Autor Tópico: servidor local para arquivos ubuntu 10.10  (Lida 7006 vezes)

Offline SIDARTA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Online: 21 de Novembro de 2010, 11:55 »
ola galera, to precisando de uma força de vocês.

Preciso estabelecer uma conexao de rede entre quatro maquinas, todas com ubuntu 10.10 sendo que:

tenho conexão adsl e um modem ja roteado.

2 computadores ligados por cabo
2 computadores ligados por rede wireless

1- como faço para criar uma rede "domestica" para compartilhamento de arquivos entre esses computadores, preciso instalar um servidor.
2- A internet ja funciona compartilhada em todas as maquinas pela conexao eth0.

 se puderem ajudar agradeço sou novo em linux e to com dificuldades de compartilhar arquivos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2010, 16:17 »
Vc pode fazer essa conexão por NFS, SSH ou Samba.

Apesar da conexão NFS ser a nativa do Linux, eu não a recomendo, por vários motivos.

Se você instalar/ativar o serviço SSH em suas máquinas, pode acessar os arquivos, a partir do gerenciador de arquivos, com o protocolo "fish://", passando o IP da máquina onde vc quer buscar o arquivo em questão.

Por fim, há o Samba. Ele foi criado para permitir que máquinas linux acessem a rede windows, mas você também pode usá-lo pra compartilhar entre máquinas linux.  Não vou discutir aqui os motivos (pelo menos não por enquanto), mas acho que é a melhor opção pra compartilhar arquivos, seja qual for o sistema operacional.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SIDARTA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2010, 20:22 »
Amigo sinceramente não sei qual escolher, mas pelo que vejo a melhor opção seria o samba, haja vista, a possibilidade de colocar uma maquina com Windows. Pois apesar de hoje, eu ter nenhuma maquina com Windows não será impossível eu, algum dia, ter de compartilhar arquivos também com este sistema operacional. Se você puder dar uma dica de como instalar e configurar o samba fico grato

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2010, 02:13 »
O Ubuntu vem com o Samba parcialmente instalado, só o suficiente pra vc acessar arquivos compartilhados. Se vc quiser compartilhar arquivos em sua máquina, tem que instalar a parte que falta, instalando o pacote "samba".

sudo apt-get install samba

A configuração do samba fica no arquivo "/etc/samba/smb.conf". Vc pode fazer essa configuração editando esse arquivo, com um editor de textos. Há também um pacote chamado swat que permite que vc configure o samba em modo gráfico.

Há vários tutoriais sobre instalação e configuração do samba, acho que inclusive aqui mesmo no fórum.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline SIDARTA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:10 »
Vou dar uma pesquisada. ja instalei o pacote samba agora vou instalar o swat e tentar configurar se aparecer  duvidasposto ok

Offline fmertins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: servidor local para arquivos ubuntu 10.10
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2010, 10:52 »
Olá pessoal,

Estou com uma dúvida bem semelhante, por isso aproveitei a thread.

Atualmente tenho todos os meus arquivos e ambiente de desenvolvimento web no WindowsXP tudo localhost, OK. Instalei um Ubuntu Server e então preciso mover todos os arquivos da estação Windows para o Servidor.

Qual o melhor local (pasta) para eu gravar no Ubuntu, por exemplo todos os arquivos de projetos de clientes? Que seria minha atual pasta "Meus Documentos" no Windows.

Não tenho domínio Windows, apenas grupo de trabalho, e estou precisando usar o Samba para compartilhar esta pasta que vou criar, com a estação Windows, seria isto.

Muito obrigado!!
Fernando