Autor Tópico: Journal ocupando muito espaço e erros no HD  (Lida 2246 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Online: 15 de Novembro de 2010, 18:36 »
olá

Aqui no meu PC tenho a partição raiz "/" e a partição /home

Muitos usuários aqui usam essa esquema. O problema é que meu HD já não é muito grande e o journal da partição /home está comendo 2.5GB do meu HD. Fora 1GB da partição raiz "/". Como faço para reduzir o journal para 1GB sem formatar? Não achei nada util no google.

ps: julgo eu ser o Journal. Uso o EXT4 sem nenhum tweak

Outro problema e esse bem mais grave é que com certa frenquencia anda aparecendo uma tela informando erros na partição raiz "/". Aperto "F" para o sistema tentar corrigir o erro. Ele reinicia e dai aparece o sistema de novo dizendo que a partição /home possuí erros. Sigo o mesmo procedimento e agora ele carrega o sistema normalmente. Essas telas aparecem antes do sistema ser carregado. A verificação e correção de erros não duram mais que alguns segundos. Tentei verificar por erros no HD via Live CD porém só achei um erro, e esse erro existe no HD à anos e nem esta no setor onde o sistema e a partição /home estão. Como corrijo esse problema? Já está fora do meu conhecimento sobre o sistema esse erro.

É "só" isso. Quem poder me ajudar eu agradeço.  ;)
« Última modificação: 15 de Novembro de 2010, 21:25 por Gunss »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:48 »
Citar
Muitos usuários aqui usam essa esquema. O problema é que meu HD já não é muito grande e o journal da partição /home está comendo 2.5GB do meu HD. Fora 1GB da partição raiz "/". Como faço para reduzir o journal para 1GB sem formatar? Não achei nada util no google.
Quem te disse isso? Ou melhor, como vc chegou a essa conclusão?

Citar
Outro problema e esse bem mais grave é que com certa frenquencia anda aparecendo uma tela informando erros na partição raiz "/". Aperto "F" para o sistema tentar corrigir o erro. Ele reinicia e dai aparece o sistema de novo dizendo que a partição /home possuí erros. Sigo o mesmo procedimento e agora ele carrega o sistema normalmente. Essas telas aparecem antes do sistema ser carregado. A verificação e correção de erros não duram mais que alguns segundos. Tentei verificar por erros no HD via Live CD porém só achei um erro, e esse erro existe no HD à anos e nem esta no setor onde o sistema e a partição /home estão. Como corrijo esse problema? Já está fora do meu conhecimento sobre o sistema esse erro.
Provavelmente seu HD está apresentando erros de S.M.A.R.T.

Experimente ativar essa verificação no setup do seu BIOS, pra confirmar isso. Se for isso, seu drive é muito bacana, está te avisando que vai pifar, qualquer hora dessas.
Em outras palavras, Solução: "Backup & Replace".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:16 »
Citar
Muitos usuários aqui usam essa esquema. O problema é que meu HD já não é muito grande e o journal da partição /home está comendo 2.5GB do meu HD. Fora 1GB da partição raiz "/". Como faço para reduzir o journal para 1GB sem formatar? Não achei nada util no google.
Quem te disse isso? Ou melhor, como vc chegou a essa conclusão?

Citar
Outro problema e esse bem mais grave é que com certa frenquencia anda aparecendo uma tela informando erros na partição raiz "/". Aperto "F" para o sistema tentar corrigir o erro. Ele reinicia e dai aparece o sistema de novo dizendo que a partição /home possuí erros. Sigo o mesmo procedimento e agora ele carrega o sistema normalmente. Essas telas aparecem antes do sistema ser carregado. A verificação e correção de erros não duram mais que alguns segundos. Tentei verificar por erros no HD via Live CD porém só achei um erro, e esse erro existe no HD à anos e nem esta no setor onde o sistema e a partição /home estão. Como corrijo esse problema? Já está fora do meu conhecimento sobre o sistema esse erro.
Provavelmente seu HD está apresentando erros de S.M.A.R.T.

Experimente ativar essa verificação no setup do seu BIOS, pra confirmar isso. Se for isso, seu drive é muito bacana, está te avisando que vai pifar, qualquer hora dessas.
Em outras palavras, Solução: "Backup & Replace".

Bem. A sua primeira pergunta foi sobre usuários usarem partições para sistema e home? muitos falam que usam. Só isso.

