Autor Tópico: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release  (Lida 19980 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Online: 23 de Novembro de 2010, 23:30 »
Citar
Mark Shuttleworth disse à imprensa que o Ubuntu vai provavelmente se atualizar não mais semestralmente, mas sim, diariamente. Um passo desta natureza iria ajudar o Ubuntu a se dinamizar rapidamente com a crescente complexidade de hardware. Isto é verdadeiro pois o Ubuntu encontra-se em dispositivos móveis e smartphones.

Pois é essa novidade futura do ubuntu, pode ser lida - http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/11/ubuntu-sera-dinamico-assim-como-a-internet/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:52 »
Isto pode deixar o sistema menos estavel não?




E como vai criar uma iso todo dia não da muito trabalho?


Ou será que eu li a noticia é não comprendi corretamente?  :'(

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2010, 00:12 »
essa é a característica que acho mais interessante no arch, sera que o ubuntu vai se tornar uma espécie de debian+gentoo+arch ::)? so vai faltar ser "feito" para compilar de tudo (como o arch).
não me importaria com o volume de atualizações (seria como fazia no debian testing, atualizava uma vez por semana e olhe la). essa idéia muito me agrada, seria o fim daquela mania de formatar o pc a cada 6 meses, porem correndo o risco de se ter um problema mais grave a cada atualização :P.
sera que o ubuntu vai adotar dois modelos como o mint fez?

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2010, 01:07 »
Essa é uma notícia que me agrada.
Ter tudo sempre na versão mais nova, que, alias, era uma das coisas que me deixava meio encucado com as versões lts. Usar o firefox 3.6 não rola mais, já estou acostumadíssimo com o meu 4.08b (ppa!)
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2010, 02:35 »
Acabei de ler essa notícia em outro site.

A primeira coisa que eu pensei é que eles estariam fazendo isso apenas por fazer, pra serem diferentes.
Daí eu lembrei do archlinux e vi que poderia ser uma boa idéia.

Mas então logo em seguida pensei na questão da estabilidade: se em seis meses, com mais de 1 mês de testes, alguns pacotes ainda precisam de uns ajustes, como será quando os pacotes forem diários?

Espero que eles sejam cautelosos com isso e achem um meio termo.
Esse é o tipo de coisa que pode virar a maré do ubuntu.
Googling since 1999.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2010, 03:03 »
Eles mantendo uma versão LTS, pra mim tanto faz

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:19 »
Beleza pessoal !!!
Achei uma ótima idéia o Ubuntu disponibilizar uma versão Rolling-Release. Só acho interessante, como o amigo Kamei Hyoga disse, ter a disponibilidade de uma versão LTS lançada de 6 em 6 meses ou de ano em ano juntamente com a versão R-R.
Eu utilizo paralelamente com o Ubuntu 10.10 o AchLinux com KDE e posso dizer que as vezes (disse AS VEZES) meu sistema com o ArchLinux dá "zica" e tenho que recorrer ao LiveCD para recuperá-lo. Mas é sempre muito bom ter tudo o mais atual e estável possível, porque o fato do sistema ser Rolling-Release não implica necessariamente na aplicação de atualizações frenéticas e sem o mínimo de testes apenas para que se possa ter o sistema+programas mais atual e moderno possível.
Enfim... se isso se concretizar será uma mão na roda pra quem, assim como eu, acha um "SACO" ter que reinstalar o Ubuntu de 6 em 6 meses. rsrsrs
Forte abraço a todos !!!

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2010, 18:34 »
Beleza pessoal !!!
Achei uma ótima idéia o Ubuntu disponibilizar uma versão Rolling-Release. Só acho interessante, como o amigo Kamei Hyoga disse, ter a disponibilidade de uma versão LTS lançada de 6 em 6 meses ou de ano em ano juntamente com a versão R-R.
Eu utilizo paralelamente com o Ubuntu 10.10 o AchLinux com KDE e posso dizer que as vezes (disse AS VEZES) meu sistema com o ArchLinux dá "zica" e tenho que recorrer ao LiveCD para recuperá-lo. Mas é sempre muito bom ter tudo o mais atual e estável possível, porque o fato do sistema ser Rolling-Release não implica necessariamente na aplicação de atualizações frenéticas e sem o mínimo de testes apenas para que se possa ter o sistema+programas mais atual e moderno possível.
Enfim... se isso se concretizar será uma mão na roda pra quem, assim como eu, acha um "SACO" ter que reinstalar o Ubuntu de 6 em 6 meses. rsrsrs
Forte abraço a todos !!!

