Autor Tópico: sarg no Ubuntu server 10.10 (Resolvido)  (Lida 16526 vezes)

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
sarg no Ubuntu server 10.10 (Resolvido)
« Online: 21 de Dezembro de 2010, 20:30 »
Fala galera,

É o seguinte:

levantei um servidor sarg, porém ao digitar o <ip do servidor>/squid-reports aparece a menssagem:

Not found, alguém pode me ajudar nisso?

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2011, 22:08 por bfbicalho »

Offline dddap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2010, 05:30 »
você configurou o sarg pra gerar o arquivo dentro da pasta do apache?
Verifica se o output_dir  ta apontando para a pasta http do Apache.

Offline eaj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2010, 15:32 »
Tente rodar o comando sarg, restartar o serviço e o apache também , pois se o apache não estiver instalado ou estiver stopado o sarg não irá funcionar. Apos isso tente http://ip-do-server/squid-reports

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2010, 20:24 »
Vc tem certeza de que a página está em "http://localhost/squid-reports"? Pode estar em "/sarg", também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2010, 11:01 »
você configurou o sarg pra gerar o arquivo dentro da pasta do apache?
Verifica se o output_dir  ta apontando para a pasta http do Apache.

Feliz natal para todos que responderam acima! Bem até o 9.10 nunca tive problemas para rodar o sarg. nunca precisei reiniciar o apache e nunca alterei o arquivo e nem sua estrutura. mas começei a ter problemas com o sarg justamente nas versões 10.04 e 10.10, onde venho estudando atualamente! gostaria de saber qual é o novo procedimento para permitir o funcionamento do sarg no 10.10 e se a mesma configuração vale para o 10.04 também?

eaj,
Citar
Tente rodar o comando sarg, restartar o serviço e o apache também , pois se o apache não estiver instalado ou estiver stopado o sarg não irá funcionar. Apos isso tente http://ip-do-server/squid-reports

Isso já é minha rotina pessoal sempre baixo o squid, apache2 e o sarg por último e depois faço um teste para ver se o sarg está funcionando sem problemas, blz?

zekkerj
Citar
Vc tem certeza de que a página está em "http://localhost/squid-reports"? Pode estar em "/sarg", também.

Sinceramente sempre usei o ip do servidor/squid-reports e nunca tive problemas, mas vc pode me confirmar se o novo caminho tem a palavra sarg no final? pois ainda não tentei essa opção. Se funcionar já vou colocar em atividade em meu trabalho, ok?

Um abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2010, 16:49 »
Apenas teste esse novo caminho. Pq em outras distribuições, é nesse diretório que o SARG se instala, por padrão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2010, 09:44 »
Apenas teste esse novo caminho. Pq em outras distribuições, é nesse diretório que o SARG se instala, por padrão.

Bom dia,

Tentei o caminho:

<ipdoservidor>/sarg e não deu certo. estou desconfiando de que está faltando algum detalhe bobo, que ainda não sei qual é. Há algum caminho para deixar o sarg funcionando como nas versões anteriores? tem que modificar alguma configuração dentro do sarg.conf?

Um abraço e Feliz Ano Novo para todos!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2010, 11:54 »
Normalmente o sarg cria um arquivo de configuração "/etc/apache2/conf.d/sarg.conf". Se ele existir, poste o conteúdo aqui. Caso contrário, procure pelas strings "sarg" e "squid-reports" em toda árvore de configuração do apache.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2010, 20:53 »
Normalmente o sarg cria um arquivo de configuração "/etc/apache2/conf.d/sarg.conf". Se ele existir, poste o conteúdo aqui. Caso contrário, procure pelas strings "sarg" e "squid-reports" em toda árvore de configuração do apache.

O sarg.conf está dentro do /etc/sarg, mas não está dentro da estrutura do apache2. eu posso aplica o comando mn ou cp para colocar o sarg.conf dentro da estrutura do apache2? ou tenho que fazer um outro caminho?

Um abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2011, 20:30 »
Não é esse arquivo. Esse é a configuração do próprio sarg, e não do apache.

