Autor Tópico: usar outra partição vazia  (Lida 2646 vezes)

Offline cleitonnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
usar outra partição vazia
« Online: 24 de Janeiro de 2011, 18:39 »
Ola galera! ;)

Tenho uma duvida...

Reparei que no caso do linux, mesmo eu tendo uma partição vazia para armazenar coisas, os programas que eu quiser instalar, sempre ficarão limitados a partição onde esta localizada minha /home e a instalação da distribuição.

Eu gostaria de apagar a partição do windows e usa-la para instalar programas a partir da partição do meu linux. Isso é possível?!

A partição do meu ubuntu tem 60 GB e a do windows, mais de 300GB. Eu gostaria de apagar o windows dessa de 300 e usar o espaço vazio para instalar programas e usar no ubuntu da outra partição entenderam? ;D

GRATO!
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2011, 17:16 por cleitonnunes »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [duvida] usar outra partição vazia
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2011, 20:56 »
1. dá uma olhada nas regras do fórum, parece que tem um erro no título do seu tópico

pelo que entendi vc instalou o ubuntu, somente numa partição, né
os programas ficam instalados na partição raiz (onde fica o sistema operacional)
o que vc pode fazer depois de retirar o windows é formatar essa partição p/ um padrão linux, ext4 e p/ lá transferir a pasta /home
presumo que depois vc vai ter que montar essa /home p/ iniciar junto c/ o sistema

vai ser um trabalhão, mas dá p/ fazer, dá uma olhada abaixo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29979.0.html

outra coisa a /home ñ armazena programas instalados, sim configurações do mesmo e arquivos pessoais
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: usar outra partição vazia
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2011, 00:38 »
Citar
A partição do meu ubuntu tem 60 GB e a do windows, mais de 300GB. Eu gostaria de apagar o windows dessa de 300 e usar o espaço vazio para instalar programas e usar no ubuntu da outra partição entenderam
Você pode redimensionar a partição pra usar o espaço total do disco.

Você pode também criar novas partições e montá-las sobre alguns diretórios, em especial sobre os diretórios "/home" e "/var".
Fazendo isso, tenha o cuidado de mover o conteúdo anterior dos diretórios pra partição nova, senão vc não vai mais conseguir acessar esses arquivos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D