Autor Tópico: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas  (Lida 7883 vezes)

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Online: 27 de Junho de 2006, 21:40 »
Prá quem gosta de testar distros, aqui vai a dica: o Resulinux é uma nova distro, cuja versão 1.0 será lançada nos próximos dias. Hoje saiu o beta6, já bastante estável.

Ela é baseada no Debian SID , com kernel 2.6.14, KDE 3.5.2, o 2.0, Flash, Java e MPlayer já instalados, atualizador diário próprio, bom suporte a winmodems, as mensagens não detonam a língua portuguesa etc.

O projeto me parece muito promissor, os desenvolvedores sérios e prestativos, a distro sólida e bastante profissional, sem falar do visual muito bonito.

Pŕa conhecer:

http://www.linuxhard.org/resulinux/
Nevermore! Nevermore! - Poe

Piras

  • Visitante
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2006, 22:25 »
Parece que quase todos os desenvolvedores vieram do site LinuxHard, que foi durante muito tempo uma das melhores referências brasileiras no âmbito do Linux. Vários scripts e pacotes de qualidade já vinham sendo desenvolvidos pelo pessoal daquela página, especialmente para o Debian e derivatives.

Pessoalmente, eu já estou um pouco cansado desta toada Live CD/Debian/Knoppix/KDE. Parece que ninguém quer sair deste modelo. O Kalango, por exemplo, deve oferecer algo muito próximo disto ao final do atual ciclo de desenvolvimento.

No entanto, é preciso reconhecer em favor da Resulinux uma equipe coesa, atenciosa e bem-educada, padrão que foi mantido escrupulosamente no fórum da distro durante seus estágios iniciais (a experiência do LinuxHard não foi em vão, pelo visto...). Parece que a ênfase na segurança é realmente levada a sério e o padrão da interface visual já é bem superior ao de qualquer outra distribuição brasileira que eu tenha visto. O site oficial, aliás, é uma boa prova disso.

Infelizmente, o KDE ainda não me convence muito, razão pela qual devo resistir muito bem a tentação de testar este novo filhote do Debian.

E para concluir, um observação assumidamente maldosa: como são belas as paisagens "brasileiras" dos papéis de parede oficiais, não?
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 02:49 por Piras »

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2006, 06:41 »
A distro parece ser bem legal, estou baixando para testar.
Unica coisa que me deixo meio assim foi o uso do KDE, acho o Gnome mais bonito.

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2006, 23:36 »
a cada dia aparecem novas distribuições

a Resulinux: http://www.linuxhard.org/resulinux/

e o Dreamlinux: http://www.dreamlinux.com.br/portugues/

será que vão cobrir alguma deficiência de outras distros existentes?

alguém já testou-as?

falou

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2006, 10:18 »
Parece que o Resulinux gera muitas dúvidas mesmo. O autor criou um perguntas-e-repostas pra resolver: http://neacm.fe.up.pt/resulinux/forum/viewtopic.php?t=159
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline sagramor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 12:07 »
Instalei o Resulinux e ele tá redondinho. Ele usa um sistema de auto-update que é muito legal. Assim, pode-se passar do beta6 (atual) para a versão final sem ter de reinstalar.

Além disso, Flash, Java, Apollon, drivers de vídeo, suporte a MP3 e driver nVidia ou ATI já são instalados por default, sem falar de drivers para diversos winmodems.

O Perguntas-e Respostas parece que foi criado porque o site não tem maiores informações. Quem desenvolve é uma fera (User777) de Botucatu, um cara muito legal, que responde pessoalmente às dúvidas (pelo menos por enquanto...).

Eu acho que o Resulinux pode vir a se tornar a melhor distro brasileira, sinceramente.

Quanto ao Dreamlinux, que usa o XFCE, eu baixei mas quando fui instalar, deu pau. Então, deixei prá lá. Por outro lado, acho os caras que a desenvolvem meio arrogantes...
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 14:28 por sagramor »
burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2006, 20:30 »
Instalei o Resulinux e ele tá redondinho. Ele usa um sistema de auto-update que é muito legal. Assim, pode-se passar do beta6 (atual) para a versão final sem ter de reinstalar.

Além disso, Flash, Java, Apollon, drivers de vídeo, suporte a MP3 e driver nVidia ou ATI já são instalados por default, sem falar de drivers para diversos winmodems.

O Perguntas-e Respostas parece que foi criado porque o site não tem maiores informações. Quem desenvolve é uma fera (User777) de Botucatu, um cara muito legal, que responde pessoalmente às dúvidas (pelo menos por enquanto...).

