Autor Tópico: Missão impossível: gravar um simples DVD  (Lida 9552 vezes)

Offline Uubaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Missão impossível: gravar um simples DVD
« Online: 05 de Janeiro de 2011, 20:39 »
 Olá. Sou novo no fórum e uso Ubuntu 10.4 a mais ou menos 6 meses.

 Creio que esse problema é bem comum, mas pesquisei bastante e não encontrei nada parecido com o que venho enfrentando:
 Meu notebook Hp lê CD, DVD, DVD-RW, enfim, tudo certo. Ele também grava DVD-RW, com alguma dificuldade, e CD-RW. Porém até agora não consegui gravar um DVD normal (DVD+R). Já tentei:
 - Brasero e GnomeBaker;
 - Direto na pasta (arrasta e solta depois grava);
 - Mudei a marca da mídia usada;
 - Velocidade de gravação;
 - Formato do sistema de arquivos.
 Hoje tentei gravar um DVD+R DL. Ele até conseguiu iniciar a gravação para minha surpresa, mas acabou dando erro "ocorreu um erro desconhecido" e assim perdi o dvd. Sim muito esclarecedor. Quanto aos DVDs normais, ele nem começa a gravar e ejeta, não chega a estragar a mídia, mas dá sempre a mensagem "erro desconhecido".
 Só mais um detalhe: esse computador possuía o Windows Vista e gravava DVDs e tudo mais perfeitamente, então acho que não é problema no gravador.
 Alguém tem ideia do que seja? Pensei que talvez seja algum pacote, mas na pesquisa da internet parece que tenho todos os necessários instalados. Desculpem a mensagem extensa, desde já agradeço a paciência. Valeu!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2011, 21:22 »
Veja se vc tem o pacote dvd+r-tools instalado. Vc pode baixar uma versão do Nero Para Linux aqui:

Citar
http://www.megaupload.com/?d=0HJKOLJK

É uma versão grátis do programa, tem umas limitações mas nada que estrague a funcionalidade.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2011, 12:01 »
Tente gravar com o K3b, está nos repositórios oficiais.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Uubaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2011, 18:50 »
O pacote eu tenho sim.
Então vou ter que testar todos os gravadores que existem, até que um funcione? O que eu duvido que aconteça.
Eu tentei novamente o Gnomebaker, instalei denovo. Peguei um DVD virgem e tentei gravar, ele teve a "cara de pau" de dar a msg de gravação completada com sucessso, mas não fez nada. DVD-RW ele grava, mas não dá pra adicionar arquivos mais tarde. Pra usar denovo só formatando e começando tudo denovo. Será que é só comigo ou o Ubuntu é fraco mesmo em se tratando de gravaçoes?

De qualqeur forma obrigado pelas ajudas, mas acho que vou partir para o plano B.  :-[

Offline ElMago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 204
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2011, 21:26 »
Uubaldo

No início também tive os mesmos problemas.
Mas depois que se pega a pratica no Linux,  as coisas se tornam muito fáceis.
É assim mesmo, o SO é muito diferente do Windows. Quando achar as ferramentas corretas e quando tiver os codecs necessários em sua máquina, pronto!
O K3b é a ferramenta. Ele será seu melhor amigo. No início vc vai se bater um pouco, mas depois que aprender, verá que vale a pena.
Qualquer coisa estamos aqui p/ te ajudar.
Abraço!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 21:14 por ElMago »

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2011, 20:14 »
tente gravar pelo gnomebaker(recomendo) ou k3b na velocidade mais baixa possivel
nao tente pelo braseiro pois mesmo escolhendo velocidade baixa ele grava na velocidade maxima o que pode ocasionar erro em midias de qualidade baixa
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2011, 17:33 »
Instale e Use o K3b e os devidos codec`s, inclua também o Ubuntu Restricted Extras.Abraços....
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2011, 20:24 »
Um dos motivos de eu nunca ter conseguido usar o ubuntu satisfatoriamente no meu hardware são problemas com o meu gravador (o meu vídeo também funciona mal). A única vez em q vi o meu gravador funcionar bem foi qdo usei o Nero Linux, software proprietário. Mas não continuei icom ele pq a interface fica bugada aqui, com as janelas mto grandes q acabam ficando fora da tela. Agora estou usando o linux mint 10 32 bits, q grava bem qdo uso o k3b, o brasero continua ridículo mesmo depois de instalar algumas atualizações q saíram hj, q ao invés de melhorar piorou, pois agora tem mto mais coisa q não funciona do q q funcionam, coisas q antes funcionavam deixaram de funcionar depois dessas atualizações de hj. Pelo menos o k3b funciona bem aqui no mint, só tenho problemas pra apagar dvd+rw e não achei solução em lugar nenhum, pra variar. Mas, como o brasero apaga, nem dou bola. Acho uma vergonha o k3b ser o único programa de código aberto q preste pra gravar no linux, espero q isso mude logo. Enfim, se vc não achar jeito de conseguir gravar aí no ubuntu, tente o mint também, q é baseado no ubuntu mas funcionou mto melhor do q ele pelo menos aqui.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2011, 20:34 »
Eu sempre usei o brasero pra tudo. Nunca usei outro programa pra gravar. Tanto no note quanto no pc velhinho o braseiro atende a tudo.

