Autor Tópico: Ubuntu nunca mais!  (Lida 9278 vezes)

kelly

  • Visitante
Ubuntu nunca mais!
« Online: 29 de Junho de 2006, 11:48 »
Oi, pessoal

   Venho por meio desta declarar minha indignação com o SO Ubuntu. Estou na saga há mais de 10 dias, tentando SEMPRE arrumar algum bug e incompatibilidade do sistema.
   Primeiro tentei instalar o Ubuntu (6.06 LTS) num pc. Isso depois de ler muiiiiito sobre a instalação. Na parte do particionamento, mesmo fazendo TUDO DE ACORDO com os tutoriais, o sistema fez o "favor" de danificar o windows, impossibilitando a entrada do usuário no SO (não, não usei a opção padrão que era apagar a partição toda ou coisa assim). Tentei diversas vezes e acontecia a mesma coisa (sempre depois de instalar o windows milhares de vezes e depois o ubuntu outras milhares). Fui descobrir, depois de muito tempo, que todo o  problema era SÓ por causa do cd, que era regravável. Bastou gravar o SO num cd-r. Depois disso funcionou blz.
   Depois, o próximo problema. Configurar a ADSL. Depois de tentar várias coisas, finalmente consegui configurar. Mas tenho q configurar toda vez q entro no Ubuntu. Mais uma vez recorri aos tutoriais. Achei alguns que ensinam como configurar a internet de forma que não precise configurar toda vez q entro nele. Nada. Até hj não consegui. Fora a rede que também tentei várias formas e nada.
   O outro pc é antigo, então instalei o Xubuntu. Aí, qdo fui entrar no sistema, a imagem tava péssima, deduzi que era problema com o vídeo. O mouse também não funcionava. Resolvi formatar as partições e fazer tudo de novo. Desta vez ele detectou o vídeo (sis6326), mas o mouse continuou na mesma. Tutoriais de novo. Fiz, refiz, procurei outros, fiz, refiz... e nada. Aí, além de não resolver o problema, o teclado resolveu disparar. Na tela do login, qdo eu digitava a letra k, por exemplo, ela disparava e ficava kkkkkkkk (isso era uma piada?!? rs). Acho q ele tava rindo de mim! rs  Depois de muiiiito custo, muiiiita paciência, eu conseguia escrever o login, depois de muiiiiita paciência (e minutos depois) eu conseguia escrever a senha e entrava. Com o mouse travado, lógico.
   Mais uma vez eu ia no xorg.conf pra editar as configurações do mouse (e as de vídeo e teclado estavam exatamente iguais) e qdo volto pra interface e mandei reiniciar, SURPRESA!!!!!! O vídeo mais uma vez apareceu desconfigurado. Dei o comando sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg e não aconteceu nada. Muito estranho.
   A minha vontade era de jogar esse pc pela janela, mas o coitado nem tem nada a ver com isso! E fico pensando: como um desenvolvedor (por mais boa vontade q ele tenha) projeta um sistema operacional para computadores antigos (xubuntu) e não é capaz de fazer detectar um mísero mouse serial????? Mouse serial é das antigas também, ora! E isso é básico.
   Vcs do fórum estão de parabéns, têm muita boa vontade com os novos usuários, são super educados e solícitos... mas infelizmente o sistema operacional ainda tem muito o que aprender.
   Eu falei isso não foi pra comprar briga com ninguém, não foi pra gerar discórdia ou qq coisa assim. Este é só um desabafo de quem tentou de n formas fazer parte da comunidade ubuntu. Espero q tenham entendido que não estou reclamando do fórum, este está de parabéns. O problema é mesmo o sistema operacional, q não anda operando muito bem.
   Tentei fazer parte da comunidade ubuntu, com certeza eu seria uma pessoa ativa aqui no fórum, ajudando outros usuários, mas... acho que o jeito será mesmo continuar no windows.
    Valeu, pessoal. Me desculpem o desabafo, mas eu precisava disso. Abraços a todos!

Kelly

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Azar
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2006, 12:20 »
Kelly,
a vida é mesmo assim apesar da dedicação, conhecimento e ciência que é colocado num trabalho isso não o torna imune a falhas ou simplesmente a muito azar.
Você teve todos esses problemas, da mesma forma que poderia ter ganho a lotaria, ou levado com um avião que tivesse caído.