Tente criar o arquivo /etc/apache2/conf.d/sarg.conf com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
Alias /squid-reports /var/www/squid-reports
<location "/squid-reports">
    options Indexes FollowSymlinks
    order allow,deny
    allow from all
</location>

Mude o diretório "/var/www/squid-reports" pra apontar pro local certo, e a parte de autorização (allow from all) pra limitar quem pode acessar os relatórios.

Depois de criar o arquivo, use o comando "sudo apache2ctl graceful" pra reiniciar o apache.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2011, 06:42 »
Não é esse arquivo. Esse é a configuração do próprio sarg, e não do apache.

Tente criar o arquivo /etc/apache2/conf.d/sarg.conf com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
Alias /squid-reports /var/www/squid-reports
<location "/squid-reports">
    options Indexes FollowSymlinks
    order allow,deny
    allow from all
</location>

Mude o diretório "/var/www/squid-reports" pra apontar pro local certo, e a parte de autorização (allow from all) pra limitar quem pode acessar os relatórios.

Depois de criar o arquivo, use o comando "sudo apache2ctl graceful" pra reiniciar o apache.

Bom dia,

Criei o arquivo e apliquei o comando apache2ctl graceful e o comando não apresentou erro algum. Agora estou com uma última dúvida:

para qual diretório devo direcionar o /var/www/squid-reports?

/etc/sarg?
/etc/apache2?
/etc/default/apache2?

Se puder coloque o comando como root, pois eu executo tudo em meu servidor como root, ok?

Obrigado pela ajuda

Offline bfbicalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2011, 02:05 »
Não é esse arquivo. Esse é a configuração do próprio sarg, e não do apache.

Tente criar o arquivo /etc/apache2/conf.d/sarg.conf com o conteúdo abaixo:

Código: [Selecionar]
Alias /squid-reports /var/www/squid-reports
<location "/squid-reports">
    options Indexes FollowSymlinks
    order allow,deny
    allow from all
</location>

Mude o diretório "/var/www/squid-reports" pra apontar pro local certo, e a parte de autorização (allow from all) pra limitar quem pode acessar os relatórios.

Depois de criar o arquivo, use o comando "sudo apache2ctl graceful" pra reiniciar o apache.

Meu caro,

continuo com o mesmo problema no sarg, porém ele aponta um outro problema:

root@asterisk:~# sarg
SARG: No records found
SARG: End

o que eu tenho que fazer para resolver isso? pois estou funcionando com o 11.04 e já faz tempo que não consgio colocar ele para funcionar nas novas versões do ubuntu. Pode me explicar melhor a mudança do caminho? pois eu não consegui entender bem... pode me ajudar? sempre fiz uso do sarg e todas as vezes que instalei sempre funcionou, mas venho reparando que nas novas versões tem algum detalhe que eu ainda desconheço.

Obrigado pela ajuda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:32 »
O caminho é onde você quiser, onde você achar melhor... desde que seja o mesmo local onde o sarg esteja gravando as suas estatísticas. Isso é uma das configurações que é controlada no arquivo sarg.conf.

Quanto ao erro que você passou, o log do squid tem alguma coisa? Se tem, provavelmente o sarg está pegando a configuração errada. Você pode chamar o sarg com o parâmetro "-x" pra ele te dar uma saída mais extensa pra análise.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:38 »
Antes que eu esqueça, o sarg é estruturado pra gerar teus relatórios automaticamente, e nesse caso o comando que vc usa é o "sarg-reports", esse comando simplifica demais a geração:

sarg-reports today # -> gera o relatório de utilização imediata, rodado a cada 15min

sarg-reports daily # -> gera o relatório de utilização do dia anterior, roda uma vez por dia

sarg-reports weekly # -> gera o relatório de utilização da última semana, roda aos domingos

sarg-reports monthly # -> gera o relatório de utilização do último mês, roda no primeiro dia do mês seguinte
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: sarg no Ubuntu server 10.10
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2011, 08:40 »
Última lembrança... o pacote de instalação do sarg deveria ter resolvido tudo isso pra você. Você instalou o sarg pelo sistema, ou baixou algo via fonte?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D