Autor Tópico: Descompactar .rar pelo terminal  (Lida 5376 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Descompactar .rar pelo terminal
« Online: 22 de MAR?O de 2010, 01:17 »
Uso o ubuntu 9.10 e gostaria de saber qual programa posso usar além do rar pra descompactar arquivos .rar, pelo modo gráfico é só dar um clique com botão direito e selecionar "extrair aqui" porém quero saber como faz no terminal, ressalto que não tenho o rar instalado...qual outro programa faz isso?
Ubuntu 18.04

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2010, 07:22 »
unrar e nome_do_arquivo.rar

ou

7z e nome_do_arquivo.rar

Mais dúvidas quanto aos comandos, execute unrar -h ou 7z -h que retornará todos os comandos disponíveis das duas aplicações. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #2 Online: 22 de MAR?O de 2010, 18:48 »
Olá .Quando vc da este comando no terminal: unrar e nome_do_arquivo.rar

Ele compacta aonde?

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2010, 18:59 »
Não seria mais prático instalar via Synaptic o "unrar"

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2010, 19:55 »
Olá .Quando vc da este comando no terminal: unrar e nome_do_arquivo.rar

Ele compacta aonde?

Com este comando ele não compacta, ele descompacta um arquivo, e o conteúdo do pacote .rar sairá no mesmo diretório onde se encontra o pacote.

E sim, como o antoniodosantosor dissera, tendo o unrar instalado pelo Synaptic, ele automaticamente se integra ao GNOME, bastando apenas clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar a opção de descompactar tudo, ou então clicar duas vezes e "entrar" no pacote para extrair um arquivo específico. O mesmo vale para o 7zip.

Muito mais prático do que via terminal. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2010, 19:04 »
Então, tenho apenas o rar instalado, o unrar e o 7z não estão instalados. Qual programa deve estar fazendo isso? Como faço pra saber?
Como faço para compactar com o rar?
Ubuntu 18.04

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2010, 16:41 »

Então, tenho apenas o rar instalado, o unrar e o 7z não estão instalados. Qual programa deve estar fazendo isso? Como faço pra saber?
Como faço para compactar com o rar?

Simplificando, para trabalhar com arquivos .rar, o ideal é o próprio Rar, as outras opções também funcionam, caso você não não tenha ou não queira o executável proprietário do RAR, pelo Synaptic você tem acesso aos outros formatos, basta fazer uma busca.

Para descompactar é que o que foi dito, clica com o botão direito do mouse e seleciona a opção extrair aqui.

Para compactar, ou seja, criar arquivos RAR, é o mesmo processo, selecione quais arquivos e/ou pastas que você deseja compactar, clique com o botão direito sobre, e selecione a opção comprimir, com o RAR instalado ele fornece a opção, onde é só dar o nome para o pacote e clicar confimar, um exemplo na imagem abaixo.

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #7 Online: 27 de MAR?O de 2010, 01:00 »
Polaco, quero saber como fazer isso pelo terminal, pelo modo gráfico é bem simples :)
Como falei acima, não está instalado o pacote unrar e mesmo assim tenho a opção já configurada pra descompactar arquivos .unrar com o botão direto do mouse, entendeu? Quero saber qual programa está fazendo o papel do unrar pra descompactar arquivos .rar
Ubuntu 18.04

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #8 Online: 27 de MAR?O de 2010, 18:19 »
Então, tenho apenas o rar instalado, o unrar e o 7z não estão instalados. Qual programa deve estar fazendo isso? Como faço pra saber?
Como faço para compactar com o rar?

Bem, o pacote rar substitui o unrar como eu disse lá em cima, para usar ele via terminal, a sintaxe é a mesma:

rar e nome_do_arquivo.rar

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline fabio_dantas82

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Descompactar .rar pelo terminal
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2010, 12:49 »
Rapaiz, eu fiz o seguinte passo;

tentei o comando unrar e disse que o pacote nao estava instalado entao instalei sudo apt-get install unrar unrar-free;
apos isso fiz como passaram no topico mas nao deu certo, vi uma lista de opção quando dei o comando unrar e tem uma opção "x" que descompactou tudo ficando assim;

unrar x nomedoarquivo.rar

segue a demonstração abaixo, espero ter ajudado!!!

fabio@fabio-desktop:~/Download/VCDBMB$ unrar x um.barzinho.um.violao.vol.4.therebels.jpennao.rar

UNRAR 3.90 beta 2 freeware      Copyright (c) 1993-2009 Alexander Roshal


Extracting from um.barzinho.um.violao.vol.4.therebels.jpennao.rar

Creating    Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4                 OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/AlbumArtSmall.jpg  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Folder.jpg      OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 01 - D'yer Mak'er.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 02 - Rock With You.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 03 - I've Got You Under My Skin.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 04 - Superwoman.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 05 - Corazón Partió.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 06 - Secret.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 07 - Hotel California.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 08 - Ne Me Quitte Pas.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 09 - Water To Drink.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 10 - Mother Nature's Son.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 11 - Oye Como Va.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 12 - Knockin' On Heaven's Door.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 13 - Um Vestido Y Un Amo.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4 - 14 - Playa Desnuda.mp3  OK
Extracting  Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4/Um Barzinho, Um Violão - 2004 - Volume 4.jpg  OK
All OK
F@b!O