Autor Tópico: Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?  (Lida 7580 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.684
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Online: 21 de Maio de 2006, 22:35 »
Toshiba Satellite M70 CL-3 a Missão!


Vou contar pra vocês o que acabo de passar com um amigo. Pois bem, esse meu amigo é um feliz proprietário do referido Notebook acima. Novinho, chegou sexta, recém chegado do Paraguai. Esse meu amigo não manja de informática, mas tem um primo dono de loja de informática. Foi o primo que buscou o note pra ele. Só para resumir: É um Celeron M 1.7GHz com 512MB de RAM e Chipset da ATI (o X200M com vídeo onboard ATI X300), consegui o relatório completo da máquina pelo Everest.

Como o Note veio do Paraguai o Windows estava em Inglês. Como meu amigo não fala, nem lê nada em Inglês, já começou o drama. Ele pede para o primo tirar o Windows que veio instalado no Notebook para colocar um XP em Português. Muito bem, o primo entrega o Note pra ele com o XP em Português na Sexta á noite. Infelizmente o meu amigo percebe que o XP foi instalado, mas nenhum dos Drivers do Note foram instalados!   Resumindo: sem som, sem o modem 56k,  sem o chipset reconhecido, sem o Vídeo reconhecido. Nem é preciso dizer a qualidade da imagem. Mas por sorte a placa de rede, mesmo sem estar corretamente reconhecida, funciona. Como ele possuí acesso por ADSL 150Kb da GVT, foi possível usar a Internet.  É aqui que eu entro na história!

Ele me liga e me pergunta se posso ajudá-lo a resolver esses pequenos e simples problemas. Não me perguntem o motivo dele não ter ligado para o primo, eu também não quis saber!

Vamos tentar o que deve ser mais fácil, eu disse logo todo confiante, coloque o CD/DVD que veio com o seu Notebook com os Drivers e faça a instalação deles.  Aí descobrimos que o DVD que veio no Toshiba só recupera a instalação Original do mesmo, não deixa instalar os Drivers separadamente.

Ou seja, ia voltar a instalar o Windows em Inglês. Vamos á página da Toshiba, aí descobrimos que o site Global da Toshiba NÃO possuí os Drivers para o modelo do referido Notebook. Busca pra lá, busca pra cá, descubro que só o site da Toshiba da União Européia tinha os Drivers. Ali poderíamos baixar os drivers separadamente. Só para testar baixamos o Driver de som. Correu tudo bem. Fui embora e deixei o amigo baixando os drivers restantes. Tudo estava resolvido.

Não foi bem assim. Mal chego em casa e ele me liga de novo: “Nenhum Driver do site da Toshiba para o Vídeo funcionou”. Tente instalar o Driver do site da ATI, disse eu. Desliguei o telefone. No outro dia ele me liga novamente: “Cara, fiquei até as 3 da manhã baixando Drivers da ATI e nenhum funcionou!”  Desliguei o telefone e fui até á casa dele. Lá encontro o meu amigo já muito P da vida. Já afim de desistir! “Não pensei que fosse tão complicado usar um Notebook!”

Voltei ao site da ATI e descubro que ele possui Drivers para placas Mãe e para Notebooks. ele havia baixado quase todos, só faltava um maior de 34MB. Baixei o que faltava e voltei a tentar instalar todos. TODOS deram erro! E sabe o que diziam? “Instale um driver genérico para instalação deste Driver” ou “Não foi possível instalar o Driver ATI pois nenhuma placa foi detectada”!  :shock:

Não pode ser!!!!!  

Incrível!!!

Mas eu não tava no Windows que era só baixar o Driver e fazer Next-next-next e tudo se resolvia?

Voltei ao site da União Européia da Toshiba e fui no Fórum deles. Daí descubro o pior, é mesmo problemático instalar os drivers manualmente dos Notebooks Toshiba!
Daí caiu a ficha, porque a gente não instala o Windows Original do Notebook em Inglês e depois muda ele para Português? Deve funcionar!  Mas antes, resolvi visitar a Meca Brasileira sobre Windows, o site do Baboo! Que sorte a minha ter feito isso!   Descubro que para mudar o Windows de Idioma, teria duas opções: 1) Instalar o Windows no idioma nativo ou 2) Pagar por uma nova licença do Windows para um novo idioma!  :shock:  
Têm coisas que só o Tio Bill faz por você!   :)

Pasmos com essa descoberta, eu e meu amigo já estávamos a ponto de socar o Note!!!!

