Autor Tópico: Ubuntu nas Empresas  (Lida 17349 vezes)

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 12:46 »
Trabalho em escritório Contabil... e o que vejo são muitas dependencias por parte do governo em windows, criando softwares restritos somente ao windows, deixando as empresas muito dependentes deste sistema ainda, atrapalhando o crescimento do S.L.

Alguns programas ja foram comentadas pelo coelhojhezebell, completando a lista:

Conectividade Social ( Entrega de Sefip/fgts/grrf) mantidos pela Caixa Econômica Federal ( e todos sabemos que esta instituição é que mais se da trabalho em se falando de Linux).

Gerador de Registro fiscal ( Secretaria da Fazenda dos Estados)

ISS ( por parte das prefeituras)

O que melhor se encontra, e que também é desenvolvido para esta finalidade é O IRRF. Mas lembrando que não é feita o ano inteiro declarações.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 12:49 por Jhon_than »
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 14:48 »
Isso acabou de me lembrar de um caso muito pior, a ABNT tão exaltada pelo Fantastico.

Simplesmente parece uma piada de mal gosto, exige instalação de Dot Net framework no Windows XP em diante de uma coisa que poderia pura e simplesemente ser disponibilizada em PDF.

Pra piorar para você ter acesso á norma, além de ter o SO que eles mandam é obrigado a pagar pelo documento!!!
 

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 15:09 »
Citar
Isso acabou de me lembrar de um caso muito pior, a ABNT tão exaltada pelo Fantastico.

Simplesmente parece uma piada de mal gosto, exige instalação de Dot Net framework no Windows XP em diante de uma coisa que poderia pura e simplesemente ser disponibilizada em PDF.

ABNT? Como assim?
Ela adotou o ODF como norma brasileira (NBR ISO/IEC 26300:2008) e está apoiando essas coisas?
É impressão minha ou está sendo meio contraditória?

Citar
Pra piorar para você ter acesso á norma, além de ter o SO que eles mandam é obrigado a pagar pelo documento!!!

Pagar pelo documento eu até entendo, mas obrigar usar um SO (caso seja isso mesmo) não faz o menor sentido para mim.


Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 10:46 »
Amigo Bitetti tambném não entendi muito bem o que este fato tem a ver com o debate, você poderia explicar melhor, comentar colocar links relacionados para que possamos ver e debater sobre este caso tenha ligação com o assunto:

Migração de Empresas para Linux Ubuntu.
Uso de Software Livre em Empresas.
Sucesso nos casos de migração em empresas.

Continuemos o debate....
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 10:54 »
Excelente debate!

Se a migração de um único software (ainda não estou falando de SO) já dá uma dor de cabeça absurda em uma empresa, o que dirá migrar um SO? O trabalho é imenso. Mas vejo muitos resultados positivos nisso aí. Diretamente, o melhor resultado é a economia e a tão famosa redução de custos. Indiretamente, estamos popularizando o Linux/Ubuntu.

Algumas empresas sofrem menos em mudar o SO das estações de trabalho. Se você for migrar de Windows para Ubuntu em uma empresa de T.I, Fábrica de Software, Telecom etc... A dor de cabeça será bem menor. Logicamente, isso não seria possível se o desenvolvimento é focado em .NET. Desenvolvimento Java, PHP, Python, Ruby, entre alguns outros rodam bem melhor em Linux do que Windows. Então, a migração seria sem nenhum problema. Porém, em todas as empresas, existem profissionais "de segunda" como nosso amigo citou. Eu considero esse tipo de funcionário uma praga. Se acomodam, não evoluem, não estudam e reclamam. Qualquer mudança para esses caras é um parto. Ah se a empresa fosse minha...

Se um funcionário trabalha com desenvolvimento de software ou envolta desse desenvolvimento (requisitos, testes, implantação, DBAs), ele tem que saber trabalhar com qualquer software e/ou SO que lhe for confiado. Se ele não sabe, deve pedir treinamento ou estudar. Sem essa de "ahh eu não gosto desse Linux". "Para que mudar? Tá bom assim". Puro preconceito.

Outros tipos de empresa deve sofrer mais mesmo. Lojas, escritórios, manufaturas, repartições públicas, corretoras.. Aí sim a mudança é dolorida mesmo. Mas não impossível. Uma mudança gradual e bem lenta tem que ser aplicada. Software específicos para Windows devem ser portados, se possível, para Web. Software de terceiros específicos como o da Receita, por exemplo, deverão ficar em estações Windows até uma solução se apresentar, seja pela Receita ou pela própria empresa. Não tem jeito.

