Autor Tópico: Usabilidade  (Lida 3494 vezes)

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Usabilidade
« Online: 15 de Janeiro de 2011, 17:56 »
Sou webdesigner e Analista de Sistemas...
então lido muito com o fator Idiotez do usuario... um exemplo...

Basicamente o pedreiro que compra uma cafeteira e quer café, ao por o pó de café e a agua ele quer especificar a quantidade de xicaras que quer e esperar seu café...e não ter que ir na embalagem descobrir de onde é o café pra ai sim inserir na cafeteira a configuração 777 para liberar acesso da agua ao café e especificar o tempo de aquecimento  e o tipo de vidro usado na jarra, se a jarra veio de outra cafeteira ai problema se complica pois a jarra tem uma configuração diferente, ai ele pode escolher aquecer assim mesmo porem existem 4 tipos de aquecimento diferentes para jarras que podem conter os cafés, a menos que ele procure no google ajuda e insira SUDO apt-get install cafeteiraxp-3g no  então pobre pedreiro tem duas opções para tomar seu café... 1º recomeçar todo o processo deis do incio prestando antenção onde poderia ter errado ou

ir a loja comprar uma cafeteiraxp, mais ai já é tarde... nosso pedreiro demorou tanto pra tomar café que perdeu o emprego e não tem mais dinheiro pra cafeteira nenhuma...


toda vez que me aventuro com o linux me sinto frustrado como determinado pedreiro no meu trabalho não trabalho com hardware.. o computador poderia até funcionar até por magica deis que me levasse aos meus softwares com que trabalho...
sei que a inciativa do linux é boa, e tento usar.. mais ele é sempre uma pedra no caminho..

quando fazemos um site pensamos em maneiras de usuarios e não programadores aprovarem aqueles sites, muitos sites nem seguem os padrões W3C e são bons mesmo assim...
o mesmo acontece com os softwares como o firefox ou o apache são exelentes frees não seguem liceça mais qualquer zé mane instala um wamp server e roda tudo.. é só escrever wamp no google e baixar e clicar duas vezes e pronto...

porque não existem configurações avançadas sem texto... porque não podemos ter um instalador de programas basicacão avançar/avançar estilo windows... porque não podemos simplemente não nos preocupar com montar ou desmontar qualquer coisa os pcs já podem cuidar dessa parte a muito tempo...

é otimo que o linux seja totalmente configuravel.... mais porque ele tem que ser totalmente configurado!! pq ele não faz tudo sozinho...
olha que eu sei que a iniciativa do ubuntu é isso... mais ainda está muito longe disso

levei um dia inteiro só pra instalar aqui em casa, só pq de 5 em 5 min ele me perguntava algo e como não estava perto demorava a ver no xp são 3 vezes... no 7 1 vez... no mac os tmb...

sinceramente não é dificil fazer um sistema melhor que o windows, tá quase... acho que falta só um pouquinho de vontade de por a usabilidade em pratica mesmo...
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:28 »
Caro colega, também achei no início meio complicado o tal do GNU/Linux, na época tentei utilizar o Kurumim (não me lembro mais qual foi a versão...) não consegui sair do lugar praticamente, depois tentei o Mandriva (minha memória não ta muito boa hj,  não me lembro também qual era a versão...) não me adaptei, voltei por Windows, até que um infeliz dia meu PC adquiriu, por causa de algum erro que cometi, um vírus e destruir completamente meus arquivos...

Ano passado voltei a tentar o GNU/Linux, mas dessa vez experimentei o Ubuntu 10.04 de 32 bist. Amei o S.O. Não tive dificuldades nenhuma... nenhuma mesma, tudo funcionou perfeitamente, até mesmo a placa de vídeo GF 8600 GT foi reconhecida e o drive da placa foi baixado automaticamente.

Não vejo atualmente dificuldades nenhuma na utilização do GNU/Linux, principalmente o Ubuntu.

Agora, nesse momento, esto utilizando o Linux MInt 10... que sinceramente é P e r f e i t o. Ele instala todos os codecs e drives necessários automaticamente, por exemplo, mp3, flv, java entre outros. Tente, experimente, acredito que você vai gostar e não terã essas dificuldades todas...

Agora uma máxima é sempre comentada aqui no fórum do Ubuntu: sistema operacional bom é aquele que te serve... e que você também consiga entender, é claro!

