Autor Tópico: Opera agora é definitivamente Livre!!!!  (Lida 13890 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Online: 20 de Setembro de 2005, 11:39 »
A Opera Software anunciou hoje que o seu navegador internet, Opera, agora é gratuito. O navegador Opera, sem publicidade e com funções completas (entenda que nenhuma limitação está presente) daqui pra frente está gratuitamente disponível para download. Desta forma a Opera espera que inúmeros usuários sejam incentivados a instalar e a utilizar o seu navegador. O seu presidente estima que estes serão seduzidos pela rapidez, pela ergonomia e pelo nível de segurança do Opera. Destacamos que no momento o Opera está na sua versão 8.5.

http://www.opera.com/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2005, 13:01 »
Uau :shock: Que ótima notícia! Eu tinha desistido de instalar Opera no Ubuntu depois que formatei porque tinha perdido o código de registro. Além disso ele fica muito feio no GNOME, dizem que precisa usar esse comando pra abrir com o estilo do QT:
opera --style=default
ou então era esse, não lembro:
opera --style default
Mas aqui no GNOME parece não servir pra nada, porque fica feio igual... :roll:

Bom, mas voltando ao assunto... :oops: Com esse anúncio acho que volto a usar :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2005, 13:34 »
Citação de: "LaSSarD"
Uau :shock: Que ótima notícia! Eu tinha desistido de instalar Opera no Ubuntu depois que formatei porque tinha perdido o código de registro. Além disso ele fica muito feio no GNOME, dizem que precisa usar esse comando pra abrir com o estilo do QT:
opera --style=default
ou então era esse, não lembro:
opera --style default
Mas aqui no GNOME parece não servir pra nada, porque fica feio igual... :roll:

Bom, mas voltando ao assunto... :oops: Com esse anúncio acho que volto a usar :P


Por isso tu tinha perguntado do meu tema né? :)
Já baixei a versão 8.5. Mais tarde instalo pra ver como ficou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2005, 14:00 »
Citação de: "galactus"
Por isso tu tinha perguntado do meu tema né? :)


Exato, e eu não o achei em lugar nenhum na internet... Tiraram-no da seção de skins da página do Opera e no site do desenvolvedor não abre também =/

Atenção:
:arrow: Opera 8.5 for linux brakes on Ubuntu breezy
Esse pacote que o Opera reclama não está nos repositórios, mas pelo que entendi no tópico ele roda mesmo com esse erro na instalação O_O
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2005, 15:46 »
Tô postando do Opera no Breezy! :D
Finalmente melhoraram o visual daquele menu superior... A fonte tá meio grande, mas é fácil de alterar:
Tools > Preferences > Advanced > Fonts > Interface menus > [Choose]
Ali, escolha a fonte que você quiser (eu escolhi Bitstream Vera Sans) e defina o tamanho que melhor se adeqüar (11 pra mim é perfeito).

Só foi preciso instalar o libqt3-mt antes de instalar o Opera:
sudo apt-get install libqt3-mt
Deu alguns erros mesmo assim, mas tá rodando... :P
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

gleidson

  • Visitante
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2005, 16:00 »
Acho legal a notícia. Mas acharia melhor se, ao invéz de usarmos algo gratuito, usar algo livre e tentar, seja fazendo melhorias e enviando pros desenvolvedores, seja reportando erros.

Essa é o espírito do Software Livre. E gratuito nunca é sinônimo de livre.  :lol:

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2005, 18:30 »
Citação de: "gleidson"
Essa é o espírito do Software Livre. E gratuito nunca é sinônimo de livre.  :lol:


Concordo mas acontece que nem sempre o "livre" é "melhor" que o gratuito, e o Opera é um exemplo disto, um ótimo software grátis. Apesar de ser do Firefox é muito mais lento que o Opera. Então de vez em quando o Firefox me enche a paciência e vou navegar em outros "mares" com o Opera.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline glicodc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2005, 22:48 »
como o deixo em portugues?
**  Eu sou legal  ** To falando serio

Glicão com a bola toda com ubuntu ahauhau

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2005, 00:38 »
Citação de: "glicodc"
como o deixo em portugues?


Se você baixar o arquivo fonte, direto do site do Opera. e compilar para o seu sistema, boa parte dele será traduzido, mas não tudo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

gleidson

  • Visitante
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2005, 04:31 »
Citação de: "FaBMak"

Concordo mas acontece que nem sempre o "livre" é "melhor" que o gratuito, e o Opera é um exemplo disto...


Eu já acho melhor usar algo livre. Imagina só. O Opera "é o melhor", mas é gratuito. Daí o dia que a Opera resolver parar de produzí-lo... "adios Opera"! Quem "depende" dele e está acostumado, vai sentir um "back" no dia que acontecer isso.

Já com o livre. O dia que o mantenedor resolver parar, alguém assume e pronto. As coisas continuam como sempre continuaram. Por exemplo se a Mozilla decidir parar de "produzir" o Firefox, não teremos problema algum, já que  fonte está disponível pra quem quiser e pra quem tiver competência de continuá-lo.

Mas voltando ao assunto, melhor é tão relativo que nem vale a pena discutir isso. Pra mim melhor é ser livre. Ter o código disponível, mesmo eu não usando o código pra nada, nem pra olhar, acho melhor assim.

E viva a liberdade de Software!!! :mrgreen:

Diogo

  • Visitante
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2005, 07:37 »
Na lingua inglesa a palavra free, tem dois significados que na lingua Portuguesa são distintos (livre e gratuito). Como já foi dito, o Opera é gratuito, não é livre.

