Autor Tópico: Migração do Fórum  (Lida 12377 vezes)

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Migração do Fórum
« Online: 24 de Junho de 2006, 21:17 »
Comunicamos que no último final de semana do mês, dias 30/06, 01/07 e 02/07, iremos migrar o fórum de servidor, sistema e reorganizar as seções, com isso o fórum ficará fora do ar por algum tempo, provavelmente 2 ou 3 dias.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Read Only
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2006, 00:19 »
Aloha,


Para minimizar o impacto da migração, não poderia manter o fórum online mas num modo 'read only' onde ninguém grava novos dados,  ninguém cria novos posts ou edita informações enquanto o novo servidor é preparado.

Assim todos terão acesso ainda ao conteúdo do fórum para consulta.

Quando a nova localidade estiver pronta e funcional, o fórum poderia ser apontado para a nova localidade com a leitura/escrita de dados liberadas.

O que acham ?

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2006, 10:55 »
nao teve um "bunitao" ai que disse que o forum ia ser hospedado e oficializado pelo pessoal do Ubuntu? Cade? Até tiraram a bodega por isso, criaram um "aue" danado e até agora nada... Vao trocar de servidor? Entao, tudo akilo que o "dito cujo" lá disse era paia.... Novidade....
E ai?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Dúvidas e sugestões relevantes
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2006, 11:43 »
Muito boa a sua sugestão, membro KurtKraut! Mas você pode nos explicar de que modo ela pode ser aplicada? Há algum lugar na internet onde nós podemos aprender sobre e ajudar o Fórum a manter-se aberto?

Quanto a sua dúvida, membro Rock Roward, considerei relevante também! Foi nos dito que o fórum Ubuntu-PT-BR seria adotado pela Canonical, isto é, se tornaria mais um sítio oficial da distribuidora Linux.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Funcionamento
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2006, 11:50 »
Aloha,

Bem, eu não estou rodando nenhum phpBB no momento (sistema que este fórum utiliza) e não lembro precisamente se ele tem esse recurso, mas sendo o sistema de fórum mais popular existente, tenho quase certeza que ele possui.

Em algum lugar da administração ou  configuração do fórum deve haver uma opção de 'read only' (não necessariamente com esse nome). Ativando essa opção, nenhum dado será gravado no fórum como explicado, mas ele continuará acessível para consulta. Seria uma espécie de congelamento.

Se o read only não for habilitado e o fórum continuar aceitar gravação de dados, tudo que for gravado no fórum atual durante a transferência será perdido, por isso os administadores daqui optaram por deixar o fórum fora do ar nesse meio tempo, para evitar que alterações feitas DURANTE o processo de migração fossem perdidas.

Mas se conseguirem/puderem fazer o que sugeri, o fórum continuará acessível nesse período de transição, sem perda de dados na migração, sem inconcistência de dados etc. Acho importante pois a previsão é de que o processo leve DIAS e o fórum é uma fonte rica de informações para passar tanto tempo fora do ar.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2006, 12:50 »
Citação de: "Rock Roward"
nao teve um "bunitao" ai que disse que o forum ia ser hospedado e oficializado pelo pessoal do Ubuntu? Cade? Até tiraram a bodega por isso, criaram um "aue" danado e até agora nada... Vao trocar de servidor? Entao, tudo akilo que o "dito cujo" lá disse era paia.... Novidade....
E ai?


Incrível como um assunto que já foi encerrado ainda rende tanto!

Essa migração é exatamente para os servidores da Canonical!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2006, 14:00 »
Rock Roward

a finalidade da migração é exatamente para estarmos sob "asas oficiais"

pelo que entendi a bodega poderá voltar ou voltará com uma nova denominação e regras mais rígidas, tendo em vista o desvirtuamento que estava ocorrendo e o desrespeito de um membro para com outro quanto aos assuntos tratados

será Ubuntu-PT, tendo em vista atingir diversos países com o mesmo idioma

falou

Offline Rock Roward

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2006, 16:55 »
Citação de: "galactus"
Incrível como um assunto que já foi encerrado ainda rende tanto!

Essa migração é exatamente para os servidores da Canonical!


Acho que se tem que dar a noticia, tem que dar completa, né? Se for fazer, que faça direito.

O tempo passa e isso aki continua do mesmo jeito.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2006, 17:08 »
Rock Roward sem flame, quanto ao forum ficar em read only pode ser feito. Boa idéia e provavelmente sera aplicada
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
novo endereço?
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2006, 15:43 »
amigos, boa tarde.

a divulgação do novo endereço do fórum precederá a mudança?
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Migração do Fórum
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2006, 17:07 »
Citação de: "galactus"
Incrível Essa migração é exatamente para os servidores da Canonical!


Excelente noticia  :!:
A idéia do fórum ficar em read only também é muito boa.
Só uma coisa, com essa migração, nenhum tópico existente vai ser perdido né?

Offline malakl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://macaxeiradigital.blogspot.com
Migração do Fórum
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2006, 22:33 »
Gostei da sua sugestão Kurt, acho q deixar o forum ativo, a título de consulta sera um boa jogada na hora da migração assim ninguem fica "na mão" =). Gostaria de Parabenizar todos pelo excelente trabalho q esta sendo desenvolvido com o o forum

Abraços!

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo" Winston Churchill