Autor Tópico: Proteger meu pc da rede  (Lida 4452 vezes)

Offline Molr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Proteger meu pc da rede
« Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:50 »
Meus amigos, quero fazer uma consulta e, tal vez por falta de conhecimento, não consegui encontrar nenhum tópico que se encaixa-se no assunto. Explico minha situação: Uso Ubuntu 10.10, tentando aprender e teimando pra ficar. Recentemente fui morar num Ap e me foi oferecido acesso a internet que é de uma Lan House, quer dizer que meu computador fica na mesma rede deles. Acredito que a rede deles seja Windows porque tenho o Firestarter rodando e nos eventos ele monstra muita movimentação na porta 445 serviço – Microsoft-ds e outras de protocolo UDP que agora sei são dos jogos (da Lan House).
As minhas perguntas são: Como proteger meu computador da rede?, o Ubuntu esta seguro, sem proteção adicional? Ainda que não seja posivel acessar minhas pastas pessoais, ele (o servidor que esta na Lan House) pode controlar meu trafego na Internet? Tipo os Sites, as minhas conversas no a MSN, no Skipe?
Obrigado por qualquer ajuda

MOLR
"Penso, logo existo"...e sou responsável por isso! E sou livre! Uso Linux!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 02:08 »
Citar
Como proteger meu computador da rede?
Desculpe, proteger do quê? De vírus? O fato de vc usar ubuntu já é sua proteção quanto a isso.
Já se a idéia for proteger contra invasão, o risco existe, e vc tem que ficar esperto, mantendo o sistema atualizado, não habilitando serviços desnecessários, mantendo um firewall ativo (e.g. ufw), usando senhas fortes, etc.

Citar
o Ubuntu esta seguro, sem proteção adicional?
Você não está pensando num antivírus, está? Isso não te pertence mais. Desencana.

Citar
Ainda que não seja posivel acessar minhas pastas pessoais, ele (o servidor que esta na Lan House) pode controlar meu trafego na Internet? Tipo os Sites, as minhas conversas no a MSN, no Skipe?
Sim, podem. Pra não ser possível acessar, vc teria que estar usando uma VPN; mas a VPN é um túnel, assim tem uma entrada (sua máquina), e uma saída --- e onde seria essa saída?
Pra minimizar o estrago, vc pode procurar usar HTTPS sempre que possível.

Note que esse risco de acessarem suas conversações existe em qualquer rede, o administrador da rede sempre pode fazer isso. A diferença, se faz ou não faz, está na ética dele. No fim, vc precisa saber se pode confiar no cara... ou se não pode.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Molr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 07:14 »
Muito obrigado zekkerj.
A sua resposta foi muito clara e satisfatória. É exatamente isso que me preocupa. Até pq me quem vendeu a Internet foi o dono do Ap, que aluga a Loja pra o cara da Lan, que vende a conexão pra o dono do Ap que revende nos Ap's. Deu pra entender?
E na verdade não confio no cara não.
Como faço para configurar VPN? No Mini-aplicativo para conexão de rede, Tem a opção VPN, mas não saberia configurar. Poderia me ajudar?
Como faço para usar (sempre que possível) HTPS?
Para informação te digo que a conexão no Mini-aplicativo esta configurada como "Configurações IPv4 - Automático (DHCP)
Agradeço mais essas dicas.
Um abraço e muito obrigado.

Ops! Desculpem, não sei o que fiz de errado, acho que demorei muito e o sistema me tirou da resposta do zekker e acavei criando um novo topico, por favor peço me desculpem e deletem o tópico errado.
"Penso, logo existo"...e sou responsável por isso! E sou livre! Uso Linux!