Eu e tantos outros que participamos neste forum temos que agradecer todos os dias às pessoas que muitas elas sem ganhar nada em troca (sim, porque o Ubuntu inclui centenas de software livre mantido por terceiros) por nos darem um sistema que trabalha tão bem e nos ajuda tanto no nosso trabalho com o computador. Não, não estou a dizer que é perfeito, isso não existe, estou dizendo sim que é muito bom, ainda mais construído com centenas de horas livres de centenas de pessoas em todo o mundo.

Eu já instalei dezenas de computadores com Ubuntu, a maior parte deles em dual boot, desde o meu PC de brincar lá de casa que posso reinstalar livremente até ao meu portátil de trabalho onde se tivesse um acidente grave seria fuzilado. Nunca, mas nunca mesmo a instalação me causou danos na partição de Windows.
Pior ou melhor ainda, com o Dapper apesar de o número de instalações ter sido bem menor até agora não tive qualquer problema com configuração de hardware em nenhum dos sistemas em que instalei, para alem dos procedimentos que já bem conheço de instalar os drivers com aceleração 3D para as respectivas placas gráficas.

Lamento que você tenha tido esse imenso azar de ter encontrado um conjunto de situações e hardware que não são devidamente suportados.

Espero que isso não lhe tenha tirado a vontade de experimentar o Ubuntu no futuro.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

kelly

  • Visitante
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2006, 12:38 »
Lamego, concordo totalmente contigo.
Sei do propósito do Ubuntu, não é apenas uma causa nobre, mas necessária. Não desejo mal, muito pelo contrário.
Me faltou um pouco de sorte mesmo e pretendo trocar este pc em breve. Aliás, tentei a todo custo instalar o Xubuntu nele justamente para qdo eu vendê-lo, a pessoa que comprar ter a oportunidade de conhecer um outro sistema operacional, livre de pirataria e coisas do tipo.
Eu gostei bastante do sistema, tanto que tentei de várias formas instalá-lo mas... ele não deve ter ido com a minha cara! rs
Qdo meu novo pc chegar (e isso vai demorar um bocado ainda), com certeza tentarei instalá-lo. O outro pc continua com o Ubuntu e um dia vou conseguir configurar a rede nele.
Obrigada vocês e continuem assim! A comunidade só tende a crescer.
Grande abraço!
Kelly

Offline Thib

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Azar
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2006, 13:32 »
Citação de: "Lamego"
Kelly,
a vida é mesmo assim apesar da dedicação, conhecimento e ciência que é colocado num trabalho isso não o torna imune a falhas ou simplesmente a muito azar.
Você teve todos esses problemas, da mesma forma que poderia ter ganho a lotaria, ou levado com um avião que tivesse caído.

Eu e tantos outros que participamos neste forum temos que agradecer todos os dias às pessoas que muitas elas sem ganhar nada em troca (sim, porque o Ubuntu inclui centenas de software livre mantido por terceiros) por nos darem um sistema que trabalha tão bem e nos ajuda tanto no nosso trabalho com o computador. Não, não estou a dizer que é perfeito, isso não existe, estou dizendo sim que é muito bom, ainda mais construído com centenas de horas livres de centenas de pessoas em todo o mundo.

Eu já instalei dezenas de computadores com Ubuntu, a maior parte deles em dual boot, desde o meu PC de brincar lá de casa que posso reinstalar livremente até ao meu portátil de trabalho onde se tivesse um acidente grave seria fuzilado. Nunca, mas nunca mesmo a instalação me causou danos na partição de Windows.
Pior ou melhor ainda, com o Dapper apesar de o número de instalações ter sido bem menor até agora não tive qualquer problema com configuração de hardware em nenhum dos sistemas em que instalei, para alem dos procedimentos que já bem conheço de instalar os drivers com aceleração 3D para as respectivas placas gráficas.

Lamento que você tenha tido esse imenso azar de ter encontrado um conjunto de situações e hardware que não são devidamente suportados.

Espero que isso não lhe tenha tirado a vontade de experimentar o Ubuntu no futuro.


Opa, então você precisa me ajudar! Porque a única coisa que eu tenho do que reclamar at'agora é na instalação dos drivers de aceleração 3D! Até agora não consegui instalar direito! Uso uma placa Geforce 2 MX 400 64Mb e já tentei todos os tutoriais de instalação do fórum e mais o do guia-não oficial...dá tudo certo, o logo da nVidia aparece e tal...mas do nada o X trava e só dá pra reiniciar o pc...

