Criando particoes

Iniciado por facsi, 21 de Janeiro de 2011, 04:02

tópico anterior - próximo tópico

facsi

Pessoal, to meio perdido aqui...

Uma vez instalei o kurumin e foi facil. Criei uma particao ntfs pro xp, uma ext pro linux e uma swap.

to lendo os tutoriais e tem 3 ext. Uma pra kubuntu, ubuntu e home!
Entre o kubuntu e ubuntu ate da pra entender que ele quer 2 interfaces. Mas pra que a particao home???

Andreson Goveia

A partição home é importante para ficar "seguro" seu arquivos e configurações no caso de você precisar formatar novamente.

Neste caso você só precisaria formatar a partição que vai usar para instalar o sistema e direcionar para usar a outra como home também.

É como se fosse uma partição de backup.

bawlaw

bem..
eu utilizo 3 partições,

/
/home
swap

é a melhor maneira de manter os arquivos seguros..
insclusive eu tenho o OpenSuse compatilhando a mesma /home (mas com nome de usuario diferente) assim nao tenho problemas para pegar meus arquivos..
entao ficou no meu caso..

/               (kubuntu)
/               (OpenSuse)
/home
swap

Falco90

Sobre a /home:
1 - Em uma instalação normal a /home é uma pasta que fica dentro da partição raiz(/) do sistema.
2 - É lá que fica sua pasta pessoal(Documentos, Desktop, Vídeos, etc.)
3 - É lá que fica as configurações que você faz(favoritos do Firefox, modificações visuais, etc).
4 - Quando a /home está em uma partição separada, mais de uma distro podem utiliza-la.

Agora Vamo considerar este exemplo e ver as vantagens dessas coisas:

Partições:
1 - Kubuntu Linux
2 - Mandriva Linux
3 - /home

1ª Vantagem: Com o Kubuntu e o Mandriva usando a mesma home, toda vez que você salvar um Favorito no Firefox pelo Kubuntu ela vai automaticamente aparecer no Firefox do Mandriva. O mesmo serve para as configurações de todos os programas: O transmission dos dois vai ter sempre os mesmos torrents, quando você fizer uma modificação visual em um, ela vai aparecer automaticamente no outro, etc...

2ª Vantagem: Você fez alguma besteira muito grande no sistema e vai ter que formatar. Seus arquivos pessoais(vídeos, imagens, documentos) estarão a salvo na /home. Mas não é só isso, quando você reinstalar o sistema todas as sua modificações visuais, favoritos, configurações e etc. estarão no lugar, ou seja: vai ser praticamente como se você nunca tivesse formatado.

clodoaldops

Em dual-boot eu crio 4 partições primarias:
sda1...ntfs...20-30gb...windows
sda2...swap...2gb
sda3...ext4...20-30gb... /... ubuntu
sda4...ntfs... restante HD... BKP

Desta forma meus dados ficam a salvo na sda4 que pode ser acessada tanto pelo win2 qto pelo ubuntu.
Existem putras formas como criar uma partição extendida com outras partições dentro dela... mas p/ um simples dual-boot com win2 o esquema acima é muito pratio e facil!

facsi

Nao da pra fazer isso de uma pasta home pro windows nao?! kkkkkkkkkkk

Entendi. Outra coisa, se eu usar o instalador do liveCD posso organizar as particoes por la ne?

Edit:

Usando pelo liveCD:
existe ordem melhor para organização das particoes?
acho que vou botar Swap-linux-windows

clodoaldops

salvo meus dados no meu hd-externo
depois instalo win2 e linux
meu desktop ( win2 + bkp + swap + linux2 + linux2)
meu notebook (win2 + bkp + swap + linux1)
até hoje não tive problemas c/ este tipo de particionamento