Autor Tópico: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!  (Lida 11455 vezes)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Online: 20 de Agosto de 2009, 16:43 »
Há alguns dias atrás fiz um artigo muito importante para qualquer utilizador, que consiste em aumentar a velocidade do Firefox. Artigo Orinigial:
http://ubuntued.info/2009/08/ponha-o-seu-firefox-mais-veloz.html

Citar
Enquanto navegava pela Internet, descobri, através do Ubuntu Blog, que o Firefox utiliza o Pango, uma biblioteca para disposição e renderização de texto internacionalizado. Ora, esta biblioteca reduz substancialmente a velocidade do Firefox, aliás, no Ubuntu Blog é referido que diminui a velocidade entre 30% e 40%. Através deste artigo, poderá saber como desactivar esta biblioteca aumentando a velocidade do Firefox.


Solução

A solução é muito simples e passa por adicionar uma linha de código a um ficheiro. Basicamente o utilizador apenas precisa de escrever o seguinte para abrir o ficheiro:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.bashrc

E basta copiar o seguinte para o final do ficheiro:

Citar
export MOZ_DISABLE_PANGO=1

Salve o ficheiro e reinicie o Firefox. Para ter a certeza que fecha completamente o Firefox, escreva no terminal:
Código: [Selecionar]
killall firefox

Solução super rápida

Abra o terminal e escreva:
Código: [Selecionar]
echo "export MOZ_DISABLE_PANGO=1" >> ~/.bashrc
De seguida reinicie o Firefox, fazendo o seguinte para fechá-lo completamente:
Código: [Selecionar]
killall firefox
« Última modificação: 20 de Agosto de 2009, 16:47 por Cláudio Novais »

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2009, 23:30 »
Muito boa dica Cláudio! Vou testar e é agora!   :)

Abraço!

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:01 »
eu fiz o que recomenda a dica, mas sinceramente não percebi mudança alguma na velocidade do Firefox.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:33 »
Continua a mesma porcaria de sempre. Porcaria pra mim aqui, porque eu não sei o que deu, o Firefox ficou SUPER LENTO. Já reiniciei as configurações, (re/des)instalei plugins, tudo. Tentei agora mais esta, e continua tudo na mesma lerdeza. É uma pena, porque adoro o Firefox... Mas tive que mudar pro Chromium, que, esse sim, é uma bala.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2009, 08:05 »
Continua a mesma porcaria de sempre. Porcaria pra mim aqui, porque eu não sei o que deu, o Firefox ficou SUPER LENTO. Já reiniciei as configurações, (re/des)instalei plugins, tudo. Tentei agora mais esta, e continua tudo na mesma lerdeza. É uma pena, porque adoro o Firefox... Mas tive que mudar pro Chromium, que, esse sim, é uma bala.

Eu não sei que versão você tá usando, mas no meu micro é menos de dois segundos pra abrir, tou usando o 3.5 no Karmic.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:17 »
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 12:21 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:09 »
Eu uso o Hardy Heron, e a versão do meu Firefox é a 3.0.1.

Offline mjpaula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:51 »
Acabei d fazer e pra mim melhorou um pouco, ele diminuiu umas flutuadas q estavam constantes.

Vlw,
MJ.
Firefox 3.0.13

Offline Ubiracy_Mafra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:43 »
Como estou usando a versão 3.5.2, que está bem rápida, fico em dúvida se vale a pena usar essas dicas.... acho vou deixar como está mesmo....
Windows 7 Home Premium / Ubuntu 14.04

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2009, 09:36 »
Como estou usando a versão 3.5.2, que está bem rápida, fico em dúvida se vale a pena usar essas dicas.... acho vou deixar como está mesmo....
Pode usar esta dica à vontade!
No caso de não gostar do resultado, basta ir ao mesmo ficheiro e tirar essa linha que adicionou.

Abraços

Offline wellemidio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2009, 21:03 »
Cara! Eu usei a dica e realmente o Firefox fica bem mais rápido mesmo!!! Valeu a dica!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2009, 10:09 »
Du piru essa dica, agora o Firefox fecha rapidex, antes fica um tempão até aparecer a janela de "software mal-comportado", heheheh, eu uso Debian e Firefox (e não Iceweasel) 3.5.2.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline dudu_fernandoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2009, 00:51 »
putz fico show em

valeu pelo tuto
GNU/LINUX Ubuntu 9.04 - Intel Core 2 Duo 3.0/Mobo Gigabyte GA-G31M-S2L/
4GB RAM Kingston 800Mhz/GeForce 9400GT 1Gb/HD 250Gb Samsung/
Monitor 19" Samsung

Offline genova

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como pôr o Firefox ainda mais veloz!
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2010, 00:49 »
Há alguns dias atrás fiz um artigo muito importante para qualquer utilizador, que consiste em aumentar a velocidade do Firefox. Artigo Orinigial:
http://ubuntued.info/2009/08/ponha-o-seu-firefox-mais-veloz.html

Citar
Enquanto navegava pela Internet, descobri, através do Ubuntu Blog, que o Firefox utiliza o Pango, uma biblioteca para disposição e renderização de texto internacionalizado. Ora, esta biblioteca reduz substancialmente a velocidade do Firefox, aliás, no Ubuntu Blog é referido que diminui a velocidade entre 30% e 40%. Através deste artigo, poderá saber como desactivar esta biblioteca aumentando a velocidade do Firefox.


Solução

A solução é muito simples e passa por adicionar uma linha de código a um ficheiro. Basicamente o utilizador apenas precisa de escrever o seguinte para abrir o ficheiro:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.bashrc

E basta copiar o seguinte para o final do ficheiro:

Citar
export MOZ_DISABLE_PANGO=1

Salve o ficheiro e reinicie o Firefox. Para ter a certeza que fecha completamente o Firefox, escreva no terminal:
Código: [Selecionar]
killall firefox

Solução super rápida

Abra o terminal e escreva:
Código: [Selecionar]
echo "export MOZ_DISABLE_PANGO=1" >> ~/.bashrc
De seguida reinicie o Firefox, fazendo o seguinte para fechá-lo completamente:
Código: [Selecionar]
killall firefox

legal sua dica!!!
outra coisa que devemos atentar é que alguns usuários reclamam de lentidão para abrir páginas, ou seja, após a solicitação de abrir uma página o firefox demora para começar a carregar a página, neste caso temos uma possível demora de servidor DNS, uma dica e que na minha opinião resolveu bastante esse meu problema, é utilizar opendns, é simples...vá no ícone de rede na barra, selecione com botão direito do mouse a opção configurações de gerenciamento de rede, selecione a aba correspondente a sua conexão com fio ou sem fio, selecione a conexão que aparece logo abaixo, clique em editar, selecione a aba endereço ip, em método selecione a opçao somente endereços automáticos dhcp se for ip dinâmico e logo abaixo coloque os ips separados por virgula dos dns, eu uso os ips 208.67.222.222, 208.67.220.220, lique em ok e pronto!!!...lembrando que para valer as alterações de dns deve-se desconectar e conetar novamente....espero ter ajudado.

abraços!!!