Autor Tópico: Interação do Kernel com serviços do sistema  (Lida 1091 vezes)

Offline nevesfsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Interação do Kernel com serviços do sistema
« Online: 09 de Novembro de 2010, 09:52 »
Olá pessoal, sou aluno de computação e o professor de sistemas operacionais pediu o seguinte trabalho: Um bloco de código do kernel interagindo com algum serviço como por exemplo: driver de dispositivo, gerenciamento de energia, sistema de arquivos, virtualização etc. Eu preciso explicar como funciona essa interação, alguém pode me ajudar? Qualquer referência será bem vinda, desde já agradeço a todos.

Att,
Luiz Carlos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Interação do Kernel com serviços do sistema
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2010, 10:59 »
Rapaz, complicadinho... o kernel do linux não é muito "acadêmico". Um kernel mais organizado, como o do Minix ou do Tropix facilitaria bastante sua vida.

Se vc vai mesmo ficar com o kernel do Linux, vai precisar entender o código fonte. :-[ Não todo, claro, acho que nem os programadores do kernel o entendem todo, no máximo a parte onde trabalham. Foque-se na parte dos "device drivers", é um sub-diretório dentro da árvore do código fonte.
Você consegue o código fonte do kernel corrente pro seu Ubuntu (vc deve usá-lo, uma vez que postou sua dúvida aqui) com o pacote "linux-source". É o código fonte do kernel, já com as alterações ("patches") do Ubuntu.

Se vc quiser o kernel sem modificações (também chamado de "vanilla"), vá em www.kernel.org. Lá também vai haver documentação sobre o kernel em si. Ah, no código fonte também tem muita documentação.

Boa sorte.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D