Enfim, somente o esforço em se tentar uma migração dessas, já vale a pena. Mesmo que se falhe a migração seja pelo motivo que for. O esforço mostra que, pelo menos, estamos tendo um força de vontade de melhorar.

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 12:23 »
Sim, muito bem. Vamos continuar com as opiniões, casos de sucesso e debater o tema...
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 14:19 »
Citar
Amigo Bitetti tambném não entendi muito bem o que este fato tem a ver com o debate, você poderia explicar melhor, comentar colocar links relacionados para que possamos ver e debater sobre este caso tenha ligação com o assunto:

Migração de Empresas para Linux Ubuntu.
Uso de Software Livre em Empresas.

Não perguntou para mim, mas vou me intrometer e ir com um raciocínio bem simples ...

Quem é a responsável pelas normas que estabelecem padrões de qualidade para empresas aqui no Brasil?
Concorda que empresas que seguem rigorosos padrões utilizam essas normas?
Imagine uma empresa que pretende adquirir uma certificaçaõ ISO 9000, o que ela tem que fazer?
Seguir essas normas!
Concorda com isso?

Agora me diga uma coisa, por favor...
O que acontece quando a própria entidade que representa a ISO aqui no país dificulta a vida de empresas porque "obriga" a ter um determinado SO? (repito, caso seja isso mesmo que o Bitetti falou!)
Concorda que isso dificulta a migração de empresas para o Linux?
Concorda que, de certa forma, também dificulta o uso de software livre nas empresas?

Pode não ser o foco que você deseja para o tópico, mas existe essa relação sim. ;)
É claro que assuntos que envolvam documentos fiscais acabam tendo maior importância, mas isso não significa que esse outro não mereça alguma atenção.

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 15:06 »
Os s softwares que o amigo solicitou os nomes são (vou citar alguns exemplos):

Dapisef, Dacon, Dctf, Dipj, Sicalc, Sintegra , Jucemg Dirf etc....

Alguns desses até conseguem ser instalados pelo Wine, mas dão alguns erros e não confio em coisas não testadas de forma eficiente e garantida.

* Quanto ao comentário do outro colega o outro "emulador" é um software que é pago e se eu emular o Windows não precisaria do Linux era só instalar um Windfows pirata e colocar nele os softwares.

* A receita federal está disponibilizando alguns softwares novos para linux tais como os de Declaração do Imposto de renda. Mas a pergunta é e os outros que precisamos, o que fazer com eles? Querem tanto que paguemos impostos e que estejamos em dia com o Governo e as leis tributárias então deveriam incentivar a liberdade de escolha e a segurança no uso de aplicações de Ti que encontramos no linux.

* Nós e tantas outras empresas também precisamos de aplicações da Caixa Econômica Federal escritas e testadas para linux pois temos departamentos pessoais e outros que necessitam destas.

* A Maioria dos dptos financeiros já usam aplicações BB e outras que rodam no Linux e via browser.

Vamos discutir o assunto, opiniões fazem a diferença...

Vamos continuar o debate.......

Excelente observação!

Sou formado em contabilidade e algumas empresas e principalmente escritórios por onde passei, que precisam (na verdade são obrigadas) a entregar essas declarações, instalam windows somente para poder enviá-las, isso sem sem falar em âmbito Estadual e Municipal.
Mas acredito que se começar a vir de "cima", da Receita Federal, já é um grande começo.


Isso é muito importante, a Receita Federal vindo a disponibilizar seus programas para outros SO's com certeza vai incentivar os estados e prefeituras a fazerem o mesmo!

 :)
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 22:03 »
Normas e modelos como o ISO 9001, ISO 14000, CMMi, MPS.BR etc etc etc, indicam apenas O QUE deve ser feito e não COMO você faz. Explicando de maneira mais simples, é como se te dissessem: Você precisa chegar até determinada cidade. Se você vai de carro, ônibus, trem, avião... É sua escolha. Cada escolha tem suas características e todas te levam a um objetivo final com mais ou menos custos.

Se a ABNT está dizendo COMO se deve fazer determinadas coisas, então ela está engessando todo o processo. Certeza que ela está fazendo isso? Tem algum link ou material onde diz que ela determina qual SO, ferramenta ou software usar?

Abraço

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 22:16 »
Citar
Normas e modelos como o ISO 9001, ISO 14000, CMMi, MPS.BR etc etc etc, indicam apenas O QUE deve ser feito e não COMO você faz. Explicando de maneira mais simples, é como se te dissessem: Você precisa chegar até determinada cidade. Se você vai de carro, ônibus, trem, avião... É sua escolha. Cada escolha tem suas características e todas te levam a um objetivo final com mais ou menos custos.

