Autor Tópico: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?  (Lida 11310 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Como uso meu notebook para exibição de filmes em sala de aula, usando meu netbook e o datashow da escola, desenvolvi um script para conversão de filme em DVD para vídeo AVI, com áudio em português:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69400.0.html

Já uso esse script há algum tempo e reparei que o vídeo convertido, dependendo da mídia em que o DVD foi gravado, as vezes fica estranho. Depois que passei da versão 10.04 para 10.10 as coisas pioraram muito (não sei se acontece com outros, mas os pacotes medibuntu free non free estão apresentando problemas na atualização)

E pesquisando na rede sobre isso, encontrei comandos de terminal para isso, mas que usam codecs diferentes:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Mencoder-ripando-DVD-para-DIVX?pagina=2

Como ainda não encontrei tutorial ou texto que responda isso, qual codec apresenta melhor desempenho e resultado na conversão de DVD para AVI? msmpeg4? mpeg4? xvid?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2011, 23:42 »
Camarada, eu uso o winff para converter.
As vezes deixo no formato livre que o thoggem gera ao ripar um dvd.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2011, 22:02 »
O Divx ou Xvid pra rip e x264 (Mpeg 4) para converter e compactar depois o Divx.

Além do Mencoder, vou dar mas sugestões....

Use o Dvd::Rip (que usa o Transcode)

Lá em Transcode vc escolhe o container AVI (que é a extensão). Ao escolher .avi, voce terá as opções de formato em Video codec. Deixe em Xvid como já fica por padrão.
Em Video bitrate calculation, se quiser deixar padrão, deixe mesmo em 700 MB (1800 Kbps de bitrate), e para Xvid ou Divx tá bom. Em Target media fica por padrão Two, então coloque para One  para nao dividir em 2 e ficar um arquivo maior e ter que juntar depois.
Deixe em One. Em audio deixe em .mp3 e em 128 mesmo.
Um video de mais de 8 GB ficou com 875,5 MB com excelente qualidade.
Agora vem o melhor: Peguei este video Xvid e converti pelo Ffmpeg no formato x264 mantendo a extensão .avi. Calculei o bitrate ao meu gosto e o filme ficou com 274,2 MB. Ficou com uma qualidade boa e pequeno. Inacreditável.....Acabei deixando a ideia de .rmvb de lado.
Eu exagerei deixando o bitrate em 200 Kbps, e podia ter deixado em 400 Kbps, ficando ainda melhor em qualidade, porem o tamanho ficaria maior, ou seja, + ou - uns 474,2 MB. Mas ainda ficou excelente no 274,2 MB hehehe, e isso é até bom para compartilhamento.
P/ isso eu tive que compilar o Ffmpeg e o x264. Mas foi facil. Veja aqui > http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77960.0.html
Espero ter ajudado!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 01:24 por ElMago »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2011, 01:22 »
ElMago

Você ajudou muito.

Estou usando o mencoder, pelo terminal, para testar e automatizar esse procedimento por script bash.

Sou professor da rede pública e uso um netbook para exibição de filmes em sala de aula. Com o script que criei, eu apenas coloco o DVD no leitor e o executo (tanto faz se é original ou gravado). O script trabalha silenciosamente com um único clicar de botão e salva o vídeo convetido dentro de minha pasta vídeo. Com ele consigo que o DVD de 4.3 GB seja codificado como vídeo AVI, com legendas embutidas ou áudio em português, num arquivo de 800MB. Mas, não gostei muito da qualidade e acho que o codec mpeg que estou usando pode ser a causa. Como sempre vou precisar codificar o DVD para um vídeo a ser colocado dentro do HD do netbook, sua ideia ajuda muito. Pelo que li a respeito, a maioria dos programas de conversão de vídeo para linux simplesmente criam uma interface gráfica para controlar o mencoder, que acaba servindo de escravo (como o Nero, em relação ao Shirink do Windows). A questão é definir os parâmetros

No caso que você citou, de ripar com xvid e converter com x264, o programa cria um arquivo de vídeo com o xvid em formato MPEG2?

Na sua opinião e experiência:
Qual o melhor formato para conversão do filme DVD para um vídeo? AVI, MPEG, MPG ou WMV?

Qual a resolução de saída você costuma usar? 720, 480, 320?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2011, 01:40 »
É por isso que a qualidade não está ficando das melhores nos seus vídeos.
O Mpeg 1 e 2 não aguentam muita compressão. Talvez o 1, mas esses formatos são, ou para deixar o video pronto p/ uma proxima autoração, e/ou é para fazer o contrário. Ou seja, quando se vai passar um video para VCD ou DVD, os programas usam o formato Mpeg 1 e 2 respectivamente. Perceba que os videos crescem depois que viram Mpeg, caso estejam em outro formato.
O Mpeg 2 que voce citou é o formato, assim como o Xvid  ou Divx. São formatos diferentes, portanto  (ao meu ver), não há uma compatibilidade muito boa. Tanto que .mpg é a extensão usada para o formato Mpeg 1 ou 2, e a extensão .avi é usada para Xvid ou Divx.
Os .avi, .wmv, .mpg são extensões.
Já Mpeg 1, Mpeg 2, WMV (o formato para a extensão .wmv e .asf), Microsoft Video 1 (o formato para a extensão .avi, o AVI puro), Xvid, Divx e x264 ou H264, (sendo que estes quatro últimos fazem parte do Mpeg 4) são formatos (os codecs propriamente ditos).
Só que Codec é uma forma mais especifica de se falar do formato, ou seja, o formato é o Mpeg 4, e os codec que acompanham o Mpeg 4 são por exemplo, o Xvid, Divx, H264 e X264.
Todos estes formatos e extensões que vc perguntou são bons, mas cada um com sua função.
Se quer boa compressão e qualidade, o Xvid é recomendado. Se quer mais compressão ainda e boa qualidade, é o x264.
É que o Xvid é usado para ''ripar''. Agora, depois de ''ripado'', aí sim, vc tranforma ele num formato x264.
As extensões .avi e mp4 combinam com o x264, já o .mpg não, por incrivel que pareça....
« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 02:49 por ElMago »

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2011, 01:51 »
Qual a resolução de saída você costuma usar? 720, 480, 320?