Uma imagem falam mais que mil palavras
http://img600.imageshack.us/img600/7899/capturadetelar.png
Imagem com 195,94KB. Usuário foi avisado tamanho da imagem, postou no tópico e não corrigiu. Editado.

viram? Acho que seja o journal comendo 2.5GiB da minha partição. E como viram não tenho tanto espaço assim no HD.

O outro problema. Bem o S.M.A.R.T esta ativo na BIOS da minha placa mãe, sempre esteve. O problema aparece no boot, logo após a tela do Grub. Você acha mesmo que o HD ta dando bye-bye?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 16:03 por clcampos »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:52 »
Citar
Bem. A sua primeira pergunta foi sobre usuários usarem partições para sistema e home? muitos falam que usam. Só isso.
Não, foi sobre de onde vc teve a informação de que o journal estaria ocupando espaço na sua partição. Escrevo isso antes de ver sua imagem em detalhes, assim que vê-la volto com mais alguma informação, se necessário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:53 »
Vc se refere à diferença entre "livre" e "disponível", não?
Isso não seria devido a fragmentação interna?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:57 »
Vc se refere à diferença entre "livre" e "disponível", não?
Isso não seria devido a fragmentação interna?

eu disse que ACHO.  :P

O "problema" é a diferença entre o livre e disponível. Essa diferença de 2.5GiB é devido a fragmentação interna? Se for, ela é bem grande, pois a partição possui apenas 48GiB, isso representa quase 5%. Em uma partição de 200GiB isso representa 10GiB, isso é espaço pra caramba pra se perder com fragmentação.

Não possui nenhum meio de diminuir essa fragmentação?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2010, 15:58 »
Citar
O outro problema. Bem o S.M.A.R.T esta ativo na BIOS da minha placa mãe, sempre esteve. O problema aparece no boot, logo após a tela do Grub. Você acha mesmo que o HD ta dando bye-bye?
Ele não está te dando aviso de erro de SMART, não? Logo no boot?
Se estiver, é como eu te disse, backup & replace. O erro de SMART é um aviso de que o HD tá indo pro saco. Ele vai, não tem escapatória --- a questão é só quando.

Agora, se o SMART estiver ativo, e não estiver dando erro de SMART, o motivo é outro, e nesse caso pode ser até procedimento de desligamento incorreto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2010, 16:01 »
eu disse que ACHO.  :P

O "problema" é a diferença entre o livre e disponível. Essa diferença de 2.5GiB é devido a fragmentação interna? Se for, ela é bem grande, pois a partição possui apenas 48GiB, isso representa quase 5%. Em uma partição de 200GiB isso representa 10GiB, isso é espaço pra caramba pra se perder com fragmentação.

Não possui nenhum meio de diminuir essa fragmentação?

5% é quase nada. A estimativa de fragmentação interna é 50% do tamanho do bloco, multiplicado pela quantidade de arquivos.

Se for mesmo fragmentação interna, não tem nada a se fazer. Mas eu mesmo não tenho certeza do problema ser mesmo fragmentação interna.
Agora se for Journal, também não tem o que ser feito, afinal o journal é parte dos sistemas ext3 e ext4. Eliminar o journal transforma seu sistema de arquivos de volta em ext2, é isso que vc quer?
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 16:07 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2010, 17:30 »
eu disse que ACHO.  :P

O "problema" é a diferença entre o livre e disponível. Essa diferença de 2.5GiB é devido a fragmentação interna? Se for, ela é bem grande, pois a partição possui apenas 48GiB, isso representa quase 5%. Em uma partição de 200GiB isso representa 10GiB, isso é espaço pra caramba pra se perder com fragmentação.

Não possui nenhum meio de diminuir essa fragmentação?

5% é quase nada. A estimativa de fragmentação interna é 50% do tamanho do bloco, multiplicado pela quantidade de arquivos.

Se for mesmo fragmentação interna, não tem nada a se fazer. Mas eu mesmo não tenho certeza do problema ser mesmo fragmentação interna.
Agora se for Journal, também não tem o que ser feito, afinal o journal é parte dos sistemas ext3 e ext4. Eliminar o journal transforma seu sistema de arquivos de volta em ext2, é isso que vc quer?

não, mas possui um modo de limita-lo. Se for fragmentação interna, é uma pena não poder fazer nada. Se for journal somente formatando. Acho que estou sem saída.

O erro quem da é o ubuntu no plymouth dizendo que foram encontrados erros na partição raiz e /home.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Journal ocupando muito espaço e erros no HD
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2010, 20:17 »
No meu hd de 1tb está assim: 931.51GB livres de 1TB!
Ele tá comendo 69GB!

Ainda bem que não tá fazendo falta.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...