Autor Tópico: Opera agora é definitivamente Livre!!!!  (Lida 13894 vezes)

Diogo

  • Visitante
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2005, 10:36 »
Citar

isso nao eh verdade. o opera 8.5 renderiza melhor o CSS que o Firefox atual (axo q eh a 1.07). e a versão 9 vai ser o primeiro navegador do windows a não ter nenhum bug de CSS. vejam a pagina do acid2 test nos dois navegadores, para provar o que eu to dizendo: http://www.webstandards.org/act/acid2/


Mas é verdade! O Opera tem um bom suporte para CSS, suporta melhor alguns aspectos do que Firefox, mas o contrário também acontece.

Quanto a software sem bugs.... Acho que já deviamos todos ter aprendido um pouco mais sobre isso ao fim destes anos todos...

A mim o acid test, não diz muito. Como todos os testes, deve ser visto em perspectiva. Ainda bem que o Opera sai-se bem nesse teste, e como disse ele tem um bom suporte para os standards, mas ainda assim acho que o suporte do Firefox é superior, diz-me a minha experiência (desenvolvo sempre de forma a cumprir os standards), e algumas comparações que já vi. Nem o acid test é a verdade absoluta, nem a palavra de quem ganha a vida a vender esse mesmo software do qual estão a dizer bem.

Já agora convém não equecer que o CSS não é o único standard ;)


O suporte para CSS nos dois browsers é equilibrado, um tem uma coisa que o outro não tem e vice-versa. No entanto como na maior parte dos standards o gecko (motor de rendering do firefox), tende a não ter suporte para features mais incomuns, enquanto que o Opera suporta mais estas features incomuns, mas deixa para trás algumas das mais comuns ou então suporta-as mal.

E claro estou a falar de versões estáveis actuais e não a falar de futuras versões. Para essa prefiro esperar para ver.

Pena não encontrar na WWW nenhuma comparação actualizada...




Citar

bom, o grasemonkey também funciona no Opera, desde a versao 8. concordo q existe muitas features no firefox. o Opera tem grande potencial, soh q as coisas q sao feitas pra ele nao sao tao simples de instalar como no firefox... o Opera, desde a versao 8, possui o recurso User Script, q da um poder de fogo comparavel às extensões do FF... confesso q nunca usei, pois axei muito complicado. poderia ter um centro para download, como tem no FF.


GreaseMonkey é só um exemplo.Há carradas de outras extenções.




Citar


Bom, eu posso dizer com certeza absoluta que o Opera tem mais segurança q o FF, o Pessoal da Opera House se preocupa demais com isso. me lembro uma vez, lendo em um site de noticias, que tinha sido descoberto uma falha de segurança em todos os navegadores que possuiam o recurso de abas. na noticia também dizia q o unico navegador q consertou esse bug ate agora foi o Opera, na versao 8.02, q era por coincidencia, a versao q eu tava usando a alguns dias.



O numero de falhas que chegaram aos ouvidos do publico não é forma correcta de medir a segurança!!!
A segurança pode ser correctamente medida pela atitude.
A atitude da Mozilla Foundation é de disclosure, por isso a informação real sobre as falhas de segurança chega ao publico ao contrário do que acontece com a Opera e com a m$.
Sem teres acesso ao código fonte do Opera, sem teres acesso a uma fonte de informações como o bugzilla e sem teres a quantidade de pessoas a trabalhar sobre o código fonte que tens no Mozilla, não podes fazer uma comparação justa. Podes no entanto comparar a atitude. E em termos de atitude a Opera ao esconder a informação sobre os problemas de segurança em vez de a divulgar para que todos possam tomar as atitudes necessárias para se proteger, ao não ter uma página dedicada a segurança, entre outras coisas, é uma atitude que no minimo deixa muito a desejar.




Mas sim o Opera aparenta ser um excelente software. Não recomendo a utilização por ser proprietário, e as empresas de software proprietário não são de confiança, até por têm a lata de ao não publicarem o código fonte para todos poderem ver, estarem a pedir que confiemos neles e a confiança não se dá assim, tem que ser conquistada.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2005, 09:27 »
Complementando:
A Revista  PCWORLD deste mes vem com uma reportagem interessante sobre este topico.
Titulo: Navegue em boa companhia . Compara 5 browsers para saber qual deles oferece maior variedade de recursos, facilidade de uso e instalação.
Depois é dada uma nota final para cada browser.

IE6 = 8,6
Firefox 1.0.7 = 9,6
Opera 8,5 = 9,3
Netscape 8 = 8,0
Maxthon 1.5 = 9,0

Como vê, o firefox 1.0.7 se saiu vitorioso e ainda não era a versão 1,5 que será ainda melhor...
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2005, 09:31 »
tsc
o podre eh ver o IE 6 com 8.6
e o NS 8 com 8.0

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2005, 09:46 »
Citação de: "Marcus VBP"
tsc
o podre eh ver o IE 6 com 8.6
e o NS 8 com 8.0

O IE6 ganhou ponto no item facilidade de instalação pelo fato de já vir instalado no Windows e agregado ao leitor de e-mail, no caso o Outlook Express.
Segundo a revista, o seu dominio, passou recentemente de 93% para 88% enquanto o firefox subiu para 10%.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2005, 09:53 »
mesmo assim, tah alto, nao concorda?
o fato dele vir anexado ao windows eh um defeito, nao uma qualidade. não tem como tirar aquele troço.
a MS ja foi processada por isso, por não permitir a desinstalação do IE 6.

o Outlook eh outra coisa q realmente nao faço questão nenhuma de ter num pc com windows.