Autor Tópico: Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G [Resolvido]  (Lida 10486 vezes)

Offline versorger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G [Resolvido]
« Online: 07 de Abril de 2011, 20:29 »
Boa noite!

O Perfil: Comprei um Access Point (TP-Link WR340G) com a finalidade de permitir conexão para o Nintendo Wii.

Minha conexão ADSL é da GVT. Modem Intelbras GKM 1210Q.

O cabo da linha telefônica está conectado no modem. Do modem sai um cabo até o AP e do AP sai outro cabo até o Desktop.

O Problema: só consigo navegar com o PC ligado diretamente ao modem. Quando faço a conexão via AP, apesar de aparecer que a conexão está estabelecida, não há navegação alguma, nem via desktop. O AP emite algum sinal wireless, que é reconhecido pelo celular, que se conecta a rede, porém, não navega.

Com o AP veio um CD de instalação. Claro que o tal CD só serve para Windows. Já tentei instalar um suposto driver através do KNetworManager, mas quando tento inicializá-lo, aparece uma mensagem dizendo que existe outro networkmanager em execução (???!!).

Já tentei acessar algum arquivo do CD de instalação via "Drivers Windows para placas de rede sem fio" sem sucesso, uma vez que o CD não ntém nenhum arquivo .inf útil nesse sentido.

Portanto, não sei nem dizer com certeza se o tal AP está instalado. No momento, não sei dar um diagnóstico preciso sobre o que tenho e o que não tenho, diante das várias tentativas frustradas pelas quais já passei.

A Pergunta: Por onde eu começo?!

Aguardo ansiosamente por uma boa alma que transmita alguma esperança. Estou há 3 dias batendo cabeça.

Abraço a todos.
« Última modificação: 08 de Abril de 2011, 01:59 por versorger »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2011, 20:54 »
Ola

Qual seu Ubuntu?


Eu recomendaria começar lendo o manual do aparelho, deve estar dentro do cd.

Lá voce verá que para acessar as configurações do roteador ( sim o tp 340g é um roteador ) voce terá que conectar seu computador a ele via cabo e digitar o endereço IP do router.

Configure para sua provedora de internet e deverá funcionar.

[]'s

Offline versorger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G
« Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2011, 23:29 »
Olá!

Utilizo Ubuntu 10.10.

Quanto às configurações do provedor, está tudo ok. O que eu acho que está dando errado é a "conversa" entre os periféricos. Gostaria de saber coisas do tipo:

O modem (intelbras) deve estar configurado como router ou como bridge? se bridge, ethernet ou pppoe?
E o AP, deve estar configurado como? PPPoE? DHCP?
E os tais endereços de MAC, onde entram?

Tenho quase certeza que são estas configurações que estão provocando a falha no funcionamento da conexão.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G
« Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2011, 23:50 »
Olá versorger,

A GVT costuma usar o modem em modo roteado. Se você vai usar um roteador wireless em conjunto com essa rede, tem três alternativas:

1. Modem ADSL em modo router, roteador wireless em modo AP.
Ligue uma das portas LAN do roteador ao modem. Desative o serviço DHCP do roteador. Configure o endereço LAN do roteador para um endereço livre na mesma faixa que o endereço do modem. Não é preciso configurar o endereço WAN do roteador, ele não vai ser usado.

Recomendo que vc use esta opção, com o modem GVT.

2. Modem ADSL em modo bridge, roteador wireless como roteador da rede.
Resete o modem (*), ligue-o à porta WAN do roteador. Configure o roteador pra fazer a autenticação do ADSL, fornecendo seu usuário/senha. Deixe o serviço DHCP do roteador ligado.

3. Modem ADSL em modo router, roteador wireless como roteador da rede.
Ligue a porta WAN do roteador ao modem. Configure o roteador para pegar endereço WAN por DHCP. Configure o endereço LAN numa faixa diferente do que ele pegar na WAN. Deixe o serviço DHCP do roteador ligado.

Eu não recomendo esta última montagem.



(*) A GVT está fornecendo aparelhos com firmware modificado. Eu não garanto que se vc resetá-lo ele vai entrar no modo bridge.
« Última modificação: 07 de Abril de 2011, 23:53 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline versorger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Rede com Access Point não funciona. TP-Link WR340G
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2011, 01:56 »
zekkerj, foste genialmente certeiro! estou há 3 dias explicando a mesma situação para diversas pessoas que pareceram não compreender o contexto.

muito obrigado pela tua atenção e pela dedicação na resposta.

mais uma vez, a comunidade do fórum ubuntu-br provou sua eficiência.

valeu mesmo! grande abraço!