Eu acho que o Resulinux pode vir a se tornar a melhor distro brasileira, sinceramente.

Quanto ao Dreamlinux, que usa o XFCE, eu baixei mas quando fui instalar, deu pau. Então, deixei prá lá. Por outro lado, acho os caras que a desenvolvem meio arrogantes...

Foi o mesmo aqui com o Dreamlinux, não funcionou! Vou dar uma olhada no Resulinux.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Piras

  • Visitante
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2006, 02:45 »
Bem, fiz algumas perguntas no Fórum do Resulinux sobre as características básicas do Projeto, que foram respondidas logo no dia seguinte pelo próprio desenvolvedor, que sempre trata os usuários de modo muito gentil e atencioso.

Aqui está a resposta:

Citar
a) Qual é o nível de otimização do kernel? i486, i586, i686?

i686

b) É o kernel da Kanotix?

Sim, ele mesmo, gostei dele porque tem uma compatibilidade legal.

c) Com qual ramo do Debian ela é compatível? Stable, testing, unstable?
É intenção de vocês manter a distro o mais compatível possível com um destes ramos ou pretendem misturar pacotes de ramos distintos quando possível?


Estou misturando, a distro tem live update, e poderá migrar de 1.0 beta6 para 1.0 final por ele, ou seja não é preciso ficar muito preocupado com o apt-get upgrade.

d) O gerenciador de arranque será sempre o Lilo ou se pensa em adotar o Grub?

Vamos ver, vou estudar o grub...

e) Vocês pretendem misturar aplicativos do Gnome com o KDE ou manterão a distro o mais fiel possível a este último?

Não gosto de programas do gnome, por isso evito eles, pois acho instaveis, por hora o sistema é bem kde, inclusive os scripts(ao contrário do kurumin).

f) Como será seleção de aplicativos. Vocês seguirão o princípio "um programa para cada tarefa" ou pretendem sempre oferecer duas ou mais alternativas?

Vou tentar diminuir o numero de programas por tarefa, pois o resulinux estava usando 4 programas por tarefa e a iso ficou um pouco grande...

g) Vocês pretendem continuar a consultar os usuários sobre decisões importantes para a distro, como têm feito agora? Nunca vi tal coisa em distro brasileira alguma. Parabéns pelo espírito democrático!

Esse é um dos motivos pelo qual criei essa distro se já existem tantas.
Elas nunca aceitam a sua contribuição na maioria das vezes..

Obrigado pelo interesse no resulinux!!!
Espero que goste da nossa distribuição!!!
_________________
Orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11418900889738947777

Luciano Andress Martini
Desenvolvedor e líder do projeto ResuLinux!

Basta ler o fórum com atenção para se notar a atenção com que tem sido recebidas as sugestões apresentadas pelos usuários. Além das votações [http://neacm.fe.up.pt/resulinux/forum/viewforum.php?f=26, diversos tópicos do fórum serviram para que mudanças relevantes fossem adotadas pelos desenvolvedores. Apenas por este aspecto, tão incomum entre as distros nacionais, a Resulinux já vale uma olhadinha. Tanto assim, que pelo visto muito em breve devo contrariar o que eu mesmo escrevi na minha mensagem inicial neste tópico...
« Última modificação: 19 de Julho de 2006, 02:51 por Piras »

Piras

  • Visitante
Uma resenha sobre a Dreamlinux
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2006, 03:25 »
O conceituado site Tuxmachines acaba de publicar uma resenha sobre a distribuição brasileira Dreamlinux. Para se ter uma idéia dos elogios arrancados por essa derivative do Debian basta citar este trecho final:
 
Citar
I just love Dreamlinux. I can't say for sure the clincher for me, whether it's the lovely treatment of Xfce4 with it's custom wallpaper, theme and icons or the carefully chosen apps or possibly the never waivering stability. It might be the beautiful splash screens. It might be because of its Debian roots. Their website is very professional and equally pretty. It's probably the whole package. But in any case, here's an unique offering of a Debian derivative with XGL. Here's an XGL Xfce4. We've seen several under gnome and SUSE Linux even shipped with xgl-KDE capabilities. But I believe this to be the first to bring Xgl-Xfce4, and a very beautiful version of xfce to boot. I just love it.

A resenha na íntegra está aqui:

http://www.tuxmachines.org/node/8358

Eu mesmo testei a Dreamlinux neste final de semana e não tenho muito do que discordar em relação ao texto do resenhista. É leve, rápida e muito bem configurada para as necessidades de uma estação de trabalho, mas não exatamente para um principiante no Linux. Ele cairia melhor com um usuário com alguma experiência. E é também uma boa opção para quem tem uma máquina mais antiga ou um disco rígido com menos espaço.

