Autor Tópico: Smartphone e Ubuntu  (Lida 35019 vezes)

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #30 Online: 08 de Dezembro de 2010, 13:29 »
Well done!!!! :D A dica #26 do Fatecano funcionou!  Voltei a ter acesso aos conteudos do iPhone (pastas, etc...) e o Ubuntu perguntou se queria abrir F-Spot (imagens) e Rhytmbox (musicas), enfim, voltou a montar o iPhone no desktop. Isto pra mim já uma grande ajuda pois posso acessar alguns conteudos. Eu espero que o pessoal que está trabalhando no iTunes para Linux continuem na batalha. Quanto à edição do arquivo sources.list tentei pelo G-Edit mas nada aconteceu (?), em todo caso pulei esta parte e segui adiante. Tem um video (meio ruinzinho mas dá para entender) que toca no assunto: http://www.youtube.com/watch?v=HmsnkD47JRE, também segui por ele e os arquivos libimobiledevice foram atualizados (talvez tenha ajudado também). A propósito, não tenho profundos conhecimentos de informática (sempre fui User!!!) desde os tempos do Fortran (essa é para os Dinos). Em 91 comprei meu primeiro PC - um Sistema700 da Prologica com processador 8MHz e 64 Kb de RAM. Trabalhava em MS-DOS em tela de 12" e depois do boot (com disquete de 5 1/4 - tinha 2 drives) dava para usar editor de texto (Wordstar) e planilha (DBase). Tem alguem mais velho que isso? Se vcs são Dinos do Jurássico então eu sou Trilobita do Cambriano, hahahaha.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #31 Online: 08 de Dezembro de 2010, 16:29 »
Tem alguem mais velho que isso? Se vcs são Dinos do Jurássico então eu sou Trilobita do Cambriano, hahahaha.

Pode se inscrever => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.0.html

[]'s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #32 Online: 08 de Dezembro de 2010, 17:20 »
....

Em 91 comprei meu primeiro PC - um Sistema700 da Prologica com processador 8MHz e 64 Kb de RAM. Trabalhava em MS-DOS em tela de 12" e depois do boot (com disquete de 5 1/4 - tinha 2 drives) dava para usar editor de texto (Wordstar) e planilha (DBase). Tem alguem mais velho que isso? Se vcs são Dinos do Jurássico então eu sou Trilobita do Cambriano, hahahaha.

Não sei sua idade não, mas isso ai de dar boot com disquete de 5 1/4" é até novinho, mas claro que te habilita assim mesmo a entrar na liga.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #33 Online: 08 de Dezembro de 2010, 21:19 »
Tota, acho que o link que você passou está errado.
Deve ser esse aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23158.msg128361.html#msg128361

Engraçado ... tópico de smartphone e vocês falando de coisas antigas, me fez lembrar da época dos primeiros celulares, telefones bem antigos que a gente tinha que girar uma "rodinha" cheia de números ao lado, os pagers, orelhões com fichas, etc.
Cheguei a brincar um pouquinho com isso tudo ai.

Hoje essa garotada no iOS, Android, Windows Phone, etc.
Discutindo mobilidade, portabilidade numérica, cloud computing, compatibilidade, Jailbreak ...

O tempo passa muito rápido!

Booom, voltando ao tópico ... que bom que deu certo ai e o seu iPhone está conversando bem com o Ubuntu.
Vou te pedir um favor, caso conheça algum aplicativo que tenha uma integração legal com o Linux, avise o pessoal aqui.


Abraço
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, 21:25 por fatecano »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #34 Online: 08 de Dezembro de 2010, 21:37 »
Não, o link está certo, é que ele começou com um titulo e desviou para a liga dos dinos.

Este que voce postou, pode ver que tem um link para o topico que postei.

Tota, acho que o link que você passou está errado.
Deve ser esse aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23158.msg128361.html#msg128361

Engraçado ... tópico de smartphone e vocês falando de coisas antigas, me fez lembrar da época dos primeiros celulares telefones bem antigos que a gente tinha que girar uma "rodinha" cheia de números ao lado...
Cheguei a pegar um pouquinho disso aqui.

Sim, telefones fixos em baquelite, pesavam uma tonelada e tinham o apelido de "macaco preto"

Meu primeiro celular comprei na Telesp no dia do lançamento da telefonia celular no Brasil, era um Ericsson usado a tiracolo, com bateria de uns dois quilos.

Depois um motorola pt500 com 4 baterias ( para durar o dia todo ), e voce pagava para fazer chamadas e pagava para receber chamadas....

Para saber se o cara é jurássico, basta perguntar se ele teve um mug, ou um anel brucutu. ( eu tive os dois, ehehe ) No colegial ( agora 2º grau ) eu usava regua de cálculo, depois vieram as calculadoras.


Estou testando a sincronização via evolution no iphone. Posto aqui o que der.

[]'s

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #35 Online: 08 de Dezembro de 2010, 22:03 »
Citar
Estou testando a sincronização via evolution no iphone. Posto aqui o que der.