Se a ABNT está dizendo COMO se deve fazer determinadas coisas, então ela está engessando todo o processo. Certeza que ela está fazendo isso? Tem algum link ou material onde diz que ela determina qual SO, ferramenta ou software usar?

Perdão, acho que não fui muito claro.
Era isso mesmo que eu gostaria de ter falado.
Vou tentar melhorar o texto...

Citar
Quem é a responsável pelas normas que estabelecem padrões de qualidade para empresas aqui no Brasil? (Lembrando que elas dizem o que deve ser feito e não como fazer!)
Concorda que empresas que seguem rigorosos padrões utilizam essas normas que indicam o que deve ser feito?


Edit:

Citar
Tem algum link ou material onde diz que ela determina qual SO, ferramenta ou software usar?

Isso aqui não foi eu que disse, até porque também não achei essa informação ainda.
Até comentei isso aqui no post anterior:
Citar
O que acontece quando a própria entidade que representa a ISO aqui no país dificulta a vida de empresas porque "obriga" a ter um determinado SO? (repito, caso seja isso mesmo que o Bitetti falou!)

Também estou interessado nessa informação.
bitetti, você tem algum link para isso?
Agradeceria bastante!  ;)


Abraços


« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2011, 22:20 por fatecano »

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #25 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 11:20 »
Lamento a demora.
Citar
O que acontece quando a própria entidade que representa a ISO aqui no país dificulta a vida de empresas porque "obriga" a ter um determinado SO? (repito, caso seja isso mesmo que o Bitetti falou!)
SIm. No proprio site da ABNT quando vc tenta ler uma norma vc é logo remetido para a página de compra. O software de leitura só é disponivel para Windows.

Não parece uma restrição pesada, mas eles não oferecem suporte caso você fale que esta rodando via Wine por exemplo.

O mesmo ocorre com o Speedy, onde você mencionar que usa Linux o operador praticamente encerra o chamado de suporte! E ainda tem a cara de pau de "sugerir" que você instale Windows!!! (ou seja, sugerir que voce gaste 800 reais porque eles não tem copetencia é forte).
 

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #26 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 12:32 »
Citar
Citar
O que acontece quando a própria entidade que representa a ISO aqui no país dificulta a vida de empresas porque "obriga" a ter um determinado SO? (repito, caso seja isso mesmo que o Bitetti falou!)
SIm. No proprio site da ABNT quando vc tenta ler uma norma vc é logo remetido para a página de compra. O software de leitura só é disponivel para Windows.

Humm, agora entendi.
Não cheguei até essa parte porque o acesso a norma é pago.

Agora eu fico aqui imaginando ...
Eles possuem uma parceria com o SEBRAE para micro e pequenas empresas, onde elas pagam 1/3 do valor nominal das normas, mas em contrapartida, "obrigam" a ter um determinado SO.
Levando em conta que a norma para documentos de escritório é o ODF, ou seja, um padrão aberto, acabo achando ainda mais contraditória essa atitude deles.

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 15:31 »
Atitude amadora por parte da ABNT.

Bem, agora minha dúvida é outra. A ABNT é a única representante nacional das entidades internacionais como ISO, IEC... no Brasil? Porque dependendo da resposta, talvez haja algumas outras formas de viabilizar normas em Linux.

Se a ABNT for a única representante no país, não existe a possibilidade de comprar a norma de algum orgão internacional. Por exemplo, comprando a norma ISO 9001 diretamente da ISO. Isso não seria possível? Eu sei que em auditorias, pode-se contratar qualquer empresa devidamente credenciada, seja nacional ou internacional, que realiza esse tipo de auditoria. Então se eu posso contratar auditorias internacional, porque eu não posso comprar a norma de outro orgão sem ser a ABNT?

Se a ABNT não for a única representante no país, não há como comprar desse outro repreentande?

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 16:32 »
Citar
Bem, agora minha dúvida é outra. A ABNT é a única representante nacional das entidades internacionais como ISO, IEC... no Brasil? Porque dependendo da resposta, talvez haja algumas outras formas de viabilizar normas em Linux.

Leia isso:

Citar
A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais:
Organização Internacional para Padronização (ISO);
Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

E das entidades de normalização regional:
Comissão Panamericana de Normas Técnicas (COPANT);
Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_de_Normas_T%C3%A9cnicas
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, 16:34 por fatecano »

Offline RicardoSEP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • MeuPost
    • Ver perfil
    • MeuPost
Re: Ubuntu nas Empresas
« Resposta #29 Online: 12 de Fevereiro de 2011, 18:30 »
Da-lhe Brasil...