Depende do vídeo..
P/ voce ver o exemplo que dei no video que usei.
Se for resolução, geralmene é 700 x 480. Agora, taxa de bits (bitrate) é 700 (em vários casos) pra Xvid para um filme grande....
Ou 200, 300, 400 para usar um filme grande para x264 ....
É que nunca usei p/ ripar um diretamente em x264 ...nem sei como é, mas pela tecnologia do x264, com certeza a taxa de bits seria ainda beeeem menor que a do Xvid . O x264 é o melhor formato do mundo atualmente.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, 02:06 por ElMago »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2011, 20:30 »
É por isso que a qualidade não está ficando das melhores nos seus vídeos.
O Mpeg 1 e 2 não aguentam muita compressão. Talvez o 1, mas esses formatos são, ou para deixar o video pronto p/ uma proxima autoração, e/ou é para fazer o contrário. Ou seja, quando se vai passar um video para VCD ou DVD, os programas usam o formato Mpeg 1 e 2 respectivamente. Perceba que os videos crescem depois que viram Mpeg, caso estejam em outro formato.
O Mpeg 2 que voce citou é o formato, assim como o Xvid  ou Divx. São formatos diferentes, portanto  (ao meu ver), não há uma compatibilidade muito boa. Tanto que .mpg é a extensão usada para o formato Mpeg 1 ou 2, e a extensão .avi é usada para Xvid ou Divx.
Os .avi, .wmv, .mpg são extensões.
Já Mpeg 1, Mpeg 2, Asf (o formato para a extensão .wmv), AVI (o formato para a extensão .avi), Xvid, Divx e x264 ou H264, (sendo que estes quatro últimos fazem parte do Mpeg 4) são formatos (os codecs propriamente ditos).
Só que Codec é uma forma mais especifica de se falar do formato, ou seja, o formato é o Mpeg 4, e os codec que acompanham o Mpeg 4 são por exemplo, o Xvid, Divx, H264 e X264.
Todos estes formatos e extensões que vc perguntou são bons, mas cada um com sua função.
Se quer boa compressão e qualidade, o Xvid é recomendado. Se quer mais compressão ainda e boa qualidade, é o x264.
É que o Xvid é usado para ''ripar''. Agora, depois de ''ripado'', aí sim, vc tranforma ele num formato x264.
As extensões .avi e mp4 combinam com o x264, já o .mpg não, por incrivel que pareça....

ElMago

Então, o ideal seria ripar o DVD em um vídeo com codec xvid e depois converter esse vídeo com x264. Nesse caso, usando xvid, o formato de saída do vídeo ripado seria MPEG2 ou AVI?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2011, 22:58 »
Bom.

Corrigi o comando do script:
Citar
iso="/tmp/dvd.iso"

mencoder -dvd-device $iso dvd://1 -alang en -slang pt -oac copy -ovc xvid -xvidencopts bitrate=800 -vf lavcdeint,scale -zoom -xy 352 -o /dev/null

mencoder -dvd-device $iso dvd://1 -alang en -slang pt -oac mp3lame -lameopts cbr:mode=2:br=128:vol=10 -ovc xvid -xvidencopts bitrate=800 -vf lavcdeint,scale -zoom -xy 352 -o /tmp/convertido.avi

Para o DVD que tinha dado problema com o codec lavc mpeg4, usando xvid consegui um vídeo razoável, de 240MB. Achei que a imagem poderia ser bem melhor, já que não teria problema se tivesse uns 700MB.

Então, além de passar o bitrate para 1100, se eu colocar 480 para -zoom -xy eu consigo uma imagem melhor?

Alguém sabe qual é a vantagem de se usar -ofps 23.976 -vf crop=h=365 -zoom -xy 652 ?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 01:42 »

Então, o ideal seria ripar o DVD em um vídeo com codec xvid e depois converter esse vídeo com x264. Nesse caso, usando xvid, o formato de saída do vídeo ripado seria MPEG2 ou AVI?

1° resposta; sim.
2° resposta; p/ o  Xvid, use .avi  no formato de saída (extensão). P/ o MPEG 2 se usa o formato de saída .mpg.

Abraço.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor codec para converter um filme DVD para vídeo AVI pelo mencoder?
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:51 »

Então, o ideal seria ripar o DVD em um vídeo com codec xvid e depois converter esse vídeo com x264. Nesse caso, usando xvid, o formato de saída do vídeo ripado seria MPEG2 ou AVI?

1° resposta; sim.
2° resposta; p/ o  Xvid, use .avi  no formato de saída (extensão). P/ o MPEG 2 se usa o formato de saída .mpg.

Abraço.

Apenas para ilustração, o aplicativo DVD Encoder OGMRip, disponível pela central de programas, tem a opção de fazer direto do DVD para x264. Essa opção é definida como de alta qualidade, mas com meu Athlon 64 X2 5000 essa opção foi estimada em 15 horas de trabalho...

De qualquer forma, com esse aplicativo e usando xvid demorou cerca de duas horas, um pouco mais que o tempo gasto para se fazer isso pelo mencoder, via script
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS