Autor Tópico: Duas conexões distintas  (Lida 2635 vezes)

Offline cesgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Duas conexões distintas
« Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:53 »
Galera, muito boa noite!

Vou tentar explicar meu cenário:

Trabalho com o SAP e este é o primeiro 'teste de fogo', pois é necessário que eu utilize o meu note no cliente. Como há integração do SAP com o Office, eu tenho montado um WinXP pelo VirtualBox, e nele instalado o SAPLogon e o MSOffice.

O meu 'mundo ideal' é o seguinte: pelo Ubuntu eu acessar a internet pelo meu modem 3G, devidamente configurado e funcionando, para poder acessar o meu e-mail e skype, por exemplo; já pelo virtualbox, gostaria APENAS de acessar a intranet (para usar o SAP, plugado na minha placa de rede).

Resumindo: é possível eu definir que o acesso à web é através do meu modem (somente no Linux), e o acesso à intranet é feita através da placa de rede (através do VirtualBox)? Caso seja, como devo proceder?


Obrigado a todos!
Notebook Compaq - Processador Intel Pentium Dual Core T3200
HD 160Gb 5400RPM (SATA)
2Gb RAM 667Mhz DDR2

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Duas conexões distintas
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:59 »
Olha, possível deve ser. Não vejo um programa que conversa com a placa-de-rede não ser capaz de distinguir o tráfego. Agora, infelizmente não sei como fazer, principalmente no virtualbox. No vmware, que é mais completo, acredito que seja até mais fácil.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline cesgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duas conexões distintas
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2010, 09:51 »
Olha, possível deve ser. Não vejo um programa que conversa com a placa-de-rede não ser capaz de distinguir o tráfego. Agora, infelizmente não sei como fazer, principalmente no virtualbox. No vmware, que é mais completo, acredito que seja até mais fácil.

Valeu Bred81 pelo retorno!

Acho que consegui definir no VBox a conexão de rede para eth0, agora não sei como fazer para que a minha conexão com o linux dê a prioridade para a wlan0. Alguma idéia?

[z]!
Notebook Compaq - Processador Intel Pentium Dual Core T3200
HD 160Gb 5400RPM (SATA)
2Gb RAM 667Mhz DDR2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Duas conexões distintas
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:07 »
Teoricamente, se você configurar a rede do VBox para bridge na eth0, a VM só vai ter acesso à rede local cabeada.

A conexão do modem 3G (que não é pela wlan0!!!) entraria como auxiliar, e teoricamente vc poderia usá-la em separado da conexão cabeada. Eu digo teoricamente, pois é provável que o sistema configure a conexão cabeada como preferencial, e faça a saída para a internet por ela, em vez de fazer pela conexão 3G.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cesgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duas conexões distintas
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2010, 13:45 »
Teoricamente, se você configurar a rede do VBox para bridge na eth0, a VM só vai ter acesso à rede local cabeada.

A conexão do modem 3G (que não é pela wlan0!!!) entraria como auxiliar, e teoricamente vc poderia usá-la em separado da conexão cabeada. Eu digo teoricamente, pois é provável que o sistema configure a conexão cabeada como preferencial, e faça a saída para a internet por ela, em vez de fazer pela conexão 3G.

Pensei em A e disse B - sei que wlan0 é a wireless, e imagino que meu modem deva ser a ppp0. A dúvida é como deixá-la como default.

Valeuz!
Notebook Compaq - Processador Intel Pentium Dual Core T3200
HD 160Gb 5400RPM (SATA)
2Gb RAM 667Mhz DDR2