E de todas as distribuições não-comerciais existentes no Brasil é a que exibe mais profissionalismo.



Offline edulimaabreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2006, 22:32 »
  Uma outra distro q parece legal é a Neodizinha. Ela é baseada no dizinha, mas tem uma equipe diferente do dizinha, e conta com XFCE como Window Manager. A verão 1.0 foi lançada dia 20/06 e tem só 253 MB.
  Eu já baixei a iso mas ainda nao queimei o CD pra testa-lá.

Mas tá aí a dica  :D

link:
http://neodizinha.codigolivre.org.br/
« Última modificação: 24 de Julho de 2006, 22:33 por edulimaabreu »

Piras

  • Visitante
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2006, 04:32 »
Quando testar, relate sua experiência, sim? É sempre bom "expandir os horizontes"!

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Eu troquei o Ubuntu pelo Resulinux: por enquanto...
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2006, 08:39 »
É.
Como eu não tinha espaço no HD para duas distros eu optei em colocar o Ubuntu de férias...
Instalei o http://www.resulinux.org/. Vamos as minhas considerações:

pontos negativos:
- não consigo achar o KDE bonito! O Ubuntu neste ponto ganha mais pontos, apesar de achar o tema padrão feio também;
- não se dá bem com placas de vídeo Sis;
- poderia vir com o alguns aplicativos (BrOffice, Synapitc e Amarok) como padrão do sistema;


pontos positivos
- ele é rápido! A instalação dele e depois os starts de ambiente gráfico são os mais rápidos que eu ja testei até hoje;
- equipe de suporte (via fórum) é efiecientíssima! Talvez por terem poucos usuários registrados (em torno de 414 users), mas mesmo assim não deixam nenhuma pergunta sem resposta;
- não dá pau com ADSL/Speedy (eita Ubuntu com dhcp zuado para modem bridge);
- eu converso via Kopete com O CRIADOR do sistema! Isso é raríssimo!! E ele te escuta e dá soluções na hora. Ou pelo menos tenta ajudar.
- todas as decisões sobre os updates da distro são feitas por VOTAÇÕES ON-LINE com os usuários!!! Isso é incrível, pq te dá a chance de escolher o melhor aplicativo para sua necessidade. Democrático isso hein??
- não existe o termo "nova versão" ou "versão final" do sistema. Existe o LIVE-UPDATE, ou seja na medida que ocorrem alterações, roda-se um update e pronto. Nada de nomes estranhos para versões novas (Viu dona Vista???). Uma postura original, acho eu, pois para o Resulinux, sempre será a "última versão válida". Dessa forma, o enfoque sobre o nome Resulinux é maior do que no nome da versão atual dele (tipo, "lembre-se de Resulinux e não de beta 1 PQP ou LongChifre 5284", hehe).

Conclusão
Existem bugs, sim, mas o contato com a equipe mantenedora da distro é rápida. O trabalho em cima de segurança é o foco principal da equipe.
Eu gostei muito do trabalho, por ser uma iniciativa de brasileiros e com qualidade. Claro que não é perfeito, mas o esforço é grande para sê-lo. Prefiro muito mais o ambiente Gnome do Ubuntu, mas a personalização do sistema no Resulinux - com a ajuda da equipe técnica deles - é mais ágil e isso é um diferencial a se questionar.
Notas finais? Ubuntu fica com nota 9,5 e o Resulinux com 8 (mas com uma menção honrosa!!)

É isso ai!
Abraços

Piras

  • Visitante
Re: Dreamlinux e Resulinux: novas distros brazucas
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2006, 11:43 »
maudy,

Também instalei o Resulinux neste final de seman, mas deixo de postar aqui minhas impressões, já que concordo ponto por ponto com o que você disse, exceto pelo problema com as placas Sis, que eu não poderia perceber, já que não as tenho.

De tudo o que você disse o que mais merece ênfase é a extrema gentileza do Luciano, o desenvolvedor. Seu espírito democrático, deixando decisões importantes para os usuários decidirem, e sua permeabilidade a crítica são únicas no mundo Linux brasileiro. Não creio que o Resulinux já tenha alcançado o nível do Kalango, embora correndo o risco de maior originalidade. Mas compare a conduta do Luciano com aquela mantida pelos desenvolvedores desta última. Para mim, o Luciano já é um modelo do que deveria ser o lider de qualquer bom projeto comunitário de software livre.