Por favor, me ajude!
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Ubuntu nunca mais!
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2006, 13:33 »
Citação de: "kelly"
Oi, pessoal

   Venho por meio desta declarar minha indignação com o SO Ubuntu. Estou na saga há mais de 10 dias, tentando SEMPRE arrumar algum bug e incompatibilidade do sistema.
   Primeiro tentei instalar o Ubuntu (6.06 LTS) num pc. Isso depois de ler muiiiiito sobre a instalação. Na parte do particionamento, mesmo fazendo TUDO DE ACORDO com os tutoriais, o sistema fez o "favor" de danificar o windows, impossibilitando a entrada do usuário no SO (não, não usei a opção padrão que era apagar a partição toda ou coisa assim). Tentei diversas vezes e acontecia a mesma coisa (sempre depois de instalar o windows milhares de vezes e depois o ubuntu outras milhares). Fui descobrir, depois de muito tempo, que todo o  problema era SÓ por causa do cd, que era regravável. Bastou gravar o SO num cd-r. Depois disso funcionou blz.


Kelly, eu realmente não entendo porque você esta tendo tanto problemas.
Antigamente eu utilizava o Windows + Ubuntu, e fiz a instalação do Ubuntu com o Windows já instalado.
Não tive problema algum, o sistema inclusive identificou SOZINHO a partição do Windows e já a adicionou no grub, foi tranquilo e isso eu fiz com a versão 5.10, que não tinha o instalador gráfico.
Com relação a você ter gravado o sistema em um cd-rw, nós da comunidade --bem como de outras-- SEMPRE falamos para não se gravar o sistema em um cd-rw, independente de qual for, pode ser Ubuntu, Suse, Conectiva, Kurumin, Kalango, Fedora, Red Hat e etc, se estiver gravado em cd-rw ele não irá funcionar.
Citação de: "kelly"

   Depois, o próximo problema. Configurar a ADSL. Depois de tentar várias coisas, finalmente consegui configurar. Mas tenho q configurar toda vez q entro no Ubuntu. Mais uma vez recorri aos tutoriais. Achei alguns que ensinam como configurar a internet de forma que não precise configurar toda vez q entro nele. Nada. Até hj não consegui. Fora a rede que também tentei várias formas e nada.

Estranho, acho que aqui no fórum ou no guia tem uma dica ensinando como configurar ADSL, não vou lhe dar certeza porque minha internet é cable e não necessito fazer tais configurações, mais sei que isso não é impossivel ou complicado!
De uma pesquisada aqui no fórum ou no guia que você acha.

Citação de: "kelly"

   O outro pc é antigo, então instalei o Xubuntu. Aí, qdo fui entrar no sistema, a imagem tava péssima, deduzi que era problema com o vídeo. O mouse também não funcionava. Resolvi formatar as partições e fazer tudo de novo. Desta vez ele detectou o vídeo (sis6326), mas o mouse continuou na mesma. Tutoriais de novo. Fiz, refiz, procurei outros, fiz, refiz... e nada. Aí, além de não resolver o problema, o teclado resolveu disparar. Na tela do login, qdo eu digitava a letra k, por exemplo, ela disparava e ficava kkkkkkkk (isso era uma piada?!? rs). Acho q ele tava rindo de mim! rs  Depois de muiiiito custo, muiiiita paciência, eu conseguia escrever o login, depois de muiiiiita paciência (e minutos depois) eu conseguia escrever a senha e entrava. Com o mouse travado, lógico.
   Mais uma vez eu ia no xorg.conf pra editar as configurações do mouse (e as de vídeo e teclado estavam exatamente iguais) e qdo volto pra interface e mandei reiniciar, SURPRESA!!!!!! O vídeo mais uma vez apareceu desconfigurado. Dei o comando sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg e não aconteceu nada. Muito estranho.
   A minha vontade era de jogar esse pc pela janela, mas o coitado nem tem nada a ver com isso! E fico pensando: como um desenvolvedor (por mais boa vontade q ele tenha) projeta um sistema operacional para computadores antigos (xubuntu) e não é capaz de fazer detectar um mísero mouse serial????? Mouse serial é das antigas também, ora! E isso é básico.


