Autor Tópico: Phenom II Temperatura  (Lida 1584 vezes)

Offline adunlucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Phenom II Temperatura
« Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:31 »
Olá,

primeiramente agradeço a atenção.

Bem, já uso o linux desde 2006, quando comecei com o Kurumin, e tenho sido capaz de resolver o que preciso com busca na internet. Com o Ubuntu desde 2008, me viro sozinho em instalar programas e etc, inclusive meu Ubuntu 10.10 x86 está instalado em um HD externo (embora use normalmente em meu PC, as vezes levo o HD comigo para inicializar em outra máquina, como sistema portátil). Já fiz uma ou outra coisa interessante.

Bem, aqui no meu computador, além do Ubuntu, tenho o Windows que tinha o propósito único de jogar (prefiro o Linux para internet e afins, mas este não pega os jogos mais atuais), mas realmente parei de usar o Ubuntu porque no Windows tenho o Phenom MSR Tweaker que me permite, dentro do windows, setar o clock e a voltagem que quero. Por exemplo, em "idle" meu processador aceita 1GHz a 0,775V! Ele fica praticamente à temperatura ambiente, gastando bem menos energia. Mesmo em full load (a 2,8GHz) ele aceita 1,15V de forma que não passa de 46°C (isso para um Phenom II X3) com o cooler box. Se preciso de mais desempenho, coloco a tensão normal e ele sobe legal para 3,4~3,6GHz com a tensão q veio de fábrica (é útil quando converto vídeos e, principalmente, quando vou emular o Wii). Existe algum programa que faça isso para o Linux? Eu já procurei e não encontrei. Talvez tenha procurado com as palavras erradas, de qualquer forma, se alguém conhecer, ficaria muito grato. Dá pra fazer pelo setup, mas reinicializar toda vez que precisar mudar a característica do PC é um saco. E no setup o menor estado que ele aceita é 1,6GHz a 0,9V, que já dá pra economizar legal, mas se eu tentar jogar o Wii com  o Dolphin ele fica dando lag (em 2,8GHz ele emula perfeito o GC e relativamente bem o Wii). Então ou eu deixo em 2,8GHz com o CnQ ativo (perco em desempenho, pois ele fica mais lento com o CnQ e gasta mais energia, pq o menor estado q ele suporta por padrão é 0,8GHz a 1V, enquanto posso botar a voltagem menor no manual) ou deixo no modo economico e ele fica inutil para jogar.

A segunda dúvida é quanto ao monitoramento do sistema. Instalei o gkrellm, que me dá praticamente todas as informações de que preciso, mas ele simplesmente não mostra a temperatura do processador (fica aparecendo 30°C o tempo todo). Já tentei o lm-sensors também e não funcionou. O gkrellm mostra diretinho o uso dos núcleos e as temperaturas da GPU onboard e da OFF (é mais ou menos o mesmo que no windows).

A configuração do sistema é:
Phenom II X3 720BE 2,8GHz
Placa-mãe ECS 8200A
4GB DDR2 Corsair XMS (2x2GB Dual channel)
EVGA GeForce 9800GT
Fonte C3Tech DSA5060V (PFC ativo, suporta com sobra a configuração)

De já agradeço a atenção.

att
Lucas