Para quem não conhecer ainda, eis a definição de Software Livre:
http://ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html


Citar

Concordo mas acontece que nem sempre o "livre" é "melhor" que o gratuito, e o Opera é um exemplo disto, um ótimo software grátis.


O Opera pode ser um bom software, mas não é o melhor.


Citar

Apesar de ser do Firefox é muito mais lento que o Opera. Então de vez em quando o Firefox me enche a paciência e vou navegar em outros "mares" com  ao Opera.


O Firefox, até pode ser ligeiramente mais lento que o Opera. Mas isso não faz do Opera melhor. O Firefox é na minha opinião muito superior ao Opera.
 * Cumpre melhor os standards da WWW (apesár de o Opera também ser bom neste aspecto);
 * O Firefox é mais que um browser, é uma verdadeira plataforma que suporta aplicações web a sério, graças a tecnologias como o XUL.
 * O Firefox é mais configurável;
 * É mais fácil configurar o Firefox;
 * O Firefox está disponível em mais sistemas operativos e arquitecturas;
 * O Firefox é rico em features, sem ter mais do que a maior parte dos utilizadores necessita, utilizando extenções para tudo o resto (e tem extenções com um poder incrivél como o GreaseMonkey);
 * A comunidade Firefox tem uma consciência sobre as questões de segurança (por exemplo não encontro uma página dedicada à segurança no site da Opera).
 * Depois ainda tem outras vantagens únicas que só existem quando um software é licenciado como Software Livre, como a liberdade de re-distribuição, de estudar e modificar o software adequando-o a necessidades especificas, a liberdade de contribuir com modificações, etc...






cumprimentos a todos!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2005, 08:04 »
Estou com voce Diogo. Eu diria, no minimo, que são equivalentes. Ora vantagem para um, ora vantagem para o outro.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2005, 09:05 »
soh algumas resalvas:

Citar
* Cumpre melhor os standards da WWW (apesár de o Opera também ser bom neste aspecto);


isso nao eh verdade. o opera 8.5 renderiza melhor o CSS que o Firefox atual (axo q eh a 1.07). e a versão 9 vai ser o primeiro navegador do windows a não ter nenhum bug de CSS. vejam a pagina do acid2 test nos dois navegadores, para provar o que eu to dizendo: http://www.webstandards.org/act/acid2/

Citar
* O Firefox é rico em features, sem ter mais do que a maior parte dos utilizadores necessita, utilizando extenções para tudo o resto (e tem extenções com um poder incrivél como o GreaseMonkey);


bom, o grasemonkey também funciona no Opera, desde a versao 8. concordo q existe muitas features no firefox. o Opera tem grande potencial, soh q as coisas q sao feitas pra ele nao sao tao simples de instalar como no firefox... o Opera, desde a versao 8, possui o recurso User Script, q da um poder de fogo comparavel às extensões do FF... confesso q nunca usei, pois axei muito complicado. poderia ter um centro para download, como tem no FF.

Citar
* A comunidade Firefox tem uma consciência sobre as questões de segurança (por exemplo não encontro uma página dedicada à segurança no site da Opera).


Bom, eu posso dizer com certeza absoluta que o Opera tem mais segurança q o FF, o Pessoal da Opera House se preocupa demais com isso. me lembro uma vez, lendo em um site de noticias, que tinha sido descoberto uma falha de segurança em todos os navegadores que possuiam o recurso de abas. na noticia também dizia q o unico navegador q consertou esse bug ate agora foi o Opera, na versao 8.02, q era por coincidencia, a versao q eu tava usando a alguns dias.

lembro também de uma noticia, dizendo q o Opera 7.21 (na verdade nao me lembro a versao) tinha seis falhas de seguranças, e que todas haviam sido concertadas na versao seguinte (7.54, mais uma vez nao tenho certeza), e q naquela epoca, nao havia nenhuma falha de segurança no navegador.

Citar
* Depois ainda tem outras vantagens únicas que só existem quando um software é licenciado como Software Livre, como a liberdade de re-distribuição, de estudar e modificar o software adequando-o a necessidades especificas, a liberdade de contribuir com modificações, etc...


concordo com vc. pra mim o ponto negativo entre o Opera e o FF eh o fato q o Opera não tem o codigo aberto.

usei muito tempo o FF, e gosto bastante dele, soh q depois q eu comecei a usar o Opera, nao consegui mais parar... fica tudo à mão, sem vc precisa baixar nada.

abraços.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2005, 09:35 »
Marcus, vc com seu avatar de fantasma da Ópera só podia defender o Opera. Ehh Ehh. Brincadeirinha.
Confesso que estou aprendendo bastante com esta discussão, mas ainda continuo com aquela opnião de que cada um tem suas vantagens e desvantagens em relação ao outro...
Parece que em numero de download o Opera continua perdendo para o Firefox. Verdade?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Opera agora é definitivamente Livre!!!!
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2005, 09:47 »
sim, mas eu nao vejo isso como uma disputa. bom, eh uma disputa, mas uma disputa que ambos os lados saem vitoriosos, eheheh.

o opera cresceu muito nos ultimos meses, mas ainda tem muito chão pela frente.

sobre vantagens e desvantagens de cada um, varia pra cada pessoa. por exemplo, eu adoro usar o Opera pra navegar, ler emails, usar o mirc. confesso q os programas especificos tem muito mais recursos, mas a maior vantagem eh a levesa desses recursos, que sao leves justamente pq sao simples. hehehe

agora quando eu estou desenvolvendo, geralmente eu uso o FF, por causa das extensões de desenvolvimento, o FF vira uma verdadeira ferramenta de desenvolvimento.