Autor Tópico: VLC é retirado da App Store; mundo livre comemora esta “vitória” sobre a tirania  (Lida 5594 vezes)

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 10:44 por macalex »
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
ainda sou daqueles que acredita que a justiça tarda mas não falha, ehehheeeeeeee :o
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Tem horas que o mundo do software livre nao me parece tão livre assim,,,
http://macmagazine.com.br/2011/01/08/vlc-e-retirado-da-app-store-mundo-livre-comemora-esta-vitoria-sobre-a-tirania-da-apple/#

Realmente.
Com a palavra, o pai da obra:
"Existem extremistas no mundo do software livre, mas essa é uma razão pela qual eu já não designo como software livre as tarefas que realizo agora. Não quero ser associado a pessoas que defendem a exclusão e o ódio." Linus Torvalds
http://pplware.sapo.pt/informacao/linus-o-odio-contra-a-microsoft-e-uma-doenca/

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Tem horas que o mundo do software livre nao me parece tão livre assim,,,
http://macmagazine.com.br/2011/01/08/vlc-e-retirado-da-app-store-mundo-livre-comemora-esta-vitoria-sobre-a-tirania-da-apple/#
a culpa não é do VLC e sim das licenças (GPL e DRM) que são incompatíveis em alguns aspectos. 
"The Future is Open"

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Li o artigo inteiro e todos os comentários.

Tem muita besteira escrito lá e talvez até mais nos comentários, mas foi justamente neles que achei uma explicação não parcial e sem sensacionalismo:

Citar
Daniel Witaro:

Entendo o artigo sarcástico e parcial, mas vou me unir aos que querem promover um pouco mais a imparcialidade, tentando ser mais didático. Acho que o foco é na palavra "Livre", e não em "Aberto", e mais do que isso, ambas deveriam ser descritas (ou pelo menos também citadas) conforme usadas pelos autores do VLC e sua licença. Nesse caso, Software livre (SL) se baseia numa lista de 4 liberdades que um software deveria permitir a seu usuário segundo valores (morais, éticos, direitos e liberdade) defendidos pelos seus adeptos, onde o acesso ao código-fonte (aberto) se mostra apenas como uma das necessidades para alcançá-los.

Uma das liberdades do usuário defendidas pelo movimento SL é a liberdade de redistribuir cópias. A partir do momento que colocamos o DRM isso não é possível, a distribuição passa a ser regida por uma entidade diferente do dono do hardware e/ou do autor do Software (Parecido com ter um livro que não podemos emprestar ou revender). Ou seja, DRM é uma tecnologia que bate de frente com os princípios do Software livre! Como autor que se dedicou numa criação (provavelmente em suas horas livres) você deveria ter o direito de publicá-lo sob uma licença que atenda seus valores e/ou objetivos, não? Daí, mesmo não concordando com essa história de "liberdade e evolução da humanidade" (SL), estamos falando apenas de respeitar a lei e os diretos dos autores originais.

Talvez agora fique mais claro uma das (possíveis) razões do outro lado (pouco esclarecida até agora): Além da questão legal envolvida, ele (Denis-Courmont é contribuidor de código usado no VLC) não quer que parte do seu esforço esteja apoiando uma tecnologia/modelo do qual ele e outros sejam contra. E na opinião deles (com apoio da FSF) a defesa do modelo livre é mais importante e benéfica aos usuários do que a mera disponibilidade de um Software (O VLC em questão).

Bônus: Já Software Open Source (Código aberto) é usado e promovido até pela Apple, vide Webkit do Safari e os mais de 200 projetos usados por eles (Fonte: http://www.apple.com/opensource/), os adeptos dessa escolha privilegiam as vantagens técnicas (e até econômicas) da abertura de código-fonte acima dos aspectos éticos e morais originais que guiam o SL. Pena que o iOS, pelo menos por enquanto, não seja tão *aberto* assim quanto a outros modelos de distribuição.

Leia mais: VLC é retirado da App Store; mundo livre comemora esta “vitória” sobre a tirania da Apple | MacMagazine

Não tenho iOS e não sei se o VLC deles é realmente bom, já que nesses comentários muita gente reclama que ele trava bastante.

Boomm, de qualquer forma, boa notícia para quem usa Android: Android terá versão própria do VLC “em questão de semanas”

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Uso o VLC no iPhone instalei antes da remoção
Nao trava no iPhone 4 e e a única solução creio eu de abrir outros formatos no iPhone
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Distorceram tudo, hein?!!

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Sou usuário Windows, Linux, OSX e tenho um iPhone e, para mim, quem realmente perdeu foi o usuário.
As vezes o SL emperra em alguns pontos em que eu não concordo.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
As vezes o SL emperra em alguns pontos em que eu não concordo.
Hã? Dá pra explicar? O sl não é casa da mãe joana e você acha ruim?

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
As vezes o SL emperra em alguns pontos em que eu não concordo.
Hã? Dá pra explicar? O sl não é casa da mãe joana e você acha ruim?

Quem ganhou e quem perdeu nessa história? A Apple vai modificar sua política? De onde veio o radicalismo?

Quantas distribuições Linux existem? Onde é a casa da mãe joana?

Nota: Sou usuário Linux há muito tempo mas tenho as minhas opiniões sobre os erros e acertos.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Não é pessoal Versuri, não é só você que não intendeu, então eu vou tentar explicar:

Uma licença de sl, como qualquer licença, te dá direitos (as chamadas liberdades) e deveres (coisas que garantem que os direitos existam para todos), sem modificar a politica da appstore não é possível cumprir essa licença, e se isso acontece, o descumpridor pode sofrer um processo legal (nesse caso a apple), então ela tinha duas alternativas:

a) Mudar a politica da loja.
b) Remover o programa.

É necessário dizer quem está sendo "radical"? Uma dica, não são os desenvolvedores que utilizam uma licença considerada livre, a apple tinha opções, e ela preferiu prejudicar os próprios usuários...

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Esse assunto envolve muita ideologia e, na boa, isso é um pé no saco!

Depois daquele texto cheio de bobagens eles publicaram um outro se defendendo:
http://macmagazine.com.br/2011/01/09/afinal-de-contas-em-meio-a-controversia-do-vlc-na-app-store-de-quem-e-a-culpa-por-todo-o-drama/

Essa conversa vai longe.
Sinceramente?
Troca de app e a vida segue.  ;)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
... e nessa quem sai perdendo como sempre é o usuário final.
lendo os comentários dos dois textos (e somando com vários outros que vejo aqui e em outros fóruns/sites) fico tentando entender esse extremismo a favor da apple, da microsoft ou do linux (gnu/linux se preferirem assim). se não gosta de uma tecnologia e/ou produto de uma empresa/marca não use! a microsoft não é bicho papão (nem a apple). cada um tem suas regras, se quer usar deve segui-las.