Ubuntu Studio 10.10 64-bit e note Philco c/ SiS671 - resolução de tela incorreta

Iniciado por eliseu_carvalho, 16 de Janeiro de 2011, 22:52

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Update: estou fazendo uma tentativa com a versão 32-bit do Ubuntu Studio 10.10. Notei que até o momento só testei distros de 64-bit. Talvez haja alguma possibilidade de conseguir a resolução certa nessa versão. Assim espero.

MauroMN



MauroMN

 Não sei se já tentou... mas não custa nada tentar.

sudo add-apt-repository ppa:glasen/intel-driver
sudo apt-get update
sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel

Abraços

eliseu_carvalho


irtigor

Não, o driver intel não serve. Tenta esse (tem relatos de sucesso por aqui, faça com atenção) http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-SiS-771-671-no-Ubuntu-10.10
O uso do xorg.conf realmente foi depreciado, mas por questões de retrocompatibilidade ainda funciona.

Obs: Só tente se a saída do lspci mostrar "Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671".

eliseu_carvalho

Mostrou isso:

01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

eliseu_carvalho

Me lembrei de uma coisa: o ndiswrapper. Sei que é muito usado em placas de rede sem fio, mas será que ele daria conta de um driver SiS para Windows XP 64-bit?

irtigor

É esse driver/configuração que eu passei e o ndiswrapper não serve pra placa de vídeo.

eliseu_carvalho

Logo vi que só servia mesmo para placas de rede sem fio...
Bom, vou dar um tempo, pois já experimentei umas 15 distros diferentes, com drivers diferentes, configuações diferentes - e nada, realmente nada, funciona com essa porcaria de chipset SiS  >:(
Assim que der, vou trocar de notebook.

MauroMN

Rapaz, realmente está muito complicado de "sobreviver" no linux ultimamente.

Não é só a sua placa de vídeo que está com problemas de adaptação, eu estou muito preocupado com a minha também, apesar de ser uma ATI HD3200 que, hoje, tem livre acesso no Ubuntu 10.10, está extremamente difícil instala-la no Unity, por motivos que também desconheço - Tenho um tópico logo abaixo do seu relatando meu problema. É possível que eu tenha que, a partir da próxima versão do ubuntu, começar a usar o Debian + Gnome, se esse problema não for solucionado.

Abraços

eliseu_carvalho

Agora há pouco eu descobri algo sobre "VESA modelines". Primeiro fui até o xorg.conf e troquei o driver para "vesa". Depois dei um comando

cvt 1366 768

e o terminal me retornou o seguinte:

Modeline "1368x768_60.00"   85.25  1368 1440 1576 1784  768 771 781 798 -hsync +vsync

Adicionei isso na seção "Monitor", reiniciei, mas o sistema inicia em 1024x768. O que mais falta?

MauroMN

O sistema pode achar que o monitor não suporta tal resolução ou que a placa de vídeo não suporta tal resolução. Assim, a resolução máxima, de uma placa on-board vesa = 1024x76

Acredito que funciona como um sistema de segurança. Aquele 60.00 são os hertz do monitor. Normalmente, aumentando os hertz, você consegue aumentar a resolução. Tenta colocar em 75.

eliseu_carvalho


eliseu_carvalho

Já faz quase uma semana que eu venho tentando corrigir essa resolução e cada vez mais chego à conclusão de que esse meu notebook realmente não suporta Linux. Mas não me consta que seja necessário cair no "RUIMdoU$ Piratêichon Edíchon" pro monitor ter a imagem certa.
Fora as distribuições Linux, alguém poderia me sugerir outro sistema operacional livre pra que eu possa testar e ver se ele se entende com a placa de vídeo e o monitor do notebook (o qual já estou planejando mandar embora e comprar um novo)?