Autor Tópico: Instalar Ubuntu em PC com 256mb  (Lida 4583 vezes)

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu em PC com 256mb
« Online: 14 de Dezembro de 2010, 03:58 »
Olá Ubunteiros, estou aqui mais uma vez para solicitar a ajuda de vocês.

A questão é o seguinte: converti todos da minha família a usarem o Ubuntu (primeiro meu irmão, depois meus pais, depois minha irmã). Agora a próxima felizarda é a minha prima.

Ocorre apenas um pequeno problema: O PC dela é um pouco modesto. Trata-se de um ADM Duron 1.2ghz com 256mb de Memória Ram.

A minha tentativa de instalação pelo LiveCD falhou porque simplesmente ele demora demais tentando carregar a Interface gráfica. O que eu pretendo é instalá-lo pelo modo Alternative, que fiquei sabendo que é mais leve. No entanto, eu tenho baixado apenas a ISO da versão comum e minha Internet é muito lenta para baixar a versão Alternative. Solicitar um CD seria demasiadamente demorado, está fora de cogitação.

Eu fiquei sabendo que tem como, pelo CD comum, instalar pelo modo Alternative, só não sei como começar a instalação por ela. Alguém poderia me ajudar nisto? Se possível também, me dar algumas dicas de como "proceder" nesta instalação, pois fiquei sabendo que é um pouco mais complicada e eu queria por Memória Swap para ela.

Grato desde já.

Abraços.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar Ubuntu em PC com 256mb
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2010, 07:29 »
tente o xubuntu - http://www.xubuntu.org/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em PC com 256mb
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2010, 08:44 »
O ideal seria usar outras distros feitas para máquinas modestas, porém, se o foco é o Ubuntu recomendo baixar o Ubuntu mini (12mb), ele é apenas um instalador e necessita da internet para instalar o básico, (não tem interfase gráfica).
Depois você instala os aplicativos separadamente. Não instale o Ubuntu-desktop.
Um exemplo:
apt-get install x-window-system gnome-desktop-environment
Com esse gnome sua máquina consumirá 90mb de ram.
O ideal serial instalar o lxde + gnome office.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline -InuYasha-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em PC com 256mb
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2010, 11:55 »
Primeiramente agradeço aos colegas que tentaram ajudar, porém ressalto que o que eu quero mesmo é o Ubuntu, se for possível é claro.

Informo ainda que sou meio leigo, então a opção sugerida pelo colega Adriano R.N. , não me parece muito apropriado.

Queria mesmo uma forma de instalar o Ubuntu pelo Alternate, porém usando o CD comum.

Grato desde já pela atenção dispensada.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu em PC com 256mb
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:35 »
Ressalto que o que eu quero mesmo é o Ubuntu, se for possível é claro.
Pode instalar o ubuntu normal, trocar o metacity pelo openbox, remover os aplicativos de sessão desnecessários e usar um kernel alternativo (e programas mais "leve"), mas eu concordo com o Adriano R.N. que o melhor seria não usar o Ubuntu padrão (lxde "puro", rodaria melhor).
Queria mesmo uma forma de instalar o Ubuntu pelo Alternate, porém usando o CD comum.
Não dá, mas você pode aproveitar a .iso para gerar outra (baixando as diferenças), com zsync.