Autor Tópico: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10  (Lida 16838 vezes)

Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Online: 02 de Novembro de 2010, 10:44 »
Bom dia pessoal, sempre usei windows mais agora estou ansioso para usar o ubuntu só que para isso tenho que colocar minha internet via radio que usa o Railik RT61 turbo Wireless Lan Card para funcionar.

No windows xp eu uso essas confirigurações: IP: 10.30.40.90; mascara  255.0.0.0; SSID 013495501782; Chave de Rede 858123490539 Autenticação WPA-PSK;  Cliptográfia  TKIP e depois crio uma conexão de rede e coloco o usuário: antoniobrito e minha senha: 784512, no windows 7 não precisa de IP e Mascara é automatico, o resto é a mesma coisa.

No ubuntu 10.10 como sou leigo fui só na curiosidade e achei o seguinte caminho: Sistema → Preferencias → Conexões de Rede → Sem fio → adicionar, e preenchi os dados da seguinte forma:

Em Sem fio SSID: 013495352685
MODO: Infraextrutura
BSSID:

Em Configurações Ipv4
Endereço: 10.30.40.90
Máscara da rede: 255.0.0.0
Gateway: 0.0.0.0

Em Configuração Ipv6
Metodo: Ignorar

Em Segurança sem fio
Segurança: WPA & WPA2 Pessoal
Senha: 858123561238

E no final aparece a mensagem dizendo que está conectado a 013495352685 só que quando entro no mozila não tem conexão. 

OBS. No windows depois das configurações semelhantes às que fiz no ubuntu eu teria que depois criar uma conexão de rede e depois colocar meu nome de usuário: antoniobrito e minha senha: 784512 só que no ubuntu eu não achei onde faz isso e sem essa informação não funciona mesmo. Já tentei criar uma conexão  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70087.msg395263.html#msg395263 mais não deu certo.

libonati

  • Visitante
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2010, 11:36 »
.....confirigurações: IP: 10.30.40.90; mascara  255.0.0.0; SSID 013495501782; Chave de Rede 858123490539 Autenticação WPA-PSK;....
No ubuntu 10.10 como sou leigo fui só na curiosidade e achei o seguinte caminho: Sistema → Preferencias → Conexões de Rede → Sem fio → adicionar, e preenchi os dados da seguinte forma:

Em Sem fio SSID: 013495352685
MODO: Infraextrutura
BSSID:

Em Configurações Ipv4
Endereço: 10.30.40.90
Máscara da rede: 255.0.0.0
Gateway: 0.0.0.0

Em Configuração Ipv6
Metodo: Ignorar

Em Segurança sem fio
Segurança: WPA & WPA2 Pessoal
Senha: 858123561238

E no final aparece a mensagem dizendo que está conectado a 013495352685 só que quando entro no mozila não tem conexão. 

OBS. No windows depois das configurações semelhantes às que fiz no ubuntu eu teria que depois criar uma conexão de rede e depois colocar meu nome de usuário: antoniobrito e minha senha: 784512 só que no ubuntu eu não achei onde faz isso e sem essa informação não funciona mesmo. Já tentei criar uma conexão  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70087.msg395263.html#msg395263 mais não deu certo.

Olá chapeuveio. Alguns dados não estão batendo e estão destacados em vermelho para melhor identificar. Quanto ao gateway, veja o endereço no próprio windows.
Quanto a senha, considere a senha de rede para você poder ter acesso pelo ubuntu, ou seja, tem de ser a mesma senha que é acessado quando está usando o windows.

Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2010, 14:43 »
Ola, libonati quanto ao SSID: o correto é 013495352685, e Chave de Rede é 858123490539 foi na hora de digitar o tópico que fiz confusão mais estou digitando correto ao fazer a configuração do ubuntu e dei uma olhada no Gateway do windows e esta vazio, e tambem fui em no prompt de comando, e digitei ipconfig /all e o Gateway padrão que apareceu foi 0.0.0.0 e olhei tambem no programa do railink e aparece o mesmo gateway 0.0.0.0

E não consegui encontrar onde crio uma conexão para colocar o meu usuário: antoniobrito e minha senha: 784512

Desde ja agradeço

Offline Joe_Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:32 »
olá chapeuveio, tenta o seguinte:
assumindo que esteja tudo configurado certinho, vai em sistema>administração>ferramentas de rede>escolha seu dispositivo de rede e clique em configurar;
vai em sem fio>caso haja alguma, edite vai em segurançasem fio, ponha leap e preencha seu nome de usuário e senha; caso nao haja nenhuma, crie uma nova, preencha tudo certinho e continue a partir do passo segurança sem fio

qq duvida eh soh falar

responde ai se funcionar

Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:06 »
Ola Joe_Killer obrigado, fiz tudo como voce falou mais para selecionar o LEAP e colocar o nome de usuario e senha tenho que " desselecionar " o WPA & WPA2 Pessoal que tambem precisa de outra senha 8581235... mais mesmo assim testei e mensagem de rede desconectada apareceu no mesmo instante.

Acho que falta pouco para dar certo, a conexão da placa de rede da certinha e dizendo que está conectada. so falta algum lugar para colocar o usuario e senha pois como já disse sem isso o provedor não libera o acesso a internet.

veja na imagem a conexão esta pronta resta só autenticação.



Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2010, 22:18 »
Pois é Joe_Killer ta como na imagem acima está marcando com o conexão estabelecida mais só que não tem internet. Já tentei de diversas formas achar um lugar para colocar meu nome de usuario e senha e não consegui nada.

libonati

  • Visitante
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2010, 08:56 »
Comanda e posta para o fórum ver
route -n
iwconfig
ping -c 5 8.8.8.8
ping -c 5 google.com

Offline Wótila Carneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2010, 09:30 »
chapeuveio

Faz o seguinte. Agora que você conseguiu conectar-se ao seu ponto de acesso vai em Aplicativos>>>Acessórios>>>Terminal e entra como usuário root, em seguida você digita
Código: [Selecionar]
pppoeconf...e segue lá..é autoexplicativo.

Tinha essa sua mesma dúvida e consegui assim, o problema é que eu sempre tenho que mandar um comando para ativar a conexão, mesmo marcando para conectar-se automaticamente no boot, em tenho que digitar:
Código: [Selecionar]
pon dsl-provider para conectar.

Provavelmente vai sumir o ícone de rede lá na barra superior, para que ele volte, você terá que apagar tudo o que estiver em:
Código: [Selecionar]
/etc/network/interfaces
...que  o ícone reaparece. Tentaí.


...Agora, quando a questão de ter que conectar manualmente se alguem poder nos ajudar, seria ótimo
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 09:47 por Wótila Carneiro »
Ubuntu 10.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2010, 10:04 »
Não use o "pppoeconf" se não estiver diretamente conectado ao modem, ou se não usar conexão ADSL.

E não poste suas senhas de acesso no fórum!!! :o
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Wótila Carneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2010, 11:29 »
Mas foi a única maneira que eu encontrei para configurar minha conexão wireless...e funcionou.

O único problema foi o comentando aqui: o sumiço do ícone de rede e tem que digitar pon dsl-provider para conectar.

Ubuntu 10.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2010, 14:20 »
Vc deu sorte de estar recebendo a conexão ADSL sem ter um roteador no meio do caminho. Pode não ser o caso de outros colegas, no entanto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Joe_Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2010, 02:50 »
olá chapeuveio;

você tem um modem? ou a conexão é feita direto pela antena do radio?
caso seja modem entra no site do seu provedor e ve se existe um discador para linux la
caso nao exista, você pode tentar configurar seu MODEM em modo router, que ele vai continuar a funcionar com outros routers no caminho normalmente, e ele vai fazer a discagem sozinho, fiz assim ontem na casa de um cliente e funcionou.
caso nao saiba configurar seu modem é só dar uma googleada por ai que você acha vários tutoriais ensinando

se for direto pela antena, tenta digitar seu gateway na barra de indereços do seu navegador para ver o que aparece, ok?
posta ai o resultado...

amigo Wótila Carneiro;

para "automatizar" você pode abrir o editor de texto que você usa e digitar [sudo pon dsl-provider] sem as chaves, salvar com um nome qualquer.sn, entrar nas propiedades do arquivo e procurar pela opção de autorizar ele a rodar como programa, ou algo parecido, é que deu pau aqui na hora de configurar o dual boot e eu to instalando o ubuntu dinovo ¬¬, ai na hora que você ligar o pc, é so clicar nele com o botao direito nesse arquivo e rodalo no terminal, talvez pessa sua senha, você vai digitar mas ela não vai aparecer, é assim mesmo... se nao funcionar da primeira vez que você executar esse "programa", é só rodar dinovo.
se funcionar avisa ai...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 02:52 por Joe_Killer »

Offline Wótila Carneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2010, 14:13 »
joe_killer
...vou testar e postarei o resultado aqui.
...mas só sexta ou sábado...trabalhando duro!!! :-\
Ubuntu 10.04

Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2010, 15:29 »
Libonati, segue os resultados dos comandos,
route -n
iwconfig
ping -c 5 8.8.8.8
ping -c 5 google.com
 
adelson@adelson-ubuntu:~$ route -n
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
169.254.0.0     0.0.0.0         255.255.0.0     U     1000   0        0 wlan0
10.0.0.0        0.0.0.0         255.0.0.0       U     2      0        0 wlan0
adelson@adelson-ubuntu:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.
 
eth0      no wireless extensions.
 
wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:"013495501782"   
          Mode:Managed  Frequency:2.412 GHz  Access Point: 00:0C:42:1F:21:C7   
          Bit Rate=48 Mb/s   Tx-Power=15 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=60/70  Signal level=-50 dBm   
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0
 
adelson@adelson-ubuntu:~$ ping -c 5 8.8.8.8
connect: Network is unreachable
adelson@adelson-ubuntu:~$ ping -c 5 google.com
ping: unknown host google.com
adelson@adelson-ubuntu:~$ ^C
adelson@adelson-ubuntu:~$ 

Offline chapeuveio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Configurar Internet Via Rádio no Ubuntu 10.10
« Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2010, 15:42 »
Joe_Killer , minha internet é com uma antena em cima da casa e a empresa que fornece a internet instalou uma placa no meu computador.

E tembem tentei tambem usar o  gateway na barra de endereços do  navegador  mais não deu certo,