Agora se você se sente mais confortável com o Windows, seja feliz e viva com ele até que a morte os separe... mas faça um favor: não critique o Ubuntu sem ao menos tentar ler, pesquisar e principalmente, entender o seu funcionamento e suas políticas.

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2011, 18:34 »
Você está com medo do novo, isso é normal, com o tempo passa. São muitos os erros nesse seu texto, daqui um tempo você vai perceber, vou apontar só os dois que considero mais graves:

-Nos tutoriais você vai encontrar "sudo apt-get install cafeteiraxp-3g" porque é mais simples, mas não é a única forma, poderia usar o synapitic, central de programas ou qualquer outra interface gráfica pro gerenciador de pacotes (o 10.10 vem com "a central de programas do ubuntu").

-O wamp é o apache+php+phpadmin+não sei mais o que, no ubuntu ele desnecessário porque você pode instalar usando os repositórios (essa ideia de ter tudo centralizado é tão boa que a apple já copiou e existem boatos que o win8 também vai ter), mesmo assim, se quiser, existe o xampp (não recomendo, como disse é desnecessário).

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2011, 19:40 »
jkmsjq

o mint eu já ouvi falar por aqui por sinal estou baixando a 500kbps falta 10% pra acabar..
Sei qual é a politica do linux...

na verdade quando usei o mandrake e o kurumin minha critica foi a mesma usabilidade (na epoca não conhecia o termo)... mais o fato de não conseguir montar o drive de disquete foi terrivel...
principalmente porque sou velho de informatica já usei varios sistemas pra usuario comum como o mac os, outros windows e o amiga workbench... e o sistema do amiga de quase 10 anos mais velho (de 1991!!) lia automaticamente se tinha disketes dentro do drive e colocava um iconezinho na tela...
foi frustrante..

com o kurumin a experiencia foi um pouco melhor... só que faltou softwares e dificuldade de instala-los tmb era frustrante... não porque eu não conseguisse fazer, eu até conseguia.. só perdia algumas horas a mais doque perdia em outros sistemas.. e não existia wine nem nada e eu precisa de programas como corel e dremweaver e o kurumin estava mofando no hd numa formatação do xp ele se perdeu pra sempre...

em 2008 a fiquei sabendo do projeto do ubuntu, que seria o linux para humanos!!! ou seja não seria necessario ser um programador pra usa-lo.... não soube antes por desinteresse achava que o linux tava caminhando pra traz rumo ao DOS eao windows 3.11, sou programador (principalmente de web) mais não queria perder meu tempo procurando pesquisando coisas queria que funcionasse... então decidi testar o novo linux, muito bom a principio.. tive problemas para integra-lo com o xp, e os programas no wine não rodaram bem... ( o dreamweaver fechava na minha cara sem slavar nem nada... quando entrava...)

achei que sistema tivesse que amuderecer mais... hj 2 anos depois vi que o ubuntu não tomou forma, ele é muito melhor que os linux do anos 99-2002 que usei.. mais em diversos aspectos é o mesmo de 2008... não conseguiu se libertar do terminal...

na verdade oque vi é que as opções foram reduzidas pra simplificar, só que quando um usuario quer fazer algo mais complexo não tem as opções porque está simplificado...
ou seja eu que sou um usario médio avançado, mais não quero perder meu tempo com linhas de codigo, sou obrigado a tal pra coisas simples como compartilhar uma conexão (que no xp ou 7 é feito com um clique no botão de rede)

não criticando o ubuntu... sua filosofia é otima + acho que eles deviam seguir mais...

Porem não conhecia e Estou muito entusiasmado em conhecer é esse linux mint... tomara que seja oque o ubuntu se propos a ser e até agora ainda não foi...

irtigor

como estava dizendo anteriormente meu medo não é do novo e sim do velho... de voltar pra aquela velha historinha DOS + Win3.11... não sei pq idolatrar tanto o SSH quando podemos usar o VNC pra acesso remoto... sinceramente quero fazer mais em menos tempo e estudando menos sobre o sistema e com mouse e cliques eu consigo copiar um arquivo ou mudar a configuração do video sem saber qual comando faz isso...
porque no final o uso do sistema operacional não é diferente de um site ou de uma cafeteira...

as pessoas querem as coisas e não... não ter que estudar pra conseguirem... no meu caso quero meus programas não o sistema operacional...

o xammp que se não me engano não tinha no repositorio instalei com muita dificildade mais ele não está atualizado como o wamp, na verdade em varios tutoriais o pessoal manda instalar um por um php apache e mysql só o tempo que perderia seria enorme... tempo que poderia perder programando em php ao invês de instalando o php...
 