Com relação ao problema do teclado, será que não é o próprio teclado com problema?
As vezes ele está tão sujo que acaba prendendo as teclas...
E sobre o mouse, é muito estranho ele não ter identificado o mouse, pois o Ubuntu é famoso por reconhecer mouse serial.
Inclusive um amigo meu ficou surpreso quando o Ubuntu identificou o mouse dele sozinho, sem necessidades de configuração, o mouse dele era serial.

Citação de: "kelly"

   Vcs do fórum estão de parabéns, têm muita boa vontade com os novos usuários, são super educados e solícitos... mas infelizmente o sistema operacional ainda tem muito o que aprender.
   Eu falei isso não foi pra comprar briga com ninguém, não foi pra gerar discórdia ou qq coisa assim. Este é só um desabafo de quem tentou de n formas fazer parte da comunidade ubuntu. Espero q tenham entendido que não estou reclamando do fórum, este está de parabéns. O problema é mesmo o sistema operacional, q não anda operando muito bem.
   Tentei fazer parte da comunidade ubuntu, com certeza eu seria uma pessoa ativa aqui no fórum, ajudando outros usuários, mas... acho que o jeito será mesmo continuar no windows.
    Valeu, pessoal. Me desculpem o desabafo, mas eu precisava disso. Abraços a todos!

Kelly


Não desista, a migração realmente é meio complicada, mais você está no caminho certo.
"Tente outra vez"
 :wink:

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2006, 13:35 »
Bem Kelly, eu ia postar que em vez de "Nunca Mais" fosse um "Talvez depois". Mas vc já respondeu :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
NVidia
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2006, 14:52 »
Thib,
é melhor colocar a sua pergunta sobre a placa gráfica num artigo separado ? Essa placa não é um modelo mais antigo ? De certeza que está instalando o driver correcto ? Para o caso da nvidia existem dois drivers distintos, um plara placas mais antigas e outro para mais reentes...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2006, 14:58 »
Kelly (temos uma moça em nosso meio?  8)  ), primeiramente, parabéns pelo bom senso e equilíbrio de seu tópico. Em lugar de acusações vãs e maldosas, você foi objetiva, específica, ao lado de valorizar o trabalho voluntário de todo mundo aqui no fórum. Mesmo que você desista, provisoriamente, do Ubuntu, não deixe de prestigiar o fórum com sua sensatez.

Quanto aos problemas que você enfrentou, penso que nada haja a acrescentar, uma vez que você pesquisou, tentou, insistiu, fuçou, fez de novo... Como disse nosso colega, o problema foi de "azar". Ainda acredito que possa haver alguma coisinha, um detalhe, que lhe escapou para fazer a coisa funcionar. Como você é perseverante, acabará por descobrir o que é.

Em relação a um futuro computador, sugiro que você pesquise primeiro aqui no fórum dicas sobre configurações que funcionem direitinho com o Ubuntu. Fiz isso antes de montar minha máquina, e o resultado é um sistema funcionando redondinho.

Abraço.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Piras

  • Visitante
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2006, 19:24 »
Mesmo quem adquire uma certa experiência no uso do Linux acaba sempre esbarrando no mesmo problema: o reconhecimento do hardware. Muitas vezes são atribuídos ao sistema problemas que, de fato, são gerados por certos componentes do equipamento. Eu nunca tinha problemas, por exemplo, com o meu monitor LG. Desde de que passei para um Samsung é a coisa que mais me dá trabalho, pois o resto do minha máquina é reconhecida facilmente. Mas este não é um problema só do Linux. A própria Microsoft tem encontrado mil dificuldades em montar um sistema que seja o mais "universal" possível. Aliás, dizem que este é o principal problema para o desenvolvimento do Vista. Infelizmente, é preciso admitir que um hardware menos antigo ou excêntrico pode ajudar muito a migração para qualquer sistema.