Aí me veio uma Luz! Lembrei que nos meus velhos tempos de Windows (já fazem quase 12 meses que não uso Windows no meu PC) existiam fabricantes de Drivers para ATI e Nvidia não oficiais!

Mais uma busca no Tio Google e Tchan-Tchan-Tchan TCHAN!!!!  Encontro os Drivers Omega!
Não era a versão mais recente, mas tudo bem, nessa altura do campeonato só queríamos que ele funcionasse!

21MB baixados e toda a tensão na hora da instalação!

VIVA!!! Deu certo! Instalou sem erros e reiniciou com a resolução nativa do Monitor LCD do Note!  Que diferença de imagem! Mas daí só teve um probleminha! O Note ficou lento! :(

Lembrei que os Drivers da ATI não instalavam por causa do Windows não ter reconhecido nenhuma placa de Vídeo. E agora que a placa era reconhecida? Voltamos a tentar com o Driver da ATI para o X200M.  

Funcionou!!! A qualidade da imagem caiu um pouco, mas o Notebook ficou mais esperto!  Mas aí aconteceu outro galho! Tela Azul da morte!!!!!!  Reiniciei o Windows e aparentemente ficou tudo bem. Dizem que o Windows pega no tranco, não é mesmo? :)

Meu amigo me agradeceu um monte, disse que se fosse por ele já teria desistido muito antes e nem saberia por onde começar a procurar isso tudo!


Com esse causo colegas, me ficaram algumas lições!

1)Driver da ATI é Bomba no Linux e no Windows!
2)Para um usuário final, o Windows é tão complicado quanto Linux! Foi só o primo do meu amigo largar ele só com o Windows instalado que o bicho pegou! Agora imaginem se ele tivesse que instalar o Windows também!
3)Mesmo com tantos “ajudantes” no Windows, nenhum resolveu o problema ou sequer deu uma pista de como resolver os problemas.
4)Torça para que o Driver fornecido pelo fabricante do Hardware funcione de primeira!  


E aqui o meu protesto: É um Absurdo a Microsoft cobrar uma nova licença só para mudar o Idioma de um sistema Operacional!

Minha intensão está longe de descer o Pau no Windows, mas de mostrar como ele pode ser tão complicado quanto o Linux para um usuário final!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2006, 00:51 »
Isso é abuso de poder econômico, concentração e utilização de condição manifestamente prejudicial ao consumidor. Exigir a aquisição de  outra licença, nesse caso, viola Código de Defesa do Consumidor, pois se o programa está disponível em português, será utilizado no Brasil e possui suporte nacional, a Microsoft é obrigada, por lei, a fornecer ao usuário a possibilidade de usar o idioma naciional sem ter que adquirir uma nova licença.  Nao interessa que o note foi adquirido no Paraguai. A Microsoft possui estabelecimento no Brasil, o software suporta o português e a necessidade de adquirir uma nova licença,pode ser considerada "venda casada". Se o seu amigo possui toda a documentação em ordem, sugiro que ele promova uma ação contra a Microsoft.
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2006, 01:04 »
O windows feito para a maioria dos Laptops, incluindo os Toshibas, é OEM feito exclusivamente para a máquina. Só instala num determinado modelo e vem com os drivers já preconfigurados.
Instalar um windows genérico nestes modelos é muito mais trabalhoso do que o linux. Já passei por isso. É uma aventura com resultado nem sempre satisfatório.
Com segurança afirmo que uma boa parte dos notebooks vendidos hoje com o windows xp, não irá rodar o novo Vista satisfatóriamente, mas o linux sim.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

temp.

  • Visitante
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2006, 12:51 »
Tão complicado que nem eu saberia resolver. Sinceramente, eu já teria botado um linux se esse cara fosse o meu amigo.

Aconteceu isso com o note do meu pai. Levei uma madrugada inteira procurando os drivers e instalando. Isso pq antes eu tinha instalado ubuntu pra ele e tinha reconhecido absolutamente tudo, o problema é q ele não gostou.

