Autor Tópico: servidor local para arquivos ubuntu 10.10  (Lida 7006 vezes)

Offline SIDARTA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Online: 21 de Novembro de 2010, 11:55 »
ola galera, to precisando de uma força de vocês.

Preciso estabelecer uma conexao de rede entre quatro maquinas, todas com ubuntu 10.10 sendo que:

tenho conexão adsl e um modem ja roteado.

2 computadores ligados por cabo
2 computadores ligados por rede wireless

1- como faço para criar uma rede "domestica" para compartilhamento de arquivos entre esses computadores, preciso instalar um servidor.
2- A internet ja funciona compartilhada em todas as maquinas pela conexao eth0.

 se puderem ajudar agradeço sou novo em linux e to com dificuldades de compartilhar arquivos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2010, 16:17 »
Vc pode fazer essa conexão por NFS, SSH ou Samba.

Apesar da conexão NFS ser a nativa do Linux, eu não a recomendo, por vários motivos.

Se você instalar/ativar o serviço SSH em suas máquinas, pode acessar os arquivos, a partir do gerenciador de arquivos, com o protocolo "fish://", passando o IP da máquina onde vc quer buscar o arquivo em questão.

Por fim, há o Samba. Ele foi criado para permitir que máquinas linux acessem a rede windows, mas você também pode usá-lo pra compartilhar entre máquinas linux.  Não vou discutir aqui os motivos (pelo menos não por enquanto), mas acho que é a melhor opção pra compartilhar arquivos, seja qual for o sistema operacional.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!