kelly

  • Visitante
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2006, 20:55 »
Pois é, pessoal. Estava tão nervosa com a situação que acabei dizendo que Ubuntu nunca mais. Que nada, um dia eu acabo voltando pra ele. Rs...
Vou tentar mais uma vez formatar e instalar o Xubuntu. Pq acho q dá sim pra resolver o problema do mouse serial. Vi neste fórum e em outros lugares q outras pessoas conseguiram, então não acho possível eu não conseguir também. Sacanagem, né?
Mas não era problema no teclado, pq no windows ele funciona perfeitamente e funcionava no Xubuntu também, começou a bagunçar depois de eu editar (vááárias vezes) o xorg.conf. Achei estranho pq tenho certeza absoluta q não alterei nada além das configurações do mouse.
Com estas fuçadas eu já aprendi bastante, mexo no prompt já com uma certa confiança, apesar de isso ainda não ser suficiente pra resolver todos os meus problemas mas já valeu pela experiência. Qto ao outro pc, vou sim tentar mais outros comandos. Cada dia aprendo um diferente.
Pode ter certeza de que vou pesquisar sobre as configurações de hardware suportadas pelo Ubuntu. Foi ótimo saber que aqui no fórum tem uma sessão pra isso, vou procurar olhar :)
também já vi as dicas sobre adsl, mas vou tentar de novo e outras configurações também. Se outras pessoas conseguem, não tem pq eu também não conseguir, até pq esta máquina que está rodando o Ubuntu é ótima e pelas configurações de hardware que tem, o Ubuntu reconhece.
Thib -> não sei te responder porque não tive a experiência que você teve. Acho até que a minha placa seja + difícil de reconhecer do que a sua mas vc já tentou algum comando tipo "sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" ? Digo isso pq já dei este comando e ele pede pra vc indicar sua placa e tal. Siga o conselho do Lamego, na sessão de hardware será mais fácil você resolver isso.
Estou instalando novamente o Xubuntu aqui. Torcem por mim! Rs
Obrigada, meninos. Vcs são gente fina d++!
Abraços

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2006, 20:57 »
como os colegas disseram pode ter passado despercebido algo na hora em que vc foi reparticionar o seu HD ou ainda o clássico caso de problema no HD, calma eu explico

se ele não estiver desfragmentado adequadamente pode ocorrer algum problema, por isso é recomendável que se faça isso antes de qualquer outra coisa

o meu HD sata me deu uma dor de cabeça outro dia pois não conseguia instalar nenhum SO Linux e só depois de muito penar (2 dias inteiros) consegui corrigi-lo

tudo isso aconteceu por problema de bad block (defeito físico na superfície magnética dos platters)

tive que usar o Linux no modo single e mandar corrigir uma das partições (fsck.vfat -rtva /dev/sda1) e também usar o NDD (norton disk doctor) em modo DOS, o DiscWizard Starter Edition e o diagnostic software SeaTools da Seagate e outras ferramentas que nem sei quem realmente o corrigiu....rs

good luck

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2006, 21:03 »
Agora vamos fazer uma corrente !!

Vai kelly vai !!


Pensamento positivooo !


xD
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Piras

  • Visitante
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2006, 22:58 »
Citação de: "biohazard"
Agora vamos fazer uma corrente !!

Vai kelly vai !!


Pensamento positivooo !


xD


Até pelo fato de que teríamos uma menina no fórum, né! Já estou cansado de conversar com marmanjo...

Offline Thib

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: NVidia
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2006, 22:59 »
Citação de: "Lamego"
Thib,
é melhor colocar a sua pergunta sobre a placa gráfica num artigo separado ? Essa placa não é um modelo mais antigo ? De certeza que está instalando o driver correcto ? Para o caso da nvidia existem dois drivers distintos, um plara placas mais antigas e outro para mais reentes...


Cara, eu cheguei a criar um tópico na parte de aplicativos, mas ainda sim não consegui configurar direito.
Bom, minha placa é a Geforce 2 MX 400. Li em alguns tutoriais que para a Geforce 2, eu deveria instalar os pacotes legacy. Instalei, deu tudo certinho, apareceu o logo e etc. Mas ainda sim, trava o X depois de alguns minutos usando.
Depois li que a Geforce 2 MX deveria ser configurada com os pacotes nvidia-glx e não os legacy. Tentei também, deu tudo certinho, apareceu o logo etc...mas depois de alguns minutos, trava o X do mesmo jeito.

Ah, tentei deixar o driver da seção Device do xorg.conf como "nv", ao invés de trocá-lo, como mandam os tutoriais...o problema ainda se mantém.

Penso qu deve haver alguma outra configuração no xorg que eu possa trocar, mas como não tenho conhecimento técnico, não sei nem por onde começar...
GUERRA É PAZ
ESCRAVIDÃO É LIBERDADE
IGNORÂNCIA É FORÇA

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Ubuntu nunca mais!
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2006, 23:38 »
eu tenho uma placa igual a sua aki na ksa da minha mae , e funciona normalmente uso o legacy! e nao trava nao pode ser algo de errado com a sua placa? ou slot ? ( a minha eh AGP)
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH