Autor Tópico: Família Realtek 818x e o kernel 2.6.35  (Lida 4436 vezes)

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Família Realtek 818x e o kernel 2.6.35
« Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:00 »
Ao atualizar para Ubuntu 10.10 passei a ter problemas de conexão na minha rede wireless. Na mesma ocasião, atualizei de Fedora 13 para 14, que passou a apresentar os mesmos problemas. Como o Arch Linux, ao atualizar o kernel para 2.6.35 também começou a ter dificuldades de conexão, cheguei a suspeitar que o meu roteador wireless tivesse ido para o saco. Porém, aquele aplicativozinho chato e invasivo do Fedora, de relato de erros para o projeto, quase que de minuto em minuto, acusava o travamento de módulos do kernel. Examinando os logs, constatei que o que estava dando pau eram os módulos nativos que davam suporte à família rtl 8180 da realtek.
Examinando os logs de kernel das outras duas distros, constatei que o problema era o mesmo.
O referido erro não inviabilizava a conexão, mas de forma geral impedia a conexão automática, já que, quase sempre, não encontrava a minha rede, obrigando-me a requerer conexão a rede oculta para a mesma se realizar.
O Arch Linux, que é rolling release, foi o primeiro a corrigir o problema, pois que logo atualizou o kernel para 2.6.36. Algum tempo depois, o Fedora deixou de apresentar o problema, ao atualizar o kernel para 2.6.35.10-... Permanece o problema, contudo, no Ubuntu, mesmo após duas ou três atualizações do kernel.
Tendo em vista que o Fedora sanou o problema, mesmo mantendo o kernel na versão 2.6.35, suponho que exista algum patch para a correção da coisa.
Como fazer para solicitar aos desenvolvedores do Ubuntu uma solução para o bug?
Flavio ML

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Família Realtek 818x e o kernel 2.6.35
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2011, 22:49 »
Relata o BUG no Launchpad.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Família Realtek 818x e o kernel 2.6.35
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2011, 16:04 »
Verificando no Launchpad, constatei que o bug foi relatado por três usuários diferentes mas não foi dada importância ao mesmo. Parece que só resta esperar que haja alguma atualização para o kernel 2.6.36.
Flavio ML