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2006, 12:52 »
Isso me lembra uma vez q eu comprei um notebook hp compaq pavilion (eu acho q era esse o modelo) ele não veio com nada, instalei o ubuntu, uma maravilha, reconheceu praticamente todos os hardware, aí fui vender ele pro meu velho, tive q instalar o windows, não reconheceu praticamente nada, tive maior dor de cabeça pra configurar.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2006, 13:12 »
aqui na loja a gente faz isso. os notes sao só importação (nao, nada de paraguay) e vem com o windows XP home em inglês. a gente tem aí uma midia de XP home em português, e instala com a mesma chave que vem no note. se der pau, a gente liga na microsoft e enche o saco pra darem o código de ativação e pronto.

só q ao contrario do primo do seu amigo, a gente manda com todos drivers instalados, tudo bonitinho...

os mais lindos nesse sentido sao os HP e os Compaq, q vc só coloca os CDs de instalação de drivers e software que ele faz tudo sozinho. os Toshiba e os Sony só dão dor de cabeça. os Toshiba só vem com recovery completo e os da Sony só instalam no windows em inglês, se vc tenta instalar no windows em português eles dizem que nao reconhecem o idioma. uma vez eu tentei instalar linux num deles, e bombou tudo beleza, mas nem pensar em vender assim... o pessoal reclama que nao dá pra colocar o "uinamp", o "fotochópi" baixado do emule, e tambem o "amigo dele que entende um monte de informática" disse que o Linux é ruim...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2006, 14:38 »
Como pode, o Windows que existe a um certo tempo ter tanta dificuldade para a instalação de Drives que são ate bem conhecidos. O windows sempre foi e sempre sera esse sistema que iludi o usuario, fazendo o pensar que é um sistema de facil manipulação, mais com o tempo o usuario percebe que não é tão facil assim.

[#Elite Top Team]

Offline diogo.delgaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2006, 14:39 »
pergunta só para os mais velhos...


qdo a microsoft começou era tanto monopólio e 'licença pra isso e pra aquilo' ou era mais 'aberta'?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2006, 14:58 »
A Microsoft começou com o PC.... com o MS-DOS.
Mesmo com base do MS-DOS, o editor de texto e planilha mais usados não eram Microsoft.
A grande virada veio com o Windows 3.1 e com as primeiras aplicações visuais para escritório: Word e Excel.
Como detentores do sistema operacional e das APIs, eles deram um salto em relação aos concorrentes (Word Star, Fácil, Lotus 1,2,3, Quatro Pro).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2006, 21:24 »
li apenas o primeiro post e to respondendo... depois leio os outros.

meu notebook é toshiba bonitao ! :P
http://dynabook.com/pc/catalog/ss_c/050420sx/index_j.htm

veio com WinXP japa sem CD de recuperação nem drivers.
tem apenas uma partição com bakup do sistema.

até pensei em instalar WinXP(BR) mas sem drivers, nem arrisquei.

redimencionei a particao Windows 56->10G :twisted: e instalei linux Ubuntu e Gentoo
O Ubuntu reconheceu som, rede gigabit, rede wireless, video (3D inclusive), teclas especiais do notebook, touchpad blablabla. faltou leitor de SD-RAM e leitor de impressao digital. Acho que nao reconheceu o modem tambem.
Bluetooth tambem nao testei, mas acho que reconheceu.

resumindo. Facilimo a instalação do Ubuntu nesse note. Se fosse no windows... afe

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2006, 21:54 »
mitsu quanto ao leitor de digital da uma olhada nesse artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4959, outra coisa, o lap é bom? to precisando de um novo
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2006, 11:35 »
"pagina nao encontrada" .
Mas leitor de impressao digital da AuthenTec eu nem to usando mesmo...
ops, basta copiar link e retirar a virgula que esta grudada com 4959
valeu pelo link

essem eu notebook foi feito pra ser fininho. Nao tem nem CD-ROM interno.
Com 256Mb de memoria, eu senti o Ubuntu meio "pesadao". Coloquei +512M, desabilitei os serviços desnecessarios e a performance melhorou muito.

notebook pequeno, esse eu achei show. Bateria dura 3.5h.
Se quiser velocidade, esse eh fraquinho.

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Dizem que no Windows é mais fácil! Mas será mesmo?
« Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2006, 16:12 »
pergunta só para os mais velhos...


qdo a microsoft começou era tanto monopólio e 'licença pra isso e pra aquilo' ou era mais 'aberta'?


Na verdade quem sempre foi cheia dos monopólios e das frscuras foi a apple... como a microsoft só copia, e copia mal, copiou isso tbm... ^^


VIVA O LINUX  (caixa alta de alegria por usar o ubuntu  ;D )
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"