Autor Tópico: ltsp no edubuntu  (Lida 4308 vezes)

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
ltsp no edubuntu
« Online: 14 de Dezembro de 2010, 13:03 »
 Estou tentando implementar o edubuntu ltsp em minha escola e para tanto estou fazendo os testes em casa usando o laptop como servidor e meu desktop como cliente. entre os dois tenho um roteador wireless que uso para net no laptop. O cliente inicializa normalmente só a net que não consigo acessar de jeito nenhum, nem no servidor. Já tentei configurar o /etc/network/interfaces de várias maneiras e até agora ou acesso a internet via wlan0 e perco o ltsp ou tenho o ltsp e não acesso a net.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2010, 15:45 »
Olá bzvieira,

O LTSP depende do serviço DHCP, de uma forma que não pode ser suprida pelo servidor DHCP do seu roteador. Pra fazer esse teste, vc precisaria que os terminais e o servidor estivessem na mesma rede (não é obrigatório, mas é mais fácil assim), ou seja, sem roteador entre elas.

A melhor forma de trabalhar, então, seria vc conseguir um mini-switch, e conectar seu notebook a ele por cabo. Da mesma forma, os terminais também devem ser conectados a esse mini-switch.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:45 »
Muito obrigado pela resposta, mas se eu conectar o laptop via cabo não perderei o acesso ou ao ltsp ou à net, ja que via de regra o servidor tem que ter duas placas (1 para o ltsp e outra para a net)? Não há como configurar o /etc/network/interfaces para utilizar a wlan0 para a net e a eth0 para o ltsp? Agradeço se puder responder e se necessário, envio a configuração dos arquivos para serem analisados. Mais uma vez obrigado pela atenção

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2010, 13:05 »
Tem como configurar pra ter os dois acessos ao mesmo tempo.

O truque é configurar a rede cabeada sem gateway. Assim, o gateway vai ficar na rede wireless (ou em qualquer outra conexão que vc criar). O arquivo "/etc/network/interfaces" vai ficar parecido com isso:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 192.168.10.1
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.10.0
    broadcast 192.168.10.255
Note que eu não referenciei a interface wlan0 nesse arquivo: isso foi proposital. É muito complicado configurar a interface wireless no arquivo "interfaces", muito melhor usar o gerenciador de redes (Network Manager) pra isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2010, 10:57 »
Caro colega, mais uma vez obrigado.  O arquivo /etc/network//interface foi configurado automaticamente pelo ltsp e com ele funcionando o cliente abre normalmente a sessão.  Seguindo o seu raciocínio também concordo que é melhor deixar o network manager cuidar do acesso da wlan0.  Acontece que (segundo a prática e um livro que tenho), o network manager não funciona quando o /etc/network/interfaces está configurado.  O arquivo tem preferência sobre o networkmanager.  Por isso falei que quando comento todas as linhas do arquivo, a wlan0 funciona pois o network manager entra em ação.  Como o que me importa é o ltsp, teria que haver uma forma de incluir a wlan0 no /etc/network/interfaces. É aí que a coisa não vai pra frente.  O roteador está na rede 10.0.0.0 com o ip 10.0.0.1. Já tentei várias coisas: ip estático, dinâmico, usando um tal de wpa_supplicant que retirei de um livro sobre o Ubuntu mas até agora nada: resumindo: ou deixo o arquvo /etc/network/interfaces e perco a net pela wlan0 ou "excluo" o arquivo /etc/network/interfaces deixando o network manager funcionar, ganho acesso à net pela wlan0 mas perco o ltsp.  alguma dica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2010, 11:25 »
Citar
Acontece que (segundo a prática e um livro que tenho), o network manager não funciona quando o /etc/network/interfaces está configurado.
Ele não funciona quando você configura os dois pra usar a mesma interface.
No caso, nós vamos configurar a interface cabeada (eth0) pelo interfaces, e a interface wireless (wlan0) pelo NM, ou seja, não há conflito entre os dois.
Isso funciona, sem erro, eu mesmo já usei várias vezes. Apenas tenha certeza de não incluir nada a respeito da wlan0 no arquivo interfaces.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2010, 12:02 »
Bom, meu edubuntu então deve estar com algo errado. Não utilizo a mesma interface em dois processos diferentes.  No MEU caso, quando há alguma coisa no arquivo /etc/network/interfaces o NM simplesmente não funciona.  Aliás era essa minha intenção inicial: usar o arquivo para a eth0 (ltsp) e a wlan0 pelo NM. De qualquer forma continuarei na tentativa.  Obrigado pelo empenho em dar uma solução. Até!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2010, 12:18 »
Isso pode ser problema da sua versão do NM. Sabe dizer qual é?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2010, 12:51 »
O edubuntu é o 10.04. já o NM eu não sei. tem como descobrir?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2010, 13:16 »
O comando abaixo pode resolver.

apt-cache policy network-manager
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #10 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:17 »
Olá de novo, até agora ainda não consegui configurar minha net via wireless com o Edubuntu
O funcionamento da placa está OK pois sem o /etc/network/interfaces configurado ele acessa normalmente a net assim que inicia o sistema.
O LTSP funciona normamlmente pela minha eth0.  Já tentei quase tudo, até mesmo configurar manualmente o wpa_supplicant mas dá algum erro.