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2011, 19:41 »
...levei um dia inteiro só pra instalar aqui em casa, só pq de 5 em 5 min ele me perguntava algo e como não estava perto demorava a ver no xp são 3 vezes... no 7 1 vez... no mac os tmb...

Ufa, ainda bem que citou o Mac, que é BSD, que é primo do Linux que são filhos do Unix.

Mas invertendo um pouco as coisas, e se o presidente da fabrica de cafeteriras precisasse ele mesmo levantar uma parede de tijolos?

Tanto o pedreiro, como o presidente, teriam que estudar e aprender algo mais para alcançar os objetivos pretendidos.

Veja como são as coisas, uso Linux desde o tempo em que nem distribuições existiam, faço tudo por linha de comandos. Ganhei um Mac de minha filha e apanho prá burro com ele. Ô coisa dificil. Como não conheço muito BSD, estou quebrando a cara por falta de conhecimento. Acho que preciso estudar mais BSD...

Tem coisa mais absurda no Mac ter que abrir um video no iMovie, converter e passar para o iTunes para instalar no iPad?

No linux eu em uma linha de comandos usando pipes faço direto.

Tem coisa mais absurda no Windows, voce comprar um software caro pacas de Odontologia, e depois de um tempo verificar que ele não roda mais, pois foi escrito para XP e o seven não aceita? A empresa faliu e me deixou sem suporte?

Tem coisa mais louca que comprar um simples dongle bluetooth e descobrir que para rodar no windows é necessário um software adicional e pago (mais caro que o próprio dongle) porque a versão que vem junto ao pen bluetooth é uma versão demo? E ao plugar no GNU/Linux ele ser reconhecido de imediato e sem firulas?

Para ser analista de sistemas e web designer, voce deve ter feito como eu, em odontologia, ter estudado uns bons anos, talvez uns sete ou dez, sem contar o aprendizado gasto em como operar um dreamweaver, um Photoshop e um programa de modelagem vetorial.

Voce fala em "configurações avançadas..." mas como é mesmo que se faz de um quadrado uma esfera no photoshop? Bastam quantos cliques?

Para usar Linux, voce nunca teve que abrir a maquina para conhecer o hardware.

O que se faz em linha de comandos no Linux, não é (mas pode ser) programação. É apenas a maneira de ensinar ao pedreiro usar uma cafeteira, ou ensinar o presidente a levantar uma parede.

Ou até ensinar ao dentista a criar uma esfera no photoshop...

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2011, 20:28 »
É medo do novo sim... novo porque é diferente, você instalou o sistema e descobriu que não é necessário mil e uma telas com "avançar/avançar", basta um clique ou um comando... Não estou dizendo que é perfeito, nenhum sistema é, mas é preciso abrir a cabeça pras possibilidades, intendendo que o diferente a principio só que dizer que é diferente (não errado ou inferior).

Outra ressalva: ssh tem o seu lugar, não é coisa do passado, se o que você precisa é do vnc (ele não substitui o ssh, servem para tarefas parecidas mas não iguais), existem dezenas de clientes disponíveis e o ubuntu já vem com um.

Por fim, se não está disposto a aprender, é melhor ficar só com windows, porque o linux, mac e outros sistemas não tentam ser cópias.

---
Ou testa o reactos, um sistema operacional que tenta ser um clone livre do windows: http://www.reactos.org/pt/index.html
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2011, 20:33 por irtigor »

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Usabilidade
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2011, 00:24 »
Cara, pra que discutir sobre sistemas, qual é melhor, vantagens. Escolha o sistema que você acha melhor e pronto.

Você não vai mudar o pensamento da gente e nem vamos conseguir mudar o seu. Portanto seja prático. Volte pro windows e seja feliz. Sem linha de comandos, com cliques e outras firulas e pragas virtuais.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline lore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2011, 15:29 »
...levei um dia inteiro só pra instalar aqui em casa, só pq de 5 em 5 min ele me perguntava algo e como não estava perto demorava a ver no xp são 3 vezes... no 7 1 vez... no mac os tmb...

Ufa, ainda bem que citou o Mac, que é BSD, que é primo do Linux que são filhos do Unix.

Mas invertendo um pouco as coisas, e se o presidente da fabrica de cafeteriras precisasse ele mesmo levantar uma parede de tijolos?

Tanto o pedreiro, como o presidente, teriam que estudar e aprender algo mais para alcançar os objetivos pretendidos.

Veja como são as coisas, uso Linux desde o tempo em que nem distribuições existiam, faço tudo por linha de comandos. Ganhei um Mac de minha filha e apanho prá burro com ele. Ô coisa dificil. Como não conheço muito BSD, estou quebrando a cara por falta de conhecimento. Acho que preciso estudar mais BSD...

Tem coisa mais absurda no Mac ter que abrir um video no iMovie, converter e passar para o iTunes para instalar no iPad?

No linux eu em uma linha de comandos usando pipes faço direto.

Tem coisa mais absurda no Windows, voce comprar um software caro pacas de Odontologia, e depois de um tempo verificar que ele não roda mais, pois foi escrito para XP e o seven não aceita? A empresa faliu e me deixou sem suporte?

Tem coisa mais louca que comprar um simples dongle bluetooth e descobrir que para rodar no windows é necessário um software adicional e pago (mais caro que o próprio dongle) porque a versão que vem junto ao pen bluetooth é uma versão demo? E ao plugar no GNU/Linux ele ser reconhecido de imediato e sem firulas?

Para ser analista de sistemas e web designer, voce deve ter feito como eu, em odontologia, ter estudado uns bons anos, talvez uns sete ou dez, sem contar o aprendizado gasto em como operar um dreamweaver, um Photoshop e um programa de modelagem vetorial.

Voce fala em "configurações avançadas..." mas como é mesmo que se faz de um quadrado uma esfera no photoshop? Bastam quantos cliques?

Para usar Linux, voce nunca teve que abrir a maquina para conhecer o hardware.

O que se faz em linha de comandos no Linux, não é (mas pode ser) programação. É apenas a maneira de ensinar ao pedreiro usar uma cafeteira, ou ensinar o presidente a levantar uma parede.

Ou até ensinar ao dentista a criar uma esfera no photoshop...

[]'s

Bom exemplo do presidente... acho que nunca um presidente de uma empresa vai fazer o serviço de um pedreiro... sei lá isso soa meio inimaginável.. a petrobras deve ter uns 300.000 pedreiros e ter tido uma porrada de presidentes ao longo do tempo e acredito que nenhum tenha trabalhado como pedreiro... mesmo que tivesse trabalhado no passo nunca que ia precisar desse conhecimento após ser presidente...

o exemplo do programa windows... bom eu sempre gostei de usar o dreamule ao mudar pro linux tive a boa surpresa existe dreamule pra linux, tudo rodou lisinho, porem coloquei 4gb na maquina e mudei pra versão 64bit do ubuntu e descobri que não existe versão do dreamule pra versão 64 bit
enquanto no windows rodos nas duas versões tranquilamente... na verdade este problema que você está relatando ocorreu mais entre windows xp e vista, entre xp e seven... só sou uma vez lá do trabalho de um programa escrito pra dos que tinha problema com a tela cheia e só rodou no dos box... assim mesmo bem facilmente... quando ao dreamule fui obrigado a mudar pro amule... mais sem problemas tmb...

quanto ao mac tenho a algum tempo já, e sinceramente nem sei onde é o terminal dele..rsrsrs... tudo roda de primeira executa meu querido dreamweaver e tudo mais que eu quero... até gostaria de ver uma versão server do macos de curiosidade... mais o osX é exelente e o fato de ele ser bsd melhor ainda pois alem de ele ser mais barato é em parte codigo livre..

Tudo bem que as coisas no photoshop levam muitos cliques... pow mais estamos chegando na era multitouch, algum de vocês já experimentou a interface do ipad... é fantástica, mais posso esperar pra o operar um photoshop assim... mouse é coisa do passado, assim como prompt/terminal eram em 93 e 94, quando as pessoas estavam abandonando o DOS...

sinceramente eu gostei muito de ter que passar menos tempo no dos na epoca do windos 95.. pq na era 3.11 vivia mais no dos doque no windows... pra em 2001 e 2002 as pessoas querem me passar que telas de texto são coisas boas...
já experimentei muita computação em texto no passado pra afirmar que sim, ambientes graficos são uma coisa muito bem vinda... antes deles era como viver sem ar condicionado...

não estou dizendo que não deva mais existir o shell ou o prompt só que apenas usam o sistema operacional não devam usa-los... agora quando se está escrevendo um programa ou script é otimo que exista algo como o shell... mais pra todos os ostros casos não!

