Autor Tópico: Problemas com configuração de resolução 1024x600  (Lida 4608 vezes)

Offline Welligton_jr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Problemas com configuração de resolução 1024x600
« Online: 08 de Dezembro de 2009, 14:03 »
Pessoal

Minha mãe tem um netbook Proview pc81001, desses de baixo custo. Fui tentar instalar o Ubuntu netbook remix (Karmic) nele, mas quando entro com o live CD (no caso live USB) ele nao reconhece a resolução 1024x600, mostrando na verdade 1024x768, aí fica faltando um pedação da tela, tornando impossível instalar pois nao vejo os botoes de controle do instalaldor.

Passei cerca de 6hrs direto alternando entre este forum e google em busca de solução, ja criei vários xorg.conf, ja coloquei a tal linha Modes "1024x600" em tudo quanto é canto, sempre como foi indicado nos diversos tutoriais e nada. O máximo que acontecia era um sinal de redimensionamento da tela quando reiniciava o X, parecendo que tinha dado certo, mas no fim das contas ele voltava a exibir 1024x768. Isso me faz pensar que estou talvez configurando o xorg de maneira incorreta. Na verdade nunca obtive exito em configurar o xorg, por exemplo, em meu PC tenho um monitor LCD que pode funcionar em 1440x900 a 75Hz, mas o Karmic só me da a opção de utilizar 60Hz, ja tentei editar o xorg.conf nele tbm, ja adicionei as linhas que sempre são indicadas mas nada funciona, a resolução sempre permanece a mesma. Na versão anterior (9.04) isso nao era problema, a opção de 75Hz aparecia nas configuraçoes de video.

Alguem pode me dar uma luz? realmente queria tirar o Windows XP desse, fica mtoo ruim ja q ele tem recursos de hardware bem limitados e é incrivel como que o XP vai ficando pesado com o tempo...

PS.: Abrir o ubuntu pelo live CD (USB) nesse netbook é um inferno, fica o cúmulo da lerdeza.. espero que se instalado nao fique dessa forma tbm.




Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Problemas com configuração de resolução 1024x600
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 21:59 »
Como o chipset do vídeo deste netbook é um AMD Geode LX-800, andei garimpando a internet quase ao ponto de desistir novamente, quando me deparei de que existe um .DEB que ajusta o vídeo ao monitor. Acontece que baixei e rodei o arquivo e não vi resultado algum. Alguém mais experiente que eu se habilitaria a explicar o que deve ser feito depois de instalado?
O arquivo é xserver-xorg-video-geode e pode ser baixado no seguinte link do debian: http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/Debian/pool/main/x/xserver-xorg-video-geode/xserver-xorg-video-amd_2.11.7-1_i386.deb

Desde já, obrigado.

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Problemas com configuração de resolução 1024x600
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2010, 09:08 »