Ao se espetar na porta USB o Modem até é reconhecido, porém como pendrive e aparece em "Computador" como sendo ZTE MMC STORAGE. Só que voce clica duas vezes e nada acontece. Ele não abre e portanto não é possível instalar o software que vem dentro dele.
Tive que usar o velho computador com Windows para copiar a pasta que existe dentro dele chamada LinuxUI. E mesmo assim tive que ser rápido pois em poucos segundos a pasta se fecha sozinha. Mas consegui !!! Nesta pasta existem 3 arquivos:
leia-me.txt
read-me.txt
VivoBra_LinuxUI.tar.gz
vamos ver o que diz o leia-me.txt: (traduzi do inglês que está bem mais didático que em portugues);
=========================================================
INSTALAÇÂO
========
Antes da instalação, certifique-se que as dependências necessárias foram instaladas (qt3 and wvdial).
Certifique-se que você tem permissão.
As etapas para instalar são as seguintes:
- Copiar o pacote de instalação "VivoBra_LinuxUI.tar.gz" para desktop ou outro local;
- Extrair e obter um diretório com mesmo nome do pacote de instalação; A pasta contem os seguintes arquivos:
Vivo_3G.tar.gz Isto é o pacote de instalação
install.sh Este é o script de setup;
tools Existem algumas dependências necessárias no caminho.
- Duplo clique no arquivo install.sh no diretório para instalar Vivo_3G;
- Se a instalação foi concluída com sucesso, aparecerá a seguinte mensagem "Após a instalação, você encontrará o" / opt/Vivo_3G/Vivo_3G " no caminho "Aplicações\Internet\Vivo_3G". Clique em "VIVO_3G" para iniciar a aplicação.
Requerimentos de sistema: Linux Kernel versão 2.6.20 ou superior
=========================================================
Pois bem, copiei o arquivo VivoBra_LinuxUI.tar.gz para a pasta Downloads do micro com Ubuntu. Descompactei o pacote e obtive os 3 arquivos mencionados acima, ou seja:
-Vivo_3G.tar.gz
-install.sh
-tools
Seguindo as instruções, dei duplo clic no arquivo install.sh.
Aparecem 4 opções: Executar em terminal / Exibir / Cancelar / Executar
Escolhi "Executar"... Nada aconteceu.
Tentei "Executar em terminal". Recebi a mensagem:
*** Check for root - failed
*** Please retry as root user.
Bem, parei neste ponto. Agora preciso descobrir como executar este script de preferencia no modo gráfico e ao conseguir vou postar o resultado aqui. Se alguem me der dicas de como prosseguir, será bem-vindo!. Mas preciso que seja passo a passo pois não domino o Ubuntu.
grato
JoeLinux