Queria ver é o pessoal usar com o Thunderbird.
Acho um programa fantástico, mas cada dia que passa parece que existe menos suporte pra ele.
Até com um probleminha simples, não consigo uma dica.

Booom... imagino que o complemento Zimbra faça bem essa integração dos contatos entre Thunderbird <=> Google <=> Android / iOS.

Seria legal se alguém fizesse esse teste e depois contasse como foi.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, 22:13 por fatecano »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #36 Online: 09 de Dezembro de 2010, 09:25 »
Tem alguem mais velho que isso? Se vcs são Dinos do Jurássico então eu sou Trilobita do Cambriano, hahahaha.

Pode se inscrever => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.0.html

[]'s

Tota, se é pra abrir inscrições pro Jurassic Club, aí vai: o 1o. computador que vi foi um IBM 1130 da UFPR e na época o pessoal estava numa animação danada porque a memória havia dobrado de 4 KBytes para 8 KBytes (é K mesmo e não M, viu?). E a programação era em Fortran no cartão perfurado.

Ah, e no meu 2o. emprego, para uma empresa da Prefeitura de Curitiba, ajudei no desenvolvimento de um sistema que desativou um computador... programado a painel! Esse eu garanto que a imensa maioria nem tem ideia do que é!

Alguém aí ainda quer disputar alguma coisa? kkkkk

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #37 Online: 11 de Dezembro de 2010, 14:03 »
Só tem jurássicos aqui ... rsrs

Booom, fui comprar meu smartphone e nenhum modelo me agradou.
Então combinei de voltar hoje ou amanhã na loja e fazer uma encomenda.

Como fiquei na duvida entre alguns modelos, pedi sugestões nesses links:
http://groups.google.com/group/androidbrasil/browse_thread/thread/65e8db4e7eaa516e
http://br.groups.yahoo.com/group/mundosemfio/message/91202

Como já tenho como certo que estarei com o meu Android nos próximos dias, até aproveitei para dar uma olhada na "lojinha" Chrome Web Store, fora o Android Market Place, é claro!

Achei bem interessante esse complemento para o Chrome:
https://chrome.google.com/webstore/detail/oadboiipflhobonjjffjbfekfjcgkhco

Imaginem a cena ...
Você está lendo alguma notícia interessante no seu Chrome/Chromium no desktop e viu um número de telefone.
É só selecionar esse número e enviar para o Android através desse complemento.
Assim você faz a ligação por ele mesmo!  ;)

Ou entãooo ...
Vai sair de casa e pesquisou um endereço no Google Maps.
Para facilitar o acesso pelo smartphone no caminho, é só enviar o link dele por esse complemento.




Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2010, 17:43 »
Se você vai para o Android e está interessado em aplicações do Market, um aplicativo muito legal é o AppBrain. Ele te dá sugestões de aplicativos a nível mundial e específicos para o Brasil, mostra as mais populares, permite que você partilhe as aplicações que você baixou com seus amigos e uma carrada de outras facilidades.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #39 Online: 12 de Dezembro de 2010, 21:46 »
Valeu pela dica do AppBrain.
Ele foi citado também pelo pessoal da lista do Android:

Citar
O mais proximo disso que vc vai ter é usar o AppBrain, que sincroniza sua lista de aplicativos  instalados e quando vc troca de aparelho ou restaura as configurações originais dele , vc pode (re)instala-los (o AppBrain salva sua lista de aplicativos e vc pode reinstalar um por um novamente ) .

Vou instalar com certeza!

Comprei o Motorola Spice e vai chegar entre 3ª e 5ª feira.
Vídeo dele: http://www.youtube.com/watch?v=8GFFeF7B1PE

Citar
Booom... imagino que o complemento Zimbra faça bem essa integração dos contatos entre Thunderbird <=> Google <=> Android / iOS.

Aqui eu tive uma grande decepção!  :-\
O Thunderbird com esse complemento funciona bem sim, mas não faz o sync com a foto do contato e nem com o endereço.
Na verdade, com o endereço ele até faz!
Só que fica simplesmente horrível!

Se escrever o endereço pelo Gmail, ele nem aparece no Thunderbird.
Se escrever pelo Thunderbird, ele aparece desse jeito no Gmail:



É óbvio que nem adianta clicar (estando no Gmail ou Android e não no Thunderbird) para exibir o mapa no Google Maps que ele não irá reconhecer.

Eles pediram para o pessoal marcar a estrelinha nessa página para "apressar" o Google a tomar alguma atitude:
http://code.google.com/a/google.com/p/apps-api-issues/issues/detail?id=1002

Ficaria assim:



Seria legal fazer o mesmo para esse aqui:
http://code.google.com/p/gdata-issues/issues/detail?id=987

Vamos contar que a comunidade seja unida nisso também.
Sem querer ser chato, mas ja teve várias coisas que eu nem uso e fiz isso porque tem gente aqui no fórum que "pediu".  ;)

Citar
Estou testando a sincronização via evolution no iphone. Posto aqui o que der.