Espero que consigam resolver.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2011, 23:40 »
É o mesmo caso para se gravar ou assistir o DVD: Você pode escolher Brasero, K3B, DeVeDe, ou outro, mas precisa ter as bibliotecas instaladas. Uma coisa que ajuda é adicionar os repositórios medibuntu e instalar os "libdvd" necessários pelo synaptic.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Uubaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 14:14 »
Obrigado pelas dicas pessoal, mas tive de "resolver" o problema gravando tudo em pen drive e levando para outro computador os arquivos e gravando lá com Windows. As mídias de "má qualidade", lá funcionaram.

Nada funcionou. DVD normal ele simplesmente ignora a existência. E concordo com quem falou que esses programas seja Brasero ou Gnomebaker são ridículos. E tive a paciencia de instalar tudo que é biblioteca sim, acho que até as desnecessárias.

É uma pena mesmo que o Ubuntu ainda não consiga fazer várias tarefas simples sem dar galho. Enquanto for assim, para um usuário comum, será impossível tê-lo no computador como o único sistema operacional. E olhe que tentei mesmo gostar do Ubuntu. Obrigado a todos.

Offline coelhojhezebell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 16:46 »
Uai, no meu 10.04 faço tudo isso de forma muito tranquila e com hardware até meio precário pros dias de Hj, um deleron e um gravador de DVD bem baleado. Mas ta dando tudo certo, para cópias de Cdxcd e dvdxdvd uso o k3b.
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 17:02 »
O k3b funciona bem pra mim também, mas o brasero nunca conseguiu usar o meu gravador de forma eficiente. Ainda bem q tem o k3b, q só tá me dando bug pra apagar dvd-rw.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 18:33 »
Ubaldo

Uma distribuição Linux como o Ubuntu é estruturada para atender às necessidades mais comuns em um hardware mais usual. Logicamente, se a distribuição viesse completa, a imagem não caberia em um CD-R comum. Então, se você realmente quer resolver o seu problema, você precisa primeiro pesquisar como adicionar repositórios e instalar pacotes medibuntu e pacotes relacionados a mídia ao seu sistema.

O windows também não vem com todos os pacotes. Se você quer gravar um CD de aúdio, mp3 ou mesmo um cd com arquivos o Media Player e o Explorer fazem, mas, se precisar de algo mais específico, terá que adquirir um programa (original, pois o pitara é crime). A diferença é que no ubuntu você resolve isso instalando pacotes pela central de programas do ubuntu, pelo synaptic ou pelo terminal. Mas, para isso é preciso um mínimo de boa vontade em pesquisar e verificar o que realmente está acontecendo (se analisarmos esse tópico, não percebemos uma descrição detalhada do que está acontecendo. O Brasero não gravar pode ser tanto por falta de pacotes adicionais, quanto por defeito no gravador de DVD, ou mesmo incompatibilidade de hardware, especialmente se for chipset VIA ou SIS.)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Uubaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Missão impossível: gravar um simples DVD
« Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2011, 16:37 »
Veja bem, tentei fazer tudo aquilo que me disseram e aquilo que achei q poderia tentar. É claro que mminhas habilidades no Ubuntu são bem limitadas, usava há 6 meses, e sabe-se lá o vasto conhecimento que o senhor possui no assunto, pode mesmo achar que é má vontade, mas se vc leu as mensagens anteriores eu tentei explicar o que acontecia, do jeito que sei. Busquei muito tempo antes, pode acreditar, na internet, algum problema semelhante, mas não achei nada exatamente igual.
E como falei, sou um usuário comum, que usou Windows a vida toda. Não trabalho com informática, nem programação, assim não tinha tempo no momento pra estudar todo o funcionamento do Linux. Queria apenas funções básicas, e consegui quase todas. Tive vários problemas e resolvi todos sozinho, pesquisando com "boa vontade".
Da única vez que não consegui, esta, sou um preguiçoso. Achei o Ubuntu um bom sistema e pretendo no futuro voltar a usá-lo, mas precisava dessa funçao (gravar DVD-R). Se pareceu que sou um defensor do Windows, ou entrei aqui para criticar, foi um engano. Foi apenas frustrante, pois queria continuar. Abraços, e tópico resolvido.