PS. Já viram as charges do Linuxmint quando você abre o terminal... hilario...
na verdade acho que já encontrei a distro que sintetiza exatamente oque estou falando o linux mint, só espero que amadureça um pouco mais, e quem sabe até se torne independente do ubuntu...

Citar
É medo do novo sim... novo porque é diferente, você instalou o sistema e descobriu que não é necessário mil e uma telas com "avançar/avançar", basta um clique ou um comando... Não estou dizendo que é perfeito, nenhum sistema é, mas é preciso abrir a cabeça pras possibilidades, intendendo que o diferente a principio só que dizer que é diferente (não errado ou inferior).

Outra ressalva: ssh tem o seu lugar, não é coisa do passado, se o que você precisa é do vnc (ele não substitui o ssh, servem para tarefas parecidas mas não iguais), existem dezenas de clientes disponíveis e o ubuntu já vem com um.

Por fim, se não está disposto a aprender, é melhor ficar só com windows, porque o linux, mac e outros sistemas não tentam ser cópias.

---
Ou testa o reactos, um sistema operacional que tenta ser um clone livre do windows: http://www.reactos.org/pt/index.html

Não é medo do novo não... é medo do velho... passei minha infância tentando liberar memoria no memmaker, dando comando set blaster, e penando pra executar cd-roms automaticamente  nos arquivos .bat do dos utilizando o edit... pra jogar warcraft Doom, e duke3d rsrsrs...

pra 20 anos depois estar tendo os mesmos problemas...

mais como estava dizendo no titulo deste tópico o assunto é usabilidade... é usar sem aprender...

não estou falando de ser copia estou falando de ser intuitivo..
não tive problemas com o mac os só liguei instalei atualizei e uso até hoje sem nunca ter me dado uma aporrinhação... como estava dizendo nem sei se o mac os tem terminal...

um exemplo disso é o linux mint...

putz toda vez que tenho que procurar algo pra configurar no painel administração do ubuntu fico perdido em dezenas de ícones e acabo perdendo um tempo grande só pra encontrar o o icone que quero..
já o painel de controle do mint é igual ao mac os... super intuitivo separado por categorias acho exatamente oque eu quero lá em menos de 1 sec..

e não precisei estudar pra chegar ali estava lá... como no mac... mesmo estando em outro lugar, está num lugar fácil e acessível...

as pessoas se esquecem disse... o vista foi um desastre de usabilidade, tanto que a maioria dos usuários comuns rejeitou o vista mesmo tendo as coisas nos mesmos lugares, ele te  dava varias aporrinhações e perguntas inúteis que ninguém aprovou...

Citar
Cara, pra que discutir sobre sistemas, qual é melhor, vantagens. Escolha o sistema que você acha melhor e pronto.

Você não vai mudar o pensamento da gente e nem vamos conseguir mudar o seu. Portanto seja prático. Volte pro windows e seja feliz. Sem linha de comandos, com cliques e outras firulas e pragas virtuais.

T+.

primeiro as pessoas mudam o pensamento das outras sim, o tempo todo... argumentos e discussões são feitas pra isso, a menos que eu esteja discutindo com fundamentalistas islâmicos ou eu mesmo seja um, seu argumento é totalmente irreal...

E não vou voltar pro windows se sai é pq tenho um motivo horas!... (na verdade eu nem sai... no meu pc normal ainda roda windows o linux só coloquei no servidor aqui de casa... na verdade o linux mint que me encorajou a por no desktop...)...

outra coisa mudei meu servidor de windows pra linux justamente porcausa de um virus... por sorte acabei descobrindo o mint e está me agradando...
só achei que o servidor ubuntu que coloquei eu poderia levar algo menos que os 3 ou 4 dias que gastei pra por ele funcionando... pq no windows eu gastei algo em torno de 2 horas pra por ele funcionando... claro que existe o problema do virus e no caso de um windows server 2003 ou 2008 não existe versão free... ou seja a microsoft quase que te incentiva a por o linux... pra não arriscar a vida do servidor...
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Usabilidade
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2011, 16:12 »
Colega lore, acho que com o decorrer do aprendizado você vai configurar teu servidor Linux e o desktop rapidinho.
Boa sorte e na vida só aprendendo mesmo .
Usuário Linux- 449417