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 09:51 »
Você pode usar o clanav para verificar existencia de virus em arquivos .exe/.wmv/.doc/.xls (não que um virus do windows vá conseguir se instalar, mas ao levantar um processo com o wine por exemplo o virus pode subir junto e ficar ativo na memoria sem voce saber)

O sistema de arquivos foi projetado para que vc use permissoes, de um modo geral por padrao acesso externo nao tem permissao de execução.

tem 1 arquivo oculto no sistema que nem o proprio dono (root) pode ver, mas os hackers sabem onde ele esta. root é quem guarda tudo de importante, proteja a senha dele. e a sua de usuario também, recomendo senahs de 16 digitos (uma frase  inteira ja resolve)


 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 12:06 »
Citar
Como faço para configurar VPN? No Mini-aplicativo para conexão de rede, Tem a opção VPN, mas não saberia configurar. Poderia me ajudar?
Não é assim tão simples. A VPN tem que ir pra algum lugar, uma outra máquina na internet, de onde sua navegação vai parecer se originar. Vc tem essa outra máquina? Se não tiver, não tem jeito.

Citar
Como faço para usar (sempre que possível) HTPS?
Trocando o "http" no início dos URLs por "https". Mas isso nem sempre vai funcionar, pois vários sites não oferecem uma versão "https".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 12:06 »
Enquanto escrevia, lembrei de uma alternativa: TOR ("The Onion Router"). Mais detalhes sobre o TOR: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Onion_Router
Você pode instalar a extensão "torbutton" (https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/torbutton/) no Firefox, e assim navegar com muito mais segurança, uma vez que todas as suas comunicações via Firefox passam a ser criptografadas. No entanto, há um preço a pagar:
- O acesso fica muito mais lento;
- Você pode ter problemas com sites de banco e assemelhados (nesse caso, desligue o TorButton pra usar o acesso normal).
- Só o que vc faz pelo Firefox é protegido pelo TorButton. Assim, outros aplicativos, como aMSN, Pidgin, Empathy, Evolution, Thunderbird, Synaptics, apt-get,etc) não estarão protegidos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Molr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 21:37 »
bitetti, muito obrigado meu amigo pela ajuda, o meu problema é bem mais o que o zekkerj falou, é me proteger de invasão mesmo. Coisa chata isso!, antes quando usava o "outro" SO, nunca me preocupei com segurança, agora que uso um Sistema Operacional Livre e seguro, é com o qual estou aprendendo muito, fico (eu) bem mais preocupado, mais fazer o que, faz parte da evolução. Obrigadão meu amigo.
"Penso, logo existo"...e sou responsável por isso! E sou livre! Uso Linux!

Offline Molr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Proteger meu pc da rede
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 21:57 »
Enquanto escrevia, lembrei de uma alternativa: TOR ("The Onion Router"). Mais detalhes sobre o TOR: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Onion_Router
Você pode instalar a extensão "torbutton" (https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/torbutton/) no Firefox, e assim navegar com muito mais segurança, uma vez que todas as suas comunicações via Firefox passam a ser criptografadas. No entanto, há um preço a pagar:
- O acesso fica muito mais lento;
- Você pode ter problemas com sites de banco e assemelhados (nesse caso, desligue o TorButton pra usar o acesso normal).
- Só o que vc faz pelo Firefox é protegido pelo TorButton. Assim, outros aplicativos, como aMSN, Pidgin, Empathy, Evolution, Thunderbird, Synaptics, apt-get,etc) não estarão protegidos.


Meu amigo, muito obrigado pelas dicas, vou experimentar devagar, pq meu outro porém é que não "manyo" (giria em Espanhol que significa "entender") nada de Inglês e isso complica um pouco. Mas hoje descobri na ajuda do Ubuntu sobre o Gufw 10.10.1 e instalei ele, sei que não vai resolver totalmente mais junto com a navegação em https (já estou usando no Google Chrome e ta bz) vou aposentar o Skipe e o aMSN, vou usar o e-messenger, li em algum lugar que tem uma opção de conversação criptografia-da, ou algo parecido.
Como encerro o tópico?
Muito obrigado. Um abraço
"Penso, logo existo"...e sou responsável por isso! E sou livre! Uso Linux!