Meu /etc/network/interfaces está assim:
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.0.255
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
broadcast 192.168.0.255

auto wlan0
iface wlan0 inet static
address 10.0.0.2
netmask 255.255.255.0
network 10.0.1.0
broadcast 10.0..1.255
gateway 10.0.0.1   (este é o ip do meu roteador)
wpa-driver wext
wpa-conf /etc/wpa_supplicant


Com a configuração acima o navegador fica procurando, procurando e não encontra nada.  Já tentei n configurações para este arquivo e até agora nada.  Agradeço a quem puder dar uma luz.
O edubuntu é a versão 10.04
A versão do network manager é 0.8.0ubuntu 3

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #11 Online: 28 de MAR?O de 2011, 17:36 »
Lembra que eu falei pra não tentar configurar a interface wireless pelo arquivo interfaces?
Citar
Acontece que (segundo a prática e um livro que tenho), o network manager não funciona quando o /etc/network/interfaces está configurado.
Ele não funciona quando você configura os dois pra usar a mesma interface.
No caso, nós vamos configurar a interface cabeada (eth0) pelo interfaces, e a interface wireless (wlan0) pelo NM, ou seja, não há conflito entre os dois.
Isso funciona, sem erro, eu mesmo já usei várias vezes. Apenas tenha certeza de não incluir nada a respeito da wlan0 no arquivo interfaces.

Outra coisa, a configuração de sua rede cabeada está errada, o endereço 192.168.0.255 não é um endereço válido. Escolha qualquer outro livre entre 192.168.0.1 e 192.168.0.254.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #12 Online: 29 de MAR?O de 2011, 12:18 »
Caro colega, eu já li e reli sua indicação de não configurar a wlan0 pelo interfaces (realmente aquele endereço da eth0 está errada - foi só erro de digitação. a eth0 está funcionando normalmente) so que não de  certo.  Deixei o interfaces apenas com a configuração da eth0 para que o NM cuidasse da wireless mas não foi.  Será que o problema é a existência do roteador? Mas sem ele como acessaria a net se a eth0 vai servir ao ltsp?  Do modo como foi configurado acima o navegador consegue encontrar os endereços mas a página não entra.  de outros modos o navegador nem tenta nada e ja dá página não exibida.  Será que o roteador está barreirando o computador por ele ser um servidor ltsp.  Obrigado mais uma vez e continuo aguardando uma luz.

Offline valdineysr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Linux para todos
    • Ver perfil
    • opengrafics-linux e atrelados gráficos.
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #13 Online: 29 de MAR?O de 2011, 12:44 »
Estou tentando implementar o edubuntu ltsp em minha escola e para tanto estou fazendo os testes em casa usando o laptop como servidor e meu desktop como cliente. entre os dois tenho um roteador wireless que uso para net no laptop. O cliente inicializa normalmente só a net que não consigo acessar de jeito nenhum, nem no servidor. Já tentei configurar o /etc/network/interfaces de várias maneiras e até agora ou acesso a internet via wlan0 e perco o ltsp ou tenho o ltsp e não acesso a net.


Olá !!!

Vou dar uma dica.

Antes vivia me batendo com testes entre uma maquina e outra. Instalar desinstalar, era uma chatice. Depois que eu conheci o virtualbox faço todos os testes nele implemento rede interna dentro da minha maquina, acabei com a minha trabalheira doida.

pô parece até que estou fazendo merchan, mas não é não. Assim você não fica correndo de uma máquina pra outra pra saber se o que fez deu certo. Agora mesmo estou implementando samba em maquinas clientes e servidor no meu notebook.

teste que vale a pena
-------------------------------------------------------------------------------------------
zekkerj você só pode ser um deus, pois você onipresente! hehe uma abraço.

Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ltsp no edubuntu
« Resposta #14 Online: 29 de MAR?O de 2011, 12:59 »
Caro colega, eu já li e reli sua indicação de não configurar a wlan0 pelo interfaces (realmente aquele endereço da eth0 está errada - foi só erro de digitação. a eth0 está funcionando normalmente) so que não de  certo.  Deixei o interfaces apenas com a configuração da eth0 para que o NM cuidasse da wireless mas não foi.  Será que o problema é a existência do roteador? Mas sem ele como acessaria a net se a eth0 vai servir ao ltsp?  Do modo como foi configurado acima o navegador consegue encontrar os endereços mas a página não entra.  de outros modos o navegador nem tenta nada e ja dá página não exibida.  Será que o roteador está barreirando o computador por ele ser um servidor ltsp.  Obrigado mais uma vez e continuo aguardando uma luz.
O problema é todo em torno da configuração da rede wireless. Não tem nada demais a máquina ser servidor LTSP, ou servidor web, ou o que seja.

Mas vou te dar uma outra sugestão, que tal simplificar? Se essa máquina tivesse duas placas ethernet, e em vez de vc usar a rede wireless diretamente, vc usasse um AP cliente ("workgroup bridge")?

Citar
zekkerj você só pode ser um deus, pois você onipresente! hehe uma abraço.
Bem longe disso. Vc só me encontra em 3 lugares, aqui no fórum. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D