....

Instalei no Pc e no Note utilizando o script... instalando as libs que faltavam e tal...

 Mas como estou aprendendo um pouquinho mais do linux resolvi formatar meu note e reinstalar tudo de novo (aprendi isso no windows.... formatar de tempo em tempo , rs....)

Aih, quando fui instalar denovo no note... nao consegui instalar rs... Deu um erro e nao achei a lib que faltava... Apelei para o pacote que esta no repositorio do sid... mas instalei com o apt-build, compilando para meu note... Funcionou perfeitamente...

Claro que nao instala as firulas do flame, pinguin, etc... Mas quando fiz a compilacao pelo script nao vi muita vantagem... Acho que agora, pelo apt-build com as CFLAGS para meu equipamento o E17 est'a fluindo melhor...

5% de processador (P4 2.8) e 70K de memoria ao ser inicializado...

Vale a dica... ja que eh mais facil tambem....

Gostei muito da dica, porque não faz um tutorial e posta aqui para nós?

Abraços

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 23:50 »
Gente, nem chega a ser um tutorial... Para instalar pelo repositorio do SID temos o tutorial do Terramel

http://terramel.org/guia-enlightenment-17-parte-2-instalacao/


Citar
Preparando para instalar o E17 usando os repositórios do Debian Sid:
Adicione as seguintes linhas no arquivo /etc/apt/sources.list:
deb http://ftp.debian.org/debian/ unstable main
Créditos: SamuraiDio
Finalizando a instalação pelos repositórios:
Agora que já escolheu e preparou o repositório de instalação, basta atualizar os pacotes:
sudo apt-get update
E agora é só instalar o Enlightenment e seus módulos:
sudo apt-get install e17 e17-data emodules-all

Para acostumados com o apt nao tem segredo... no lugar de apt-get usei o apt-build install que compila especifico.

Abrass...

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2011, 02:07 »
Boa noite a todos. Costumo experimentar alguns softwares(para os mais instruídos em softwares, são até comuns),  vou testando, tentando entender o funcionamento e acrescentando ou descartando conforme a necessidade. Sou curioso, entretanto quero dividir minha dúvida com vocês? O Enlightenment vale à pena? Eu o acho lindo, dizem que é leve, mas estou com muita dificuldade em colocá-lo no Ubuntu 10.10. Muda muita coisa? A forma de instalar os programas é igual ao Gnome? Não consegui testar nem em máquina virtual. Procuro orientações no Google e aqui no fórum, mais não deu certo. Estou quase desistindo... Ele é parecido com o Lubuntu? Vejo vídeos, fica a curiosidade, mas e esse projeto, é consistente? Vejo poucas pessoas comentando sobre ele. Alguém poderia opinar sobre o projeto ou fornecer um passo a passo para instalá-lo, num desktop ou máquina virtual?

Não vale apena não.
Li em vários sites que ele tem muitos problemas e muitos aplicativos feitos exclusivamente para ele são instáveis.

Quando ficar pronto vai ser um arraso.

Ele roda bem em um PC de 100 Mhz com 64 MB de ram. Esse é o requerimento adequado.

Imagine aí se saísse ele hoje eu com meus 8 GB de ram?
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 02:50 por Turritopsis nutricula »

Offline porubu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Enlightenment, vale à pena?
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2011, 05:52 »
Se a questão da língua utilizada não colocar problemas, então recomendo o Bodhi Linux.
É absolutamente estável. O problema é que de momento ainda não tem suporte para língua portuguesa. De resto, apenas é indicado para aqueles que preferem uma distribuição apenas traz o essencial, deixando para o utilizador a decisão da escolha de todo o software que preferir utilizar.