Acentos e cedilhas no Kubuntu 6.06 Dapper

Iniciado por Sevrale, 23 de Junho de 2006, 06:26

tópico anterior - próximo tópico

Sevrale

Ao ler arquivos .txt de outras partições, as palavras com acentos ou cedilhas não aparecem corretamente nos editores de textos, porém abrem corretamente com o AbiWord.
No texto de ícones de outras partições esses caracteres são substituídos por retângulos.
Tenho O Kurumin instalado em outra partição e lá isso não ocorre.
Já tentei diversos artifícios mas não resolvi o problema

Sevrale

Complementando a questão, informo que com o OpenOffice o texto sequer abre, emitindo uma msg de erro que faz referência a uma pasta (ícone) com caracteres estranhos.

raphabonelli

O problema com o OpenOffice é mais tranquilo... ele não consegue é localizar o arquivo por causa da discrepância na codificação dos caracteres especiais (acontece com caracteres com acentos tbém)... se vc corrigir o nome (simplesmente trocar o retângulo para o caracter correto) ele abre... apesar de que, se o arquivo estiver numa partição NTFS você terá de copiar para outro lugar antes de fazê-lo.

Eu não entendo a razão disto acontecer... provavelmente tem algo a ver com estes lances de UNICODE e outras coisas que eu não entendo muito bem. Mas já descobri que acertar estes caracteres, principalmente em nomes de diretórios, soluciona muitos problemas com arquivos que não abrem e gravação em CD (DVD).
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Sevrale

Mais informações sobre o problema, como subsídio para possíveis soluções:
Além do Kubuntu e Kurumin instalado no mesmo HD, tenho o Windows XP em uma das partições e observei que o problema relatado não ocorre entre o XP e o Kurumin, mas somente entre o Kubuntu e os dois sistemas.
As palavras digitadas (texto de editores e de ícones) no Kubuntu, com sinais e cedilhas, aparecem deturpados no Kurumin e no Windows (ao inicializar com ou outro sistema).
Resumindo: O problema, pois, é só no Kubuntu. Se não encontrar uma solução, só me resta voltar para o amigável Kurumin.

leonardotsr

Não me lembro qual o parâmero de montagem. Olha o fstab do kurumin e coloca no do Kubuntu

chuckao

O ubuntu e família utiliza a codificação UTF-8 e o kurumin, windows utiliza o ISO-8859-1. Sendo assim, caracteres com acentos em ISO apresentam problemas qdo utilizados em UTF-8.

Você pode montar a partição do windows como sendo ISO.

Edite o /etc/fstab e coloque o paramêtro:

iocharset=iso8859-1

Exemplo:

/dev/sda1       /media/data     vfat    defaults,umask=002,gid=1000,iocharset=iso8859-1 0

Agora se você quiser mudar toda a codificação do teu sistema ubuntu para utilizar sempre o ISO-8859-1, siga os passos apresentados aqui:

http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?t=5181&highlight=iso88591

abracos

Sevrale

Grato ao "chuckao" pela indicação do endereço abaixo, que é uma dica de Roger Lovato para mudança de toda a codificação do Kubuntu. Executei-a e logrei sucesso total.
Aproveito o ensejo e agradeço a todos os demais que, de uma forma ou outra, deram sua contribuiçaõ.

http://ubuntu.linuxval.ehb.cc/phpBB2/viewtopic.php?t=5181&highlight=iso88591