Autor Tópico: Travando na instalação 10.10  (Lida 2277 vezes)

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Travando na instalação 10.10
« Online: 28 de Dezembro de 2010, 13:00 »
Boa tarde
Sou novo em Linux, principalmente em Ubuntu Server...E esta aconmtecendo o seguinte: Tenho um servidor no qual quero instalar o Ubuntu Server e este servidor tem Raid 0. Na hora de particionar coloco no modo automatico e depois de algumas telas, cai em uma com o titulo: Formatação de Partições, a barra já inicia com 33% e trava nisso, em baixo da barra aparece: Criando sistema de arquivos ext3 para / na partição #1 de VG LVM ABCDEF, LV root...

Nisso passa 5 minutos e nada acontece e quando percebo o teclado esta congelado e tudo mais.
Minha placa mãe é um DP55WG intel, com core i7 870 e 8GB Kingston. Geforce 8400gs Nvidia by MSI...
2 hd´s Seagate 500gb + 1 hd Seagate 1tb...Essa placa tem um display nela que indica um codigo que esta atribuido a uma mensagem de erro ou de ok. No caso fica aparecendo F6 ou Fb.

Quando tento rodar o Ubuntu Desktop 10.10 em modo live, ele trava, congela no meio e nada feito tambem.

Quando rodo OpenSuSe live carrega normal... :'(

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2010, 13:59 »
Acabei de desativar o raid 0 para ver se esse era o problema, mas não é, escolhi uma instalação simples em apenas um dos tres discos e o mesmo travamento aconteceu.

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:20 »
Acho que tem alguma coisa relacionada com os hd´s e particionamento...

alguem aqui já fez raid 0?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:32 »
Sua máquina é uma FakeRAID, ou seja, RAID por software. Se fosse RAID por hardware, a matriz RAID seria configurada no setup do BIOS, e o sistema operacional a veria como um único disco.

Ao contrário, ela viu dois HDs, e montou a partição raiz como LVM. O LVM permite manipular as partições de modo dinâmico.

Os travamentos podem estar relacionados a algum driver mal instalado ou mal reconhecido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:41 »
Grato pela resposta, mas minha maquina não é um fakeRAID, este raid é por hardware, visto que a placa mãe tem uma controladora integrada e eu ativei pela bios o reconhecimento de dois hd´s. Quando o pc inicia no boot aparece Raid 0 activated, e o linux ao começar a se instalar, detecta que existe um raid na maquina e me peregunta se quero usa-lo, e digo que sim, e ai ao começar a formatar simplismente trava com 33% e congela até o teclado.

o mesmo acontece se não estou em raid.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:43 »
Se tivesse raid por hardware, não teria reconhecido as unidades. O simples fato dele ter reconhecido que há o raid é a prova disso: quando o raid é realmente por hardware, o SO não tem a opção de usá-lo ou não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:48 »
Então voce quer me dizer que terei que colocar uma placa raid pci para controlar dois hd´s em raid 0, estou certo?

E porque quando coloco apenas um dos hd´s energizado e peço uma instalação tradicional ele tambem trava nos 33%?

Offline Francisconi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2010, 16:37 »
Pessoal tentei mais um vez: coloquei apenas um disco e mesmo assim não formata e trava feio nos 33%, será que essa distro do ubuntu não tá legal? Eu dou boot com live de outras e roda normal...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Travando na instalação 10.10
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:47 »
Citar
Então voce quer me dizer que terei que colocar uma placa raid pci para controlar dois hd´s em raid 0, estou certo?
Não, mas vc vai precisar dos drivers da controladora pra ter desempenho otimizado.
Citar
E porque quando coloco apenas um dos hd´s energizado e peço uma instalação tradicional ele tambem trava nos 33%?
Pq há algum problema em outra parte do sistema, talvez já no reconhecimento dos discos.
Citar
será que essa distro do ubuntu não tá legal?
Vc chegou a verificar se essa imagem foi baixada corretamente? E o CD, foi gravado direito?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D