Funcionou bem?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, 23:32 por fatecano »

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #40 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:57 »
Bom pessoal, na minha opinião, se o cumpadi tá querendo um Android (nisso eu apoio ele) eu escolheria o Samsung i9000 Galaxy S.
Explico: o Milestone tem processador de 550MHz e o Nokia N8 de 680MHz. Numa época em que estão todos lançando smarts com processadores de 1GHz
eu não entendo lançar o que deveria ser o top de sua linha com processador menor. Mas se tu quiser esperar a Google com a Samsung estão a lançar o "Google Nexus S". Eu sou da teoria que é preferivel gastar mais um pouco num badulaque mais recente do que economizar agora e daqui uns meses querer trocar por outro melhor. (sites interessantes: www.tudocelular.com tem analise tecnica dos telefones / e o www.planetgeek.com de Portugal tem tudo de tecnologia , recomendo)
Bom, quanto ao iPhone o pessoal tá falando em sincronizar contatos, eu gostaria de saber fazer isto, o problema é que eu não tenho contatos para sincronizar (hahahah). O que eu consigo de conexão entre o Ubuntu e ele ainda é basico, nenhum tipo de negociação mais amigável ainda, mas eu acho que tem gente lá fora trabalhando para resolver isso. Se eu descobrir algo eu passo pra todos.
Abraço...
PS: Eu também andei usando maquina de perfurar cartão com Fortran... Se tu errava o cartão tava lascado,com um cartão por linha de comando tinha que revisar tudo para achar aquele errado e trocar!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #41 Online: 21 de Dezembro de 2010, 14:11 »
Meu Motorola Spice chegou e estou gostando bastante.

Quando espetei o USB no aparelho, ele logo perguntou se eu queria usar o Motorol PC Tools (Windows) ou Gerenciar o cartão de memória (aqui o Ubuntu 10.04 reconheceu na hora).

Tem uma opção que se chama Portal do telefone Motorola (gerencia conteúdo entre o PC e o aparelho) que não pode ser usada por USB no Ubuntu.
Ela funciona apenas por Wi-Fi para Linux e Mac.
Não tenho Wi-Fi aqui e não pude testar.

A integração com o Google é realmente muito simples.
O único problema que estou tendo até agora é a questão da sincronia de endereços e fotos dos contatos com o Thunderbird.

O complemento que indiquei para enviar os links do Chrome para ele não está disponível na minha versão do Android.
Está apenas a partir da 2.2 (Froyo).

Instalei o AVG Antivirus (scanner em tempo real para instalação de apps, cartão de memória, conexão ao PC e até SMS e e-mails) e quase todos os outros apps que falei no início do tópico.

Fora isso tudo, estou testando o 91Panda Firewall que está no Android Market.
Parece que ele bloqueia ligações de "chatos" baseados numa black list.
Isso deve servir para SMS também.
Se ele realmente fizer o que promete, então podemos criar perfis diferentes para cada ocasião.
Assim, seria possível filtrar quem nos liga ou manda torpedos.

Edit:

Citar
Tem até um programinha legal chamado android indicator. Ele fica no tray e avisa se vc tiver longe do cel se tocou, recebeu msg de texto e etc via Wireless

http://code.google.com/p/android-notifier/

Tem o BlueProximity na Central de Programas.
Ele promete travar/destravar o desktop a partir da distância que ficamos com o nosso celular dele.

Irei testar esses dois no Ubuntu e coloco aqui os resultados.

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 14:17 por fatecano »

Offline Bruno Balbi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #42 Online: 12 de Janeiro de 2011, 20:20 »
Bom, também tenho um motorola spice e aqui o ubuntu 10.10 não montou direito o cartão de memória, aparecia o ícone do motorola xt300, mas não era possível explorar o volume.
Achei o seguinte post no fórum da motorola:
https://supportforums.motorola.com/message/302306#302306
Segui o que foi dito e agora quando eu coloco para gerenciar o cartão de memória ele monta o volume certinho.


Offline Léo Pinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Tuquito 5 Pampa - Baseado no Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
    • Site Oficial do Vitória Futebol Clube
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #43 Online: 15 de Janeiro de 2011, 13:32 »
Pessoal,

Tenho o Samsung Galaxy S e não estou conseguindo transferir arquivos do computador para o celular e vice versa. Quando coloco o cabo de dados e escolho Armazenamento na tela do celular, deveria abrir o Nautilus do meu Ubuntu com a pasta referente ao celular, mas não aparece nada.

Alguém sabe como proceder?
Usuário GNU/Linux #478164

Offline Athosbr99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #44 Online: 15 de Janeiro de 2011, 23:09 »
O iPhone tem compatibilidade limitada com Ubuntu.
Tipo, você pode carregar (iPhone não usa tomada, é no notebook, a não ser que você use uma gambiarra esperta pra por na tomada) no Ubuntu e até sincronizar musicas, mas não pode instalar aplicativos ou fotos, porque isso é só no iTunes, que não roda no Ubuntu nem por Wine.
Caso você tenha uma Wi-Fi E/OU plano 3G, você pode baixar os aplicativos diretamente pro celular, daí resolve o problema.