Autor Tópico: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual  (Lida 6691 vezes)

Offline MWAdriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Online: 18 de Novembro de 2010, 21:03 »
Pessoal, instalei o Server 10.10 64 bits e instalei o GNOME para acessar a net e fazer algumas coisas.

Ocorre que esta maquina é um servidor e eu gostaria de deixá-la sem carregar o ambiente gráfico, para economia de memória e processamento. Gostaria de carregar o X apenas quando precisar ou quizer, através do comando startx, mas quando religar o servidor, gostaria que ele apenas entrasse no modo texto, ignorando o X.

Já revirei a net sobre isso, mas ninguém sabe como fazer no Ubuntu versão 10.

Alguém conhece a dica?

Grato.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2010, 22:18 »
Você está carregando o gdm, não? Remove, ai fica manual.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2010, 01:15 »
Você está carregando o gdm, não? Remove, ai fica manual.

Faz isso não...

Pesquisa por runlevel no Google que encontrará a maneira correta. Não posso ajudar agora porque não estou no Ubuntu para testar, mas no Slackware que é bem diferente.

Pelo que pesquisei no Ubuntu você pode editar este arquivo /etc/event.d/last-good-boot

Para escolher o runlevel correto, leia este artigo:
http://www.yeslinux.com.br/?p=132

ou a seção 10.5 deste outro link:
http://www.debian.org/doc/FAQ/ch-customizing.pt-br.html

Offline MWAdriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2010, 10:16 »
Bom, pessoal seguinte:

a pasta:
/etc/event.d
nem existe no Ubuntu Server 10.10 64 bit. Pelo menos no meu...rsrs..

o arquivo last-good-boot também não existe.

o arquivo /etc/inittab também não existe.

/etc/rc2.d/S13gdm também não existe.

quando executo o comando

sudo update-rc.d -f gdm remove

não dá erro nem mensagem alguma. Simplesmente não faz nada e o ambiente gráfico continua carregando ao iniciar o sistema.

Será que não tem uma forma de evitar que o X seja carregado automaticamente no Ubuntu Server 10.10? Teria que matar o processo após ele ser carregado? Seria uma gambiarra muito grande! E ter que instalar o server sem nunca instalar o X é ruim no meu caso. Eu queria ele ao menos pra iniciar quando precisar... Mais alguma dica?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2010, 11:26 »
Citar
quando executo o comando

sudo update-rc.d -f gdm remove

não dá erro nem mensagem alguma. Simplesmente não faz nada e o ambiente gráfico continua carregando ao iniciar o sistema.
Seria o jeito correto. Mas talvez não seja o gdm que esteja sendo carregado, já pensou nisso? Tente desabilitar também o kdm e o xdm.

sudo update-rc.d -f kdm remove
sudo update-rc.d -f gdm remove


Citar
o arquivo /etc/inittab também não existe.
O Ubuntu não usa mais o inittab.

Citar
Pesquisa por runlevel no Google que encontrará a maneira correta. Não posso ajudar agora porque não estou no Ubuntu para testar, mas no Slackware que é bem diferente.
Felix, eu também jurava que seria possível controlar assim, mas descobri que o Ubuntu faz o controle de forma diferente... o "runlevel" default do Ubuntu é o 2, quebrando o padrão da maioria das distribuições (que usam os runlevels 5 pra iniciar o modo gráfico, e 3 pra iniciar sem modo gráfico). Então quem inicia o modo gráfico é mesmo o *dm (gdm, kdm, xdm).

Outra coisa que pode estar acontecendo é que o modo gráfico pode estar sendo iniciado automaticamente antes do runlevel entrar. O Kurumin 7, por exemplo, fazia isso --- ele iniciava o kdm ainda durante a inicialização do modo "single" (rcS.d).

Citar
Será que não tem uma forma de evitar que o X seja carregado automaticamente no Ubuntu Server 10.10? Teria que matar o processo após ele ser carregado? Seria uma gambiarra muito grande! E ter que instalar o server sem nunca instalar o X é ruim no meu caso. Eu queria ele ao menos pra iniciar quando precisar... Mais alguma dica?
Também é gambiarra, mas...

1. Vc pode matar o serviço "*dm" depois dele iniciado, com o comando "sudo service *dm stop" (onde *dm é o serviço ativo, ou seja, gdm, kdm ou xdm).

2. Vc pode impedir o serviço de iniciar, tirando a permissão de execução do script dele.

sudo chmod -x /etc/init.d/[gkx]dm

Nesse caso, pra abrir a sessão gráfica, vc vai ter que se logar em modo texto, e usar o comando "startx". É aceitável, pra vc?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2010, 11:47 »
Faz isso não...
Em outras distros eu concordaria, mas no Ubuntu simplesmente não funciona. O fórum internacional está cheio desse tipo de reclamação "Mudei tudo mas o X está subindo", e normalmente o que salva a pátria é tirar o gerenciador do caminho.

Offline MWAdriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2010, 12:30 »
Citar
Seria o jeito correto. Mas talvez não seja o gdm que esteja sendo carregado, já pensou nisso? Tente desabilitar também o kdm e o xdm.

sudo update-rc.d -f kdm remove
sudo update-rc.d -f gdm remove
Pessoal, como estou usando o GNOME, acho que deve ser sempre o gdm a observar. Será que o kdm ou o xdm teria alguma coisa a ver?

Citar
2. Vc pode impedir o serviço de iniciar, tirando a permissão de execução do script dele.

sudo chmod -x /etc/init.d/[gkx]dm

Nesse caso, pra abrir a sessão gráfica, vc vai ter que se logar em modo texto, e usar o comando "startx". É aceitável, pra vc?
Iniciar com startx é exatamente o que quero!
Porém não consigo eliminar a permissão de execução do arquivo /etc/init.d/gdm

Quando eu executo o comando

sudo chmod -x /etc/init.d/gdm

ele funciona normalmente sem dar nenhuma mensagem, mas logo após o comando, quando dou um

ls /etc/init.d/gdm -l

ele ainda me lista o arquivo com as seguintes permissões:

lrwxrwxrwx 1 root root 21 2010-11-17 17:14 /etc/init.d/gdm -> /lib/init/upstart-job

Então, teria que tirar essas permissões? Mas como fazer isso então?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2010, 15:52 »
Citar
Será que o kdm ou o xdm teria alguma coisa a ver?
Se vc tiver instalado o KDE ou o XFCE, tem a ver, mesmo que vc use o Gnome.

Citar
quando eu executo o comando "sudo chmod -x /etc/init.d/gdm" ele funciona normalmente sem dar nenhuma mensagem...
É assim mesmo. Mas...

Citar
...mas logo após o comando, quando dou um "ls /etc/init.d/gdm -l"

ele ainda me lista o arquivo com as seguintes permissões:

lrwxrwxrwx 1 root root 21 2010-11-17 17:14 /etc/init.d/gdm -> /lib/init/upstart-job

Então, teria que tirar essas permissões? Mas como fazer isso então?
Ah... então é um "upstart job". Não mexa em mais nada aí, ou vai quebrar seu sistema. :-[

Faça um teste, por favor:

find /etc -name S\*gdm
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Deixar ambiente gráfico X com acionamento manual
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2010, 16:48 »
Sempre quis que o meu Ubuntu subisse em modo texto , antes quando o Ubuntu usava o inittab era algo muito facil , mas hj em dia ja tentei de varias formas , ja criei varios topicos aqui e nunca encontro a soluçao.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."