(...)
Já pensando em testes com kernel (eu vou me arriscar a fundir tudo aqui, kkkkk) não seria melhor eu usar a versão stable ao invés da testing, pra que a natureza de meus prováveis problemas se limitasse a coisas relacionadas com ele? E se eu instalo a testing e começo a ter problemas com bugs de outra natureza?
Outra coisa: andei lendo as coisas que o galactus anda fazendo com relação a isso no Ubuntu. Claro que ainda estou longe de entender 1/10 do que está sendo dito lá. Mas eu sempre fico com a impressão de que hoje em dia aquela dita "liberdade para experimentalismos" do Debian da qual ouvi falar parece ser a mesma no Ubuntu.
Ou seja, por qual sistema, nos dias de hoje, seria melhor iniciar o aprendizado de compilação de kernel: no Ubuntu ou no Debian?
Pois é
eaxgrande, tudo o que se ouve (lê) dizer sobre o Debian Testing ainda é o povoamento do mito: "
Linux é dificil, coisa e tal", pois ao contrário do que este mito diz, o Debian Testing é muito mais estável do que muita distro dita Stable, pacotes passaram pelo ramo sid (unstable) foram altamente testados e ai... blá, blá
Por prova estão ai muitas derivações do Debian Testing que tem estabilidade a toda prova, exemplos disso são: LMDE, (não me lembro de muitas) mas também o tupiniquim Epidemic Linux que com sua ferramenta de atualização eUpgrade está provando que uma rolling releases pode ter suas atualizações também pelo modo gráfico.
Sim, o Ubuntu pode muito bem ser usado para e por usuários "clique aqui, clique ali" quanto por usuários avançados podendo ser feito qualquer coisa feita no Debian nele, provando isso também: quando tenho tempo para me aventurar nesses devaneios de ser um usuário avançado, também faço minhas experiências no BigLinux 12.04 ou Linux Mint Maya os dois baseados no Ubuntu 12.04 LTS.
O meu caso de usar outras derivações do Ubuntu, Debian e derivações do Debian testing e sid é sempre tentar aumentar a gama de conhecimento que estas distros e suas particularidades tem a me oferecer.
Finalizando, percebi outro dia que mesmo já tendo um bom conhecimento "iniciante" em Linux, ainda não estou pronto para resolver bugs no Xfce, fico totalmente perdido, e o ambiente ainda tem muito a ser corrigido, apesar de estar muito bom.
T+