Oi pessoal do forum,

Concordo de que a ideia do Rolling-Release é uma boa e acredito que as atualizações vão vir aos poucos aos usuários. Elas serão somente para manter o sistema estável e seguro. Não acredito que essa ideia seja uma brincadeira dos administradores do Ubuntu, mas sim uma necessidade da própria distro de se manter viva entre os usuários, pois deve dar muito....muito trabalho soltar uma versão a cada 6 meses e acho que eles não tão dando conta da demanda. Bom...são apenas especulações!

vlw fwi, Viva 8)  
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 18:36 por Viva »
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2010, 19:07 »
apesar do debian testing e o arch serem rolling release, as atualizações tem um resultado bem diferente em ambos. no arch as vezes o sistema quebra, no debian quase sempre (geralmente até alguns meses após os pacotes serem movidos dos repositórios do sid), mas quando esta perto de ser lançado como estavel o sistema é quase uma rocha. se essa historia for verdade, o ubuntu vai se parecer muito mais com o arch do que com o debian.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2010, 19:28 »
E a turma que vivi no fórum pedindo versões mais espassadas vai dar xilique em 5, 4, 3... :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2010, 19:34 »
Estava lendo no OMG!Ubuntu! que foi desmentido.



fonte:  http://www.omgubuntu.co.uk/2010/11/ubuntu-is-not-changing-to-a-rolling-release/
Usuário Linux- 449417

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2010, 19:44 »
Como o amigo acima disse parece não ser "oficial".


Eu só gostaria que caso um dia seja assim que tenha então um repositorio para as versões Lts com a versão estavel dos softwares tipo o debian.



alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2010, 21:55 »
apesar do debian testing e o arch serem rolling release, as atualizações tem um resultado bem diferente em ambos. no arch as vezes o sistema quebra, no debian quase sempre (geralmente até alguns meses após os pacotes serem movidos dos repositórios do sid), mas quando esta perto de ser lançado como estavel o sistema é quase uma rocha. se essa historia for verdade, o ubuntu vai se parecer muito mais com o arch do que com o debian.

Usei por um bom tempo o ArchLinux instalado no meu HD de um PC Desktop e nunca tive problemas nas atualizações do tipo quebra do sistema, apenas pequenos problemas rapidamente resolvidos e tive a oportunidade de fazer várias atualizações nele que correspondiam as ISOs posteriores e sempre foi muito sólido . Hoje no notebook que tenho aqui só uso o Ubuntu instalado no HD, além do windows que veio com o notebook, e para me manter atualizado com o jeito arch de ser, hehehe, mantenho o mesmo virtualizado no Ubuntu e percebo, pode ser só impressão minha, que as atualizações ficaram mais sólidas do que antes.

Acho que quando se fala em atualizações diárias que o Ubuntu passaria a ter, ou seja, ser uma distro rolling release seria apenas uma forma exagerada de dizer que quando um aplicativo tiver uma versão mais nova, por exemplo, não será necessário ter de instalar a próxima versão do Ubuntu para ter aquele versão mais nova do aplicativo, não quer dizer que teria sempre atualizações diárias do sistema, nem no archlinux há isso todas às vezes, ou seja, tem dias que nada tem a se atualizar ou se tem são coisas simples nada que mude radicalmente o sistema operacional.

O grande problema de ser rolling release seria para o pessoal de conexão discada, pois quando tiver atualizações verdadeiras do sistema operacional em si, aí sim seriam muitos pacotes e na discada não dá. Por exemplo, no Arch às vezes tem a atualização do kde (uso ele com kde) aí tem mais de 300MBs para se baixar e na discada é dose ter de ficar baixando tudo isso.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:43 »
O grande problema de ser rolling release seria para o pessoal de conexão discada, pois quando tiver atualizações verdadeiras do sistema operacional em si, aí sim seriam muitos pacotes e na discada não dá. Por exemplo, no Arch às vezes tem a atualização do kde (uso ele
com kde) aí tem mais de 300MBs para se baixar e na discada é dose ter de ficar baixando tudo isso.
Dose??
Eu já usei discada um bom tempo e posso dizer que seria uma eternidade, seria como ver
falta 10.336 dias para acabar, hehehe

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu a caminho de ser distro rolling-release
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:44 »
Parece que não era  isso mesmo: http://andregondim.eti.br/?p=2525