Autor Tópico: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI  (Lida 14710 vezes)

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Online: 12 de Dezembro de 2010, 23:52 »
Boa noite a todos!
Talvez alguem tenha alguma sugestão de como resolver.
Tenho um notebook hp dv6 com placa de video ATI radeon 5600 1 Gb dedicado, instalei o drive da ATI atravez do menu sistema, Driver Adicionais, e a instalação foi de boa.
Notei que a aceleração esta habilitada ate habilitei ums efeitos do compiz, porem a saida HDMI, parece que não esta funcionando.
Conectei um TV na saida HDMI do notebook e a TV não aparece imagem.
Alguem sabe como proceder para o audio e video sair pela HDMI?
Desde ja agradeço

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2010, 02:07 »
Oi, eu tenho um dv5 e acontece algo parecido.
Até onde eu sei, o hdmi deveria ser plug-and-play, mas pra funcionar eu preciso reiniciar o notebook com o cabo já plugado na tv (e ela já ligada, obviamente).

Enfim, talvez haja um meio mais prático... mas em último caso tente esse.
Googling since 1999.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:08 »
qual a sua configuraçao?
Ubuntu Linux 10.10

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2010, 19:24 »
Agradeço ajuda de todos.
Bom eu chegei a testar ligando o notebook com a tv já plugada na HDMI, porem mesmo assim não aparece a imagem na TV.
O meu notebook e um hp pavilon dv6-3090 com placa de video dedicada de 1 G da ATI com tecnologia VISION, dei o comando lspci para listar, e listou 2 linhas como VGA.
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M880G [Mobility Radeon HD 4200]
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Redwood [Radeon HD 5600 Series] (rev ff)

Desde já agradeço

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2010, 09:00 »
leia (ate o fim) esse topico, é um caso muito parecido com o seu, talvez lhe ajude a resolver, qualquer duvida so postar.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74352.0.html
Ubuntu Linux 10.10

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2010, 20:13 »
Olá!
Desde já agradeço ajuda de todos.
Bom li o link acima, porem a situação aqui ta um pouco diferente.
Quando eu dou o comando lspci, eu vejo as 2 placas. porem quando eu dou o comando só aparece uma placa que e a 4200.
Abaixo segue o resultado dos comandos

sudo lspci
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M880G [Mobility Radeon HD 4200]
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Redwood [Radeon HD 5600 Series] (rev ff)

sudo aticonfig --list-adapters
* 0. 01:05.0 ATI Mobility Radeon HD 4200 Series

* - Default adapter


Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2010, 18:44 »
Olá!
Agradeço a ajuda de todos.
Bom utilizei o script vga_switcher.sh, porem tive que fazer uma adequação no mesmo na linha referente a placa de video 1 G
vganam=`lspci | grep VGA | grep Redwood | cut -c1-7`
Alterei para isto ai, pois o resultado do comando lspci foi este abaixo:
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M880G [Mobility Radeon HD 4200]
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Redwood [Radeon HD 5600 Series]

Não instalei os drivers da ATI, conforme informa no link acima, porem quando altero para a placa HD5600, ele altera, porem tenho uma perca de performance muito grande, e vejo que ate o cairo doc com a opção openGL, não funciona direto, os efeitos fica muito lento, tentei habilitar os efeitos gráficos não consigo habilitar.
Alguem tem alguma sugestão?
Agradeço

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2010, 17:19 »
ola gilmar...

é muito estranho que vc tenha perda de desempenho, vc nota alguma mudança que indique realmente que a placa foi mudada? a alteraçao no script que vc fez esta correta, deveria estar funcionando normalmente, aqui no meu notebook quando uso a placa on no monitor externo ele fica com a imagem tremulante, ao mudar pra off a imagem fica perfeita, consigo rodar todos os efeitos e qualquer placa (mesmo na on), uma cosas que vc pode tentar é instalar os drivers, talvez de certo por que quando digo pra nao instalar é por que esse tutorial foi criado para uma placa intel e outra ATI (e a intel nao funciona com o driver ati, obvio) mas com duas placas ATI é uma ideia tentar instalar os drivers e ver se o script ainda roda.

estranhamente, mesmo sem drivers, o desempenho na minha maquina é como se tivesse instalado, ou seja, sem nenhuma perda aparente.

por favor de o comando ls /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo e veja se esse diretorio existe, esta habilitado e se aparece o arquivo switch dentro dele quando vc da esse ls.
Ubuntu Linux 10.10

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2010, 22:10 »
Kriador agradeço sua ajuda.
Bom verifiquei e existe este arquivo chamado switch dentro de /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo e o conteudo dele esta abaixo:
0:+:Pwr:0000:01:05.0
1: :Pwr:0000:02:00.0

Tentei instalar os drivers da ATI, porem quando fui rodar o script vga_switcher.sh ele gera algums erros, já removendo o driver da ATI, não da erro e ele reinicia o gdm.


Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2010, 23:45 »
Ola!
Eu novamente, bom fiz o teste instalando o driver da ATI via Sistema -> Administração -> Drivers Adicionais, então rodo o script ai ele da as seguintes mensagens no terminal:
chown: impossível acessar `/sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch': Arquivo ou diretório não encontrado
debug/vgaswitcheroo/switch'cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado
cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado

Verifiquei e realmente não exite mais o diretório vgaswitcheroo depois que instalei o driver da ATI. Tentei criar o diretorio vgaswith dentro de /sys/kernel/debug, porem não consigo criar nem usando o sudo.

Agradeço novamente qualquer sugestão.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
é como eu pensava...
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2010, 11:38 »
realmente é como eu pensava, so da pra usar a troca de placas sem o driver instalado, mas o estranho mesmo é que nao funcione assim, pois é pra funcionar desse jeito, pelo menos tu testou se quando tu faz a mudança (mesmo com os problemas notados) ativa a HDMI? por que no post que indiquei a ativaçao aconteceu (alias, la o cara conseguiu tudo menos rodar na distro que ele queria, mas no 10.10 funciona bem)

que erro da quando vc tenta ativar os efeitos? nao ativa? da algum erro? como fica a qualidade sem o driver instalado na placa padrao (hd 4200)? ele ativa efeitos? da algum erro?

passa tua configuraçao completa so por desencargo
Ubuntu Linux 10.10

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2010, 22:19 »
Olá!
Bom fiz conforme você informou, removi o drivers da ATI, e usei o seu script para mudar a placa de rede. Quando mudei para a placa de video melhor no caso chamada de discreta pelo script, ele reiniciou o X e apareceu uma imagem toda maluca chuviscada colorida, bem parecida com uma imagem que vi aki no forum.
Então usei o programa ARandR para configurar a saida HDMI. Consegui gerar a imagem na TV, porem tive que desabilitar o LDVS para que a imagem aparece-se na TV com isto fiquei sem imagem no monitor do notebook.
Tambem notei que tive uma perca de performance e ate a imagem no monitor do notebook teve perca de qualidade.
Agradeço novamente.

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2010, 22:25 »
Segue abaixo configuração
Resultado do comando lspci
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologis Inc M880G [Mobility Radeon HD 4200]
02:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Redwood [Radeon HD 5600 Series] (rev ff)

Resultado do comando arquivo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
0:+:Pwr:0000:01:05.0
1: :Off:0000:02:00.0

Estou utilizando ubuntu 10.10 amd64 sem a instalação do driver da ATI, pois com ele nem ativa a HDMI.
A qualidade da placa de video radeon 4200 que penso que e a mais fraca, pelo menos e a default esta com qualidade muito boa,
mesmo sem o uso dos drivers da ATI.
Agradeço novamente.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:56 »
rapaz, isso é muito estranho... nao consigo pensar num motivo pelo qual a placa potente gera imagem pior do que a placa padrao, mas pelo menos vc conseguiu ativar a hdmi como eu ja esperava, a questao de perda de desempenho agente tem que analisar, mas pelos logs aparentemente esta tudo ok, vc consegue ativar os efeitos usando a placa padrao (hd 4200)? se nao, que mensagem de erro da?
Ubuntu Linux 10.10

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook HP Pavilon dv6 saida HDMI
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2010, 22:09 »
Olá!
Realmente muito estranho.
Bom a placa 4200 roda tranquilamente com os efeitos, ate estou usando o compiz com o recurso extra.
Uma outra pergunta, eu deveria conseguir imagem no notebook e na tela da TV correto? pois não consegui, se eu tentar deixar as imagems nos dos, a TV fica com a imagem toda maluca.
Agradeço novamente.