Autor Tópico: Duvida sobre a licença dos textos no forum  (Lida 3247 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Online: 10 de Dezembro de 2010, 00:35 »
Na pagina que explica as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0/topicseen.html



Diz que o conteudo postado esta sobre uma licença Creative Commons que pelo que entendi permite modificação.


No entanto se eu postar um texto de outro site com outras permissões ou licença como fica?


Não é permitido então por esta regra postar qualquer texto que não use a mesma licença Creative Commons?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2010, 06:21 »
Na pagina que explica as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0/topicseen.html

Certo!

Diz que o conteudo postado esta sobre uma licença Creative Commons que pelo que entendi permite modificação.

Permite modificações, desde que postado o link do texto original que conste o(s) nome(s) do(s) autor(es) da obra.

No entanto se eu postar um texto de outro site com outras permissões ou licença como fica?

Desde que permitido pelo autor da obra, não existem problemas.

Exemplo:

Na pagina x do livro Y editora xyz do ano 1884, Tiradentes diz que "zxgdfieyrufndd"
( para postar isto, é necessário permissão escrita do autor do livro. )

Não é permitido então por esta regra postar qualquer texto que não use a mesma licença Creative Commons?

Como visto é permitido, desde que citada a fonte e que contenha a permissão do autor ( Lei de direitos autorais do Brasil ) e regra do forum:

"Do uso de material alheio

6. O uso de material intelectual alheio deve ser feito com a indicação da fonte e/ou dos devidos créditos somente em casos autorizados pelo(s) autor(es) da obra."


Se alguém puder complementar também agradeço.

[]'s
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 06:24 por Tota »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2010, 15:58 »
Na pagina que explica as regras: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0/topicseen.html

Certo!

Diz que o conteudo postado esta sobre uma licença Creative Commons que pelo que entendi permite modificação.

Permite modificações, desde que postado o link do texto original que conste o(s) nome(s) do(s) autor(es) da obra.

No entanto se eu postar um texto de outro site com outras permissões ou licença como fica?

Desde que permitido pelo autor da obra, não existem problemas.

Exemplo:

Na pagina x do livro Y editora xyz do ano 1884, Tiradentes diz que "zxgdfieyrufndd"
( para postar isto, é necessário permissão escrita do autor do livro. )

Não é permitido então por esta regra postar qualquer texto que não use a mesma licença Creative Commons?

Como visto é permitido, desde que citada a fonte e que contenha a permissão do autor ( Lei de direitos autorais do Brasil ) e regra do forum:

"Do uso de material alheio

6. O uso de material intelectual alheio deve ser feito com a indicação da fonte e/ou dos devidos créditos somente em casos autorizados pelo(s) autor(es) da obra."


Se alguém puder complementar também agradeço.

[]'s

Você ta certo Tota... toda citação deve ser discriminada a autoria da mesma, se não se caracteriza plágio e segundo o Código Civil brasileiro, plágio é um crime punível de prisão (raríssimas vezes aconteceu isso) e multa (é o que mais acontece...!!!)

Só detalhe, não é necessário uma autorização por escrito do autor (a) da obra ou da editora, basta apenas citar a fonte por completo da obra, ou seja, se for um livro como você mostrou no seu exemplo basta dizer:

Nome do Autor (sobrenome primeiro, em maiúscula, seguido do nome completo), título da obra (em negrito e iniciais maiúsculas), Editora, local da publicação (Cidade, Estado, País, etc), ano e página onde foi tirada a citação...

Outro detalhe importante também, quando for fazer o comentário como sendo o autor falando, deve-se colocar a citação entre aspas, ou seja " ", para ficar claro que não é uma citação do quem está escrevendo mas sim de outra pessoa (no caso o autor da obra)...

Para maiores detalhes sobre citação pode-se consultar também as normas da ABNT, são amplas e em alguns casos bem complexas... mas nada que não se possa aprender com a prática...

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

P.S.: um resumo de que como se faz citação acessem o link: http://www.monografia.net/abnt/index.htm
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2010, 16:09 »
Minha duvida é que se eu coloco um texto que esta licenciado em uma licença que permite copiar, mais não modificar então o que eu devo fazer, já que o texto publicado pode ser modificado.



Quando um texto esta em dominio publico é obrigado a postar as fontes?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2010, 16:17 »
Minha duvida é que se eu coloco um texto que esta licenciado em uma licença que permite copiar, mais não modificar então o que eu devo fazer, já que o texto publicado pode ser modificado.



Quando um texto esta em dominio publico é obrigado a postar as fontes?

Vou responder como acadêmico agora e não como empresário...

Já fiz vários artigos e monografias e em todas se faz a citação de textos escritos, orais e coisas do tipo. Em todos, sem exceção é obrigatório citar a fonte, para quem quiser ter acesso ao original poder ter a referência.

No que você diz a respeito a "modificação" você precisará criar um texto novo (ou seja, com suas palavras) baseado no texto original, se não você cairá no que eu falei anteriormente de plágio.

O fato do texto ser ou não uma licença Creative Commons não traz prejuízos desde que citados a fonte(s) e/ou autor(es), corretamente
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2010, 16:27 »
Citar
Você ta certo Tota... toda citação deve ser discriminada a autoria da mesma, se não se caracteriza plágio e segundo o Código Civil brasileiro, plágio é um crime punível de prisão (raríssimas vezes aconteceu isso) e multa (é o que mais acontece...!!!)

Não. No brasil, a lei que regula a propriedade intelectual é a lei 9.610.
A lei que pune é o Código Penal (art 184).

Escrevi nesta semana um artigo sobre o assunto: http://glaydson.com/2010/12/pirataria-explicando-o-artigo-184-do-codigo-penal/

Citar
Só detalhe, não é necessário uma autorização por escrito do autor (a) da obra ou da editora, basta apenas citar a fonte por completo da obra, ou seja, se for um livro como você mostrou no seu exemplo basta dizer:

Pra trechos não é necessário. Para reprodução completa é necessário autorização do autor (art 46 da Lei 9610).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2010, 16:34 »

Pra trechos não é necessário. Para reprodução completa é necessário autorização do autor (art 46 da Lei 9610).

Como disse anteriormente, como acadêmico utilizo apenas segmentos de textos e nunca o texto completo, aí seria não pirataria ou plágio, mas preguiça mesmo... ;)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2010, 16:35 »
Minha duvida é que se eu coloco um texto que esta licenciado em uma licença que permite copiar, mais não modificar então o que eu devo fazer, já que o texto publicado pode ser modificado.

Quando isto acontece, o texto vem sempre acompanhado de um aviso sobre a proibição de modificação. Deve-se postar esta proibição.

Quando um texto esta em dominio publico é obrigado a postar as fontes?

Domínio público já diz tudo, mas é sempre elegante dizer de onde tirou.

Veja os textos do projeto Guttemberg, são todos de dominio publico, ma é bacana dizer qual a obra e de onde se tirou.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2010, 18:15 »
Simples, não copie um texto inteiro, cite com link e tudo que tem direito. Alem de ser o correto, é uma demostração de respeito pela obra. Quem permite a reprodução integral, normalmente pensa nos outros meios (apesar de não necessariamente, impor isso).

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre a licença dos textos no forum
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2010, 18:27 »
Simples, não copie um texto inteiro, cite com link e tudo que tem direito. Alem de ser o correto, é uma demostração de respeito pela obra. Quem permite a reprodução integral, normalmente pensa nos outros meios (apesar de não necessariamente, impor isso).

Pode ser também irtigor, uma alternativa para evitar problemas de qualquer tipo...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz