Autor Tópico: Configurar o som , ajudem-me por favor  (Lida 5843 vezes)

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Configurar o som , ajudem-me por favor
« Online: 27 de Junho de 2006, 19:15 »
Olá a todos , estou a utilizar linux pela primeira vez , instalei o ubuntu 5.10 , mas esta porcaria de computador que tenho nunca dá som quando arranca , para conseguir que dê som executo o comando seguinte na consola :

sudo modprobe -a snd-cmi8330 sbport=0x220 sbirq=5 sbdma8=1 sbdma16=5 wssport=0x530 wssirq=11 wssdma=0

Depois disso termino a sessão e volta a iniciar a sessão e já fica com som , não é preciso reiniciar.
Mas o problema é que de cada vez que reinicia o computador tenho que voltar a fazer tudo de novo , o pc não guarda a configuração , alguém sabe como resolver este problema , agradeco desde já a todos. É que uso linux há poucos dias e não me estou a dar muito bem com isto, mas gostava de melhorar.

Podem tambem enviar respostas para o meu email por favor : xptodasilva@tugamail.com

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Servidor de som
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2006, 19:27 »
Será proveitoso para você, ler tópicos como este: Como assistir Trailers no Ubuntu!!!. Quem produziu o material foi um dos moderadores do fórum Ubuntu, o pseudônimo dele é galactus.

Eu utilizei durante o tempo em que utilizei o Breeze e recomendo a você, membro xptodasilva. Caso tenha interesse em obter mais informações sobre som e multimídia no Ubuntu Linux, faça uma busca no Fórum utilizando SÓ palavras chaves.

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2006, 20:04 »
Pois é caro amigo, isto até que é util , agora para mim tuso é util, mas o som continua na mesma, não sei o que fazer de novo.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Guia Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2006, 21:20 »
Você conhece o Guia do Ubuntu para o Breeze (5.10)? Lá tem uma dica sobre como configurar o som do Gnome corretamente. Você pode clicar aqui e ver a dica dada para o caso.

Eu sugiro que você poste aqui, no tópico, informações sobre sua máquina. Acho que dizer a versão do ubuntu utilizada não é o bastante, ao menos no seu caso.

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2006, 14:37 »
Caro amigo , essa dica já eu executei e não dá nada, nem sequer detecta a placa de som, eu consigo por o som a funcionar comforme disse na minha primeira pergunta , o problema é que de cada vez que reinicia o PC tenho que configurar de novo , só o que preciso de saber é onde ou em que ficheiro é que eu posso dar o comando para que este execute sempre no arranque do PC , o equivalente ao Autoexec.bat no caso do ruindows ou do MS-dos.

Obrigado.

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2006, 20:37 »
Pois é pessoal, eu não queria desiludir ninguem , nem mesmo a mim, é que eu adorava mesmo que esta coisa do linux não fosse tão ruim , mas a conclusão que estou a chegar é que isto é mesmo uma derma (perdoem-me a expressão mas é mesmo isto) se fosse no windows já o som estava a funcionar de certeza desde a primeira hora da instalação, a comunidade linux quer fazer crer que isto é muito bom e que é um forte concorrente da Microsoft mas parece-me que não chega nem perto. já há um monte de tempo que coloquei aqui a minha duvida e nada de novo, será que o pessoal aqui sabe algo de linux?! ou são todos como eu , uns básicos?!. Obrigado a todos pela vossa atenção , acho que vou ter que ir instalar a porra do windows XP.

Offline link

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • caminhos
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2006, 21:01 »
Pois é pessoal, eu não queria desiludir ninguem , nem mesmo a mim, é que eu adorava mesmo que esta coisa do linux não fosse tão ruim , mas a conclusão que estou a chegar é que isto é mesmo uma derma (perdoem-me a expressão mas é mesmo isto) se fosse no windows já o som estava a funcionar de certeza desde a primeira hora da instalação, a comunidade linux quer fazer crer que isto é muito bom e que é um forte concorrente da Microsoft mas parece-me que não chega nem perto. já há um monte de tempo que coloquei aqui a minha duvida e nada de novo, será que o pessoal aqui sabe algo de linux?! ou são todos como eu , uns básicos?!. Obrigado a todos pela vossa atenção , acho que vou ter que ir instalar a porra do windows XP.

Basta adicionar install snd-cmi8330 modprobe --ignore-install snd-cmi8330 && /lib/alsa/modprobe-post-install snd-cmi8330 em /etc/modprobe.d/alsa-base

E já agora, não é o Linux que é ruim, é o utilizador que afirma isso!
Ainda bem que pensa assim, pois deve continuar a usar windows, ninguém o obriga a optar por Linux. Linux tem a ver com LIBERDADE, e como tal, você é livre de escolher o que julgar melhor para si.

Quanto ao tempo que demora a responder á sua questão, só quero lembrar que aqui ninguém trabalha para si, todos nós respondemos quando sabemos e quando pudemos e ninguem se afirma como um super conhecedor de linux. Saibamos ou não de Linux, só respondemos quando queremos e podemos, ok?

Básicos somos nós todos, dependendo do termo de comparação usado.

Acho que sim, volte para o seu windows e de preferencia, quando tiver problemas, pague o seu suporte á Microsoft, o que é uma coisa muito mais profissional e dentro das suas expectativas.
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2006, 21:14 »
Obrigado pela sua grande ajuda, pena é que não me resolveu nada, voce ou não quer explicar bem ou eu fiz algo errado, continua tudo na mesma. a porcaria do som nem "vêlo".

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2006, 14:04 »
Mais uma vez se prova que eu tinha razão, pela maneira como você escreveu até deu a entender que a solução era ultra simples , o facto é que ficou tudo na mesma , pensei que você não queria explicar como fazer, mas afinal chego a conclusão que você não sabe é como fazer. ás vezes o modo como se diz as coisas leva os outros a pensar outra coisa , como eu por exemplo, pode paracer que estou a ser mal educado com alguem , mas não , é apenas o meu modo de falar.

boi

  • Visitante
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2006, 16:09 »
Bom, existe um jeito simples. Existe um arquivo chamado rc.local, o que você coloca nesse arquivo é executado durante o boot. No seu caso, abra esse arquivo com seu editor favorito, vamos exemplificar com o gedit:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/rc.local
Acrescente essa linha ao arquivo, precisa ser antes da linha contendo "exit 0":

Código: [Selecionar]
/sbin/modprobe -a snd-cmi8330 sbport=0x220 sbirq=5 sbdma8=1 sbdma16=5 wssport=0x530 wssirq=11 wssdma=0
Salve o arquivo e reinicie.

Offline xptodasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2006, 19:42 »
Caro amigo , assim sim , não me deu nenhum "raspanete" e resolveu-me o problema de uma forma simples e eficaz , é a isto que eu chamo "perceber de linux" , obrigado pela ajuda.  :D

Se  eu puder ajudar em algo , e se eu conseguir o que eu duvido , é só pedirem.

obrigado a todos mais uma vez.


Bom, existe um jeito simples. Existe um arquivo chamado rc.local, o que você coloca nesse arquivo é executado durante o boot. No seu caso, abra esse arquivo com seu editor favorito, vamos exemplificar com o gedit:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/rc.local
Acrescente essa linha ao arquivo, precisa ser antes da linha contendo "exit 0":

Código: [Selecionar]
/sbin/modprobe -a snd-cmi8330 sbport=0x220 sbirq=5 sbdma8=1 sbdma16=5 wssport=0x530 wssirq=11 wssdma=0
Salve o arquivo e reinicie.


Desaix-ce

  • Visitante
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2006, 15:39 »
Alguem ai sabe me responder pq a minha caixa de som usb nao funciona no ubuntu? trata-se de uma caixa clone. O ubuntu detecta o dispositivo mas nao funciona.

Offline trax76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar o som , ajudem-me por favor
« Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2006, 13:50 »
Tenho um problema com as caixas também. Não consegui resolver até agora, a "right" não funciona, somente a "left". Quando conecto meu ipod no som, as duas tocam, ou seja, não é problema do som, e sim da configuração do som no computer. Como configuro o som, além do caminho sistema/preferências/som ou do controle de volume? Tenho uma SB Live que é reconhecida e que já configurei exaustivamente e, ora bolas, funciona. É só a